MARANHENSIDADE: reflexos sobre o documento curricular do território maranhense

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio, Cultural, Maranhensidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o termo maranhensidade presente nos conceitos e fundamentos da proposta curricular do território maranhense. Para isso, dialoga-se com as ideias sobre patrimônio material e imaterial, bem como com o conceito do termo maranhensidade e sua ligação na construção identitária do cidadão maranhense. Trata-se de um estudo bibliográfico que tem como fontes principais os estudos sobre o patrimônio material e imaterial, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) de 2019. Pela análise, entende-se que o termo surgiu no Governo do então Governador Jackson Lago, como uma marca publicitária de um programa de governo, para caracterizar a identidade do povo maranhense, mas, com as mudanças políticas e de governo no estado, o termo fora esquecido, retornando agora, de forma institucional, já que é a palavra condutora das ações pedagógicas a serem desenvolvidas nas escolas de todo território maranhense. Em que pese a abrangência do termo maranhensidade, definido como o jeito de ser do povo do estado do Maranhão, ressalta-se que, em cada município, as especificidades locais serão acrescidas na proposta do currículo maranhense, coadunando para a construção da identidade cultural do estado.

Palavras-chave:  Patrimônio. Cultural. Maranhensidade.

MARANHENSIDADE: the impacts of the curricular document of the maranhese territory

Abstract

This article aims to discuss the term maranhensidade present in the concepts and foundations of the curricular proposal of Maranhão territory. Therefore, it has discussed with ideas about material and immaterial heritage, as the maranhesidade term and its connection in the construction of identity of maranhese citizen. This is a bibliographic study whose main sources are the studies on material and immaterial heritage, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) of 2018 and the Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) of 2019. According the research, it is understood that the term appeared in the Government of the Governor Jackson Lago, as an advertising of a government program to characterize the identity of people from Maranhão, but, with the political and government changes in the state, the term had been forgotten, returning now, institutionally, since it is the driving word of the pedagogical actions to be developed in schools throughout Maranhão. With regard to the scope of the term maranhesidade, defined as people's way of being from the state of Maranhão, it stands out that, in each municipality, local specificities will be added in the proposal of the maranhense curriculum, contributing to the construction of the cultural identity of the state.

Keywords:  Heritage. Cultural. Maranhesidade.

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Biografia do Autor

Cleres Carvalho do Nascimento Silva

Doutoranda em História pela UNISINOS. Coordenadora da Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz/MA. Docente da Educação Básica da Rede Estadual do Maranhão. Docente do curso de Pedagogia da Facimp/Wyden.

Scarlat Carvalho do Nascimento Silva

Advogada. Mestranda em Ciências Ambientais. Especialista em Docência do Ensino Superior. Assessora Jurídica na Prefeitura Municipal de Imperatriz/MA.

Jónata Ferreira de Moura

Doutor em Educação pela USF. Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia.

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Publicado

2020-05-31

Como Citar

SILVA, Cleres Carvalho do Nascimento; SILVA, Scarlat Carvalho do Nascimento; MOURA, Jónata Ferreira de.
MARANHENSIDADE: reflexos sobre o documento curricular do território maranhense
. Revista Humanidades & Educação, p. 5–18, 31 Mai 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos