Configuração e dinâmica das mídias sobre crimes reais: história, discurso e estética

Autores

Palavras-chave:

True crime, Midiatização do crime, Transgressão social

Resumo

Este estudo aborda a ascensão contemporânea do gênero jornalístico-literário dos crimes reais, contextualizando-o a partir de discussões sobre o contrato social e do papel da mídia na representação da transgressão. O objetivo é analisar criticamente a emergência do gênero no Brasil, compreendendo  suas convenções estético-narrativas, a evolução de seus formatos e a influência sobre as percepções públicas de crime, justiça e vitimização. Metodologicamente, emprega-se a revisão narrativa de literatura. A pesquisa sugere que o true crime, independentemente de suas múltiplas apresentações, é caracterizado pela mescla de elementos factuais e ficcionais, com o que se espetacularizam, em algum nível, a violação, a violência e o mal. Conclui-se que, no Brasil, produções recentes têm se esforçado para superar o sensacionalismo e promover debates críticos sobre falhas institucionais e problemas estruturais relacionados à gestão do desvio e do crime. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Nunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestre e doutorando em Estudos Linguísticos pela UFMG. Especialista em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais pela UFVJM, e em Retórica e Análise do Discurso em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Araraquara. Psicólogo pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Profissional técnico-administrativo no CEFET-MG. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3054450943770058. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0784-1921. E-mail: fabio.nunes.fln@cefetmg.br

Gustavo Luís de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Bacharel em Letras: Tecnologias de Edição pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Mestrando em Estudos de Linguagens pela mesma instituição. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: gustavoolcefet@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8709-6452.

Referências

AGUILERA EGUÍA, R. ¿Revisión sistemática, revisión narrativa o metaanálisis?. Revista de la Sociedad Española del Dolor, Madrid (Espanha), v. 21, n. 6, p. 359-360, 2014.

BIRESSI, A. Crime, fear and the law in true crime stories. Basingstoke (Reino Unido): Palgrave Macmillan, 2001.

BROWDER, L. True crime. In: NICKERSON, C. R. (ed.). The Cambridge companion to American crime fiction. Cambridge (Reino Unido): Cambridge University Press, 2010. p. 121-133.

BRUM, B. D. I. Crime em quadro: a estética true crime e sua chegada ao Brasil com o caso Evandro (2018). Divers@: Revista Eletrônica Interdisciplinar, Matinhos (PR), v. 16, n. 1, p. 207-227, 2023.

BUCKLER, K.; SALINAS, P. R. Mass media and crime and justice. In: MILLER, J. M. (ed.). 21st century criminology: a reference handbook. Los Angeles (Estados Unidos da América): SAGE Publications, 2009. p. 711-719.

CARRASCO-CONDE, A. Decir el mal: la destrucción del nosotros. Barcelona (Espanha): Galaxia Gutenberg, 2021.

COLAB PUC MINAS. Fenômeno, produção e ética: desvendando o gênero true crime. Belo Horizonte: Colab PUC Minas, 30 maio 2023. Disponível em: https://colab.pucminas.br/fenomeno-producao-e-etica-desvendando-o-genero-true-crime/. Acesso em: 21 jul. 2025.

COSTA, K. K. R. Direito ao esquecimento e o alcance dos true crimes brasileiros. Revista Eletrônica do Ministério Público do Estado do Piauí, [s. l.], ano 1, n. 2, p. 1-20, 2021.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. 4. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003.

FARIA, I. A. Criminologia midiática e a influência da mídia na sociedade. RJLB: Revista Jurídica Luso-Brasileira, [s. l.], ano 7, n. 1, p. 641-660, 2021.

FERNANDES, J. M. B.; VIEIRA, L. T.; CASTELHANO, M. V. C. Revisão narrativa enquanto metodologia científica significativa: reflexões técnicas-formativas. REDES: Revista Educacional da Sucesso, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 1-8, 2023.

FERRELL, J. Cultural criminology. In: MILLER, J. M. (ed.). 21st century criminology: a reference handbook. Los Angeles (Estados Unidos da América): SAGE Publications, 2009. p. 219-227.

FONTOURA, M. B.; HELICH, T.; FIGUEIREDO, V. L. F. Os realismos do true crime: estratégias narrativas dos episódios-piloto da série ficcional (HBO) e da série documental (Netflix) The staircase. RuMoRes, [s. l.], v. 17, n. 34, p. 77-94, 2023.

FORTICH MESA, N. Revisión sistemática o revisión narrativa?. Ciencia y Salud Virtual, Cartagena (Colômbia), v. 5, n. 1, p. 1-4, 2013.

FRANKS, A. The curious case of true crime narratives: an introduction. Law and Humanities, Oxford (Reino Unido), v. 10, n. 2, p. 235-248, 2016.

FRIEDRICHS, D. O. Critical criminology. In: MILLER, J. M. (ed.). 21st century criminology: a reference handbook. Los Angeles (Estados Unidos da América): SAGE Publications, 2009. p. 210-218.

GARRIDO, V. True crime: la fascinación del mal. Barcelona (Espanha): Ariel, 2021.

GREER, C.; REINER, R. Mediated mayhem: media, crime, criminal justice. In: MAGUIRE, M.; MORGAN, R.; REINER, R. (ed.). The Oxford handbook of criminology. 5. ed. Oxford (Reino Unido): Oxford University Press, 2012. p. 245-278.

HAYWARD, K.; YOUNG, J. Cultural criminology. In: MAGUIRE, M.; MORGAN, R.; REINER, R. (ed.). The Oxford handbook of criminology. 5. ed. Oxford (Reino Unido): Oxford University Press, 2012. p. 113-137.

HENRY, S. Social construction of crime. In: MILLER, J. M. (ed.). 21st century criminology: a reference handbook. Los Angeles (Estados Unidos da América): SAGE Publications, 2009. p. 296-304.

HOUGH, M.; ROBERTS, J. V. Public opinion, crime, and criminal justice. In: MAGUIRE, M.; MORGAN, R.; REINER, R. (ed.). The Oxford handbook of criminology. 5. ed. Oxford (Reino Unido): Oxford University Press, 2012. p. 279-302.

IÁÑEZ PICAZO, J. ¿Basado en hechos reales? Hacia una cultura pop del crimen. CRATER. Arte e Historia, Sevilla (Espanha), n. 1, p. 20-35, 2021.

JÁUREGUI, C.; VIANA, L. A análise psicológica no true crime: um estudo dos podcasts Modus Operandi e Assassinos em Série. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo (SP), n. 4, p. 27-46, 2022a.

JÁUREGUI, C.; VIANA, L. Relatos sonoros de um crime: o caso Evandro pela ótica do true crime. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 29, p. 1-15, 2022b.

LIMA, J. V. A popularização de produções originais sobre crimes reais pela plataforma de streaming Netflix. Revista GEMInIS, São Carlos (SP), v. 16, p. 124-141, 2025.

LÓPEZ-PAREDES, M.; GARCÍA-MORENO, J. G. Desde lo mediático a lo real. Criminología mediática: la verdad de los medios a la audiencia; estudio en el caso del asesinato de Karina del Pozo en Quito. Razón y Palabra, Quito (Equador), v. 22, n. 2, p. 210-230, 2018.

MANSO, B. P. De Gil Gomes ao true crime, uma breve história do jornalismo policial. Jornal da USP, São Paulo, 7 jul. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/articulistas/bruno-paes-manso/de-gil-gomes-ao-true-crime-uma-breve-historia-do-jornalismo-policial/. Acesso em: 21 jul. 2025.

MURLEY, J. The rise of true crime: 20th-century murder on American popular culture. Westport (Estados Unidos da América): Praeger, 2008.

PEREIRA, N. C.; LUCHSINGER, J. T. O fenômeno da espetacularização de práticas criminosas dentro do true crime e telejornalismo e seus efeitos sobre o sistema penal. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 10, n. 11, p. 8044-8060, 2024.

PORTILLO ACOSTA, R. El derecho penal como instrumento de los medios de comunicación para controlar a la sociedad. Vox Juris, Lima (Peru), v. 33, n. 1, p. 135-142, 2017.

RIBEIRO, J. S. P. Os contratualistas em questão: Hobbes, Locke e Rousseau. Prisma Jurídico, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 3-24, 2017.

ROUSSEAU, J.-J. The social contract. Ed. Jonathan Bennett. [S. l.]: Early Modern Texts, 2017 [1762]. Disponível em: https://www.earlymoderntexts.com/

assets/pdfs/rousseau1762.pdf. Acesso em: 20 jul. 2025.

SCHWARTZ, M. D.; BROWNSTEIN, H. H. Critical criminology. In: PIQUERO, A. R. (ed.). The handbook of criminological theory. Malden (Estados Unidos da América): John Wiley & Sons, 2016. p. 301-315.

SINGER, M. G. The concept of evil. Philosophy, Cambridge (Reino Unido), v. 79, n. 308, p. 185-214, 2004.

ZILLMER, J. G. V.; DÍAZ-MEDINA, B. A. Revisión narrativa: elementos que la constituyen y sus potencialidades. Journal of Nursing and Health, Pelotas (RS), v. 8, n. 1, p. e188101, p. 1-2, 2018.

Downloads

Publicado

2025-12-20

Como Citar

NUNES, Fábio Luiz; OLIVEIRA, Gustavo Luís de.
Configuração e dinâmica das mídias sobre crimes reais: história, discurso e estética
. Revista Humanidades & Educação, p. e–0725248, 20 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/27248. Acesso em: 20 dez 2025.

Edição

Seção

Artigos