Sobre a Revista

A Revista Humanidades & Educação, editada pelo Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia e Educação (GEPEE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz, objetiva a divulgação de trabalhos de relevância nacional e internacional de pesquisadores interessados nas questões interdisciplinares das Ciências Humanas com ênfase em Educação. A Revista visa estimular a produção e divulgação de pesquisas interdisciplinares em Ciências Humanas com ênfase emEducação, no intuito de ser mais um canal institucional de visibilidade da produção científica no cenário nacional e internacional através de suas publicações e ações editoriais.

A partir de 2024 a revista passa a publicar em fluxo um únivo volume anual com artigos científicos, relatos de experiência e resenhas. 

ISSN 2675-0805

Periodicidade: Fluxo contínuo anual 

Notícias

DOSSIÊ: Metodologias Emancipatórias: Produção de Conhecimento e Formação Popular em Comunidades Negras.

2025-01-22

Prezados/as Pesquisadores/as,

Apresentamos a seguir o dossiê temático previsto para o nosso sétimo volume de 2025, intitulado Metodologias Emancipatórias: Produção de Conhecimento e Formação Popular em Comunidades Negras.

Os/as interessados/as deverão submeter os seus manuscritos no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Maranhão, conforme as regras da Revista Humanidades & Educação, disponíveis em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/about/submissions

A chamada está aberta para receber artigos científicos, relatos de experiências ou ensaios acadêmicos que tenham origem e/ou relação com os cursos de Ciências Humanas e Sociais (todas as licenciaturas e seus respectivos cursos acadêmicos de bacharelado), a nível de graduação ou pós-graduação, em que o estágio curricular obrigatório seja o centro da discussão.

Ressaltamos que, além do dossiê, o volume continua com a sessão livre para publicações submetidas em fluxo contínuo ao nosso periódico.

Dossiê Temático

Metodologias Emancipatórias: Produção de Conhecimento e Formação Popular em Comunidades Negras.

Organizadores:

Profa. Mestra Denise Braz (Candidata a PhD pelo Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies da Universidade do Texas, EUA)

Profa. Mestra Paula Lezama (Candidata a PhD pelo Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies da Universidade do Texas, EUA)

Ementa:

Esta convocatória visa promover um espaço acadêmico de reflexão e troca de experiências sobre metodologias emancipatórias de produção de conhecimento e formação popular nas comunidades negras da América Latina. Reconhecemos a rica diversidade social, cultural, econômica e a história de luta dessas comunidades e buscamos visibilizar práticas educativas que respeitem e valorizem os saberes ancestrais, as estratégias de resistência a fim de promover um aprendizado crítico e libertario na região.

Convidamos os participantes a compartilhar metodologias e experiências desenvolvidas nas comunidades que visam a construção do conhecimento, de  formação comunitária, particularmente aquelas que informem as práticas e lutas pela emancipação dos corpos-territórios. Queremos saber como as comunidades periféricas latino-americanas têm construído sua transmissão de saberes, práticas de memória e lutas coletivas. A convocatória abrange temas como: educação popular, resistência cultural, organização de mulheres, economia social, associações de bairro, práticas de medicina ancestral, reivindicações de gênero entre outros temas que possam mostrar a importância e o poder dos movimentos de base.

Acreditamos que a formação popular deve ser um processo coletivo, que articule teoria e prática, e que possibilite o fortalecimento das vozes e lutas das comunidades negras. O objetivo é que esse Dossiê possa gerar um acervo de metodologias e práticas que possam ser replicadas e adaptadas em diferentes contextos, fortalecendo as redes de solidariedade transnacionais e cooperação entre as comunidades. Espera-se criar um documento coletivo que apresente algumas das muitas experiências e proponha caminhos para a valorização dos conhecimentos e as práticas nas comunidades marginalizadas na América Latina.

PRAZO DE ENVIO: Jan./2024-Mar./2025

PREVISÃO DE PUBLICAÇÃO: JUNHO 2025

IDIOMAS: Português e Espanhol

MÁXIMO DE PALAVRAS: 6.000 (seis mil com a bibliografia)

CADA AUTOR DEVE PROVIDENCIAR SEU NÚMERO DE ORCID NESSE SITE: https://orcid.org/ E ENVIÁ-LO JUNTO COM A SUA BIOGRAFIA

 

EN ESPAÑOL

Estimados/as Investigadores/as, 

Presentamos a continuación el dossier temático previsto para nuestro séptimo volumen de 2025, titulado Metodologías Emancipatorias: Producción de Conocimiento y Formación Popular en Comunidades Negras

Los/as interesados/as deberán enviar sus manuscritos al Portal de Revistas de la Universidade Federal do Maranhão, siguiendo las normas de la revista Humanidades & Educação, disponibles en: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/about/submissions

 

La convocatoria está abierta para recibir artículos científicos, relatos de experiencias o ensayos académicos que tengan origen y/o relación con los cursos de Ciencias Humanas y Sociales (todas las licenciaturas y sus respectivos cursos académicos de grado y posgrado), en los que la práctica curricular obligatoria sea el eje central de la discusión. 

Cabe destacar que, además del dossier, el volumen continuará con la sección libre para publicaciones sometidas en flujo continuo a nuestra revista. 

 

Dossier Temático 

Metodologias Emancipatorias: Producción de Conocimiento y Formación Popular en Comunidades Negras. 

 

Organizadoras:

- Prof. Maestra Denise Braz (Candidata a PhD por el Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies de la Universidad de Texas, EE.UU.) 

- Prof. Maestra Paula Lezama (Candidata a PhD por el Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies de la Universidad de Texas, EE.UU.) 

 

 

Convocatória: 

Esta convocatoria busca promover un espacio académico de reflexión e intercambio de experiencias sobre metodologías emancipatorias de producción de conocimiento y formación popular en las comunidades negras de América Latina. Reconocemos la rica diversidad social, cultural, económica y la historia de lucha de estas comunidades y buscamos visibilizar prácticas educativas que respeten y valoren los saberes ancestrales y las estrategias de resistencia, con el objetivo de promover un aprendizaje crítico y libertario en la región. 

Invitamos a los/as participantes a compartir metodologías y experiencias desarrolladas en las comunidades que busquen la construcción del conocimiento y la formación comunitaria, particularmente aquellas que informen las prácticas y luchas por la emancipación de los cuerpos-territorios. Queremos saber cómo las comunidades periféricas latinoamericanas han construido su transmisión de saberes, prácticas de memoria y luchas colectivas. 

La convocatoria incluye temas como: educación popular, resistencia cultural, organización de mujeres, economía social, asociaciones barriales, prácticas de medicina ancestral, reivindicaciones de género, entre otros que puedan evidenciar la importancia y el poder de los movimientos de base. 

Creemos que la formación popular debe ser un proceso colectivo que articule teoría y práctica, y que permita el fortalecimiento de las voces y luchas de las comunidades negras. Nuestro objetivo es que este dossier pueda generar un archivo de metodologías y prácticas que puedan ser replicadas y adaptadas en diferentes contextos, fortaleciendo las redes de solidaridad transnacionales y la cooperación entre las comunidades. 

Se espera crear un documento colectivo que recoja algunas de las múltiples experiencias y proponga caminos para la valorización de los saberes y prácticas en las comunidades marginadas de América Latina. 

 

FECHA LÍMITE PARA ENVÍO: 01 de enero 2024 - 31 de marzo 2025 

FECHA PREVISTA DE PUBLICACIÓN: junio 2025 

IDIOMAS: portugués y español 

EXTENSIÓN MÁXIMA: 6.000 palabras (incluyendo bibliografía) 

CADA AUTOR DEBE PROVIDENCIAR SU NÚMERO DE ORCID EN ESE SITE: https://orcid.org/ Y ENVIÁRSELO JUNTO CON SU BIOGRAFIA

 

Saiba mais sobre DOSSIÊ: Metodologias Emancipatórias: Produção de Conhecimento e Formação Popular em Comunidades Negras.

Edição Atual

v. 6, jan./dez. 2024 (In Progress)
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Publicado: 2024-09-24

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