CHAMADA DE DOSSIÊ: MODOS DE PENSAR E FAZER A FORMAÇÃO DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E SUAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA
Apresentação
A Educação Matemática e a formação docente são duas áreas de pesquisa consolidadas e nos últimos anos têm se expandido com contribuições para o desenvolvimento do conhecimento científico brasileiro. Isto pode ser confirmado com o aumento do número de pesquisas de investigadores preocupados com estas áreas, e pelas revelações que elas trazem do atual cenário nacional e lançam perspectivas para o futuro, como indicam os resultados dos mapeamentos realizados em Fiorentini et al (2002) e ampliado em Fiorentini et al (2016). Neste último, os autores apontam a necessidade de identificar quais seriam os desafios para a formação do professor que ensina matemática, seja na concepção de formação, na formação do formador, no entendimento sobre os aspectos matemáticos, didáticos e/ou pedagógicos das disciplinas, e ainda, nas políticas de formação acadêmica e permanente.
Nosso percurso como professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras que se importam com a Educação Matemática nos motivou à empreitada de reunirmos diferentes estudos para constituição de um Dossiê que tratasse da formação e das práticas de docentes que ensinam matemática. É necessário pensarmos, fazermos e divulgarmos nossas pesquisas para que nossa prática formativa seja ressignificada e para que outros possam conosco se reinventar e descortinar suas práticas, que são potentes para termos um fortalecimento das pesquisas em educação matemática e formação docente.
Assim, o presente dossiê busca reunir trabalhos de investigação empírica, de revisão bibliográfica e relatos de experiências/narrativas de aulas de matemática que tratem da formação de docentes que ensinam matemática na educação básica e/ou no ensino superior brasileiro.
Prazo de submissão: 31 de março.
Editores convidados:
Adair Mendes Nacarato (PPGE/USF)
Andrey Patrick Monteiro de Paula (PPGEMat/UFNT)
Jónata Ferreira de Moura (PPGEPE/UFMA)
Referências:
FIORENTINI, Dario et al. Formação de Professores que Ensinam Matemática: um balanço de vinte e cinco anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 36, dez., 2002, p. 137-160.
FIORENTINI, Dario; PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion; LIMA, Catarina Rodrigues (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 a 2012. Campinas: FE-Unicamp, 2016. v. 1. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/58/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.
Informações adicionais:
Os/as interessados/as deverão submeter os seus manuscritos no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão, conforme as regras da Revista Humanidades & Educação, disponíveis em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/about/submissions
Ressaltamos que, além do dossiê, o volume continua com a sessão livre para publicações submetidas em fluxo contínuo ao nosso periódico.
Saiba mais sobre CHAMADA DE DOSSIÊ: MODOS DE PENSAR E FAZER A FORMAÇÃO DE DOCENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E SUAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA





