ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM GESTÃO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA:

a produção de uma experiência educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.6

Palavras-chave:

Estágio Curricular Obrigatório., Gestão Escolar., Aprendizagem, Experiências Educativas

Resumo

O presente relato traz uma experiência educativa potente por meio da realização do Estágio Curricular Obrigatório (ECO) na área da Gestão Escolar, promovido por um curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Instituição Federal no Sul do Brasil, no qual, após uma pesquisa com os professores da escola pública lócus do estágio, foi constatada a demanda para o desenvolvimento do projeto de estágio através de formação continuada voltada à temática da aprendizagem dos estudantes, que é um dos temas centrais da educação atual, inclusive na Base Nacional Comum Curricular (2018). As ações se pautaram no desenvolvimento de uma formação continuada em serviço de cinco semanas destinada aos trinta e dois professores da escola, que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. As atividades promovidas se deram semanalmente e contaram com diferentes estratégias pedagógicas para atingir e mobilizar os professores, como a criação de um perfil no Instagram (@aprendiz.agem), cafés semanais com professores e um encontro final de devolutivas para entrega do produto educativo desenvolvido: uma apostila que compilou todos os conteúdos disponibilizados no percurso formativo. Como considerações finais, apontamos que o campo da Gestão Escolar é muito desafiador, contudo a inserção nesse cenário durante a formação inicial em Licenciatura em Pedagogia, como ação do estágio curricular obrigatório, possibilita aos acadêmicos um itinerário formativo diferenciado, rico de experiências e possibilidades, o qual, ao mesmo tempo em que traz uma atmosfera de renovação para os professores da escola, promove aos estagiários o que defendemos como coformação, que produz uma potente experiência educativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samantha Dias de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha, onde coordena o Curso de Licenciatura em Pedagogia. É Pós-Doutora em Educação (Unisinos), Doutora em Educação (Ufrgs), Mestre em Educação e Pedagoga (Unisinos). Líder do Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica (Gpedeb/IFRS/CNPq) e integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (Gipedi/Unisinos/CNPq). Possui trabalhos publicados na área da Formação inicial em Pedagogia, Infâncias e Educação Infantil.

Camila Bortolotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduanda de Licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha. 

Referências

BAHIA. S. B. D. M. H.; FABRIS, E. T. H.; A constituição do professor iniciante: articulação entre ética da partilha e experiência coformativa. Revista Textura – Ulbra, v. 23, n. 53, p. 192-215, 2021. Disponível em http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5806 . Acesso em: 08 jan. 2023.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília/DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019: Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília/DF 2019.

DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Nacional, 1971.

DEWEY, J. A arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A, 1982.

IFRS. Regulamento Geral de Estágio Curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia, 2019.

LIMA, Samantha Dias de (Org.). Laboratório Pedagógico de Experiências

Educativas (ano 2) articulando saberes LABPED e ESCOLA na formação de

professores. Estância Velha: Z Multi Editora, 2023.

LIMA, Samantha Dias de (Org.). Vocabulário LABPED: saberes construídos no Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas – Ano 1.São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1998.

PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8º ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Editora Porto, 1999.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

VEIGA-NETO, A.; LOPES, M. C. Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica. ETD –Educação Temática Digital, 12, p.147-166, 2010. Disponível em: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0168-ssoar-212264. Acesso em: 2 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

LIMA, Samantha Dias de; BORTOLOTTO, Camila.
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM GESTÃO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: : a produção de uma experiência educativa
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 8, p. 66–78, 21 Ago 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Dossiê