O PAPEL DA GESTÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO:

superando desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.14

Palavras-chave:

Gestão escolar, Pandemia, Desafios, Estratégias, Educação

Resumo

O artigo aborda o impacto da pandemia da COVID-19 sobre a gestão escolar com o fechamento das escolas e a transição para o ensino remoto, em que a gestão enfrentou desafios significativos para garantir a continuidade da Educação. A pesquisa tem como objetivo compreender as principais estratégias utilizadas pela gestão escolar para o enfrentamento dos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19 aos processos de ensino e de aprendizagem.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo método é o estudo de caso, realizada em uma escola municipal em Porteiras, Ceará. O texto destaca a importância da adaptação da gestão escolar durante a pandemia, ressaltando a necessidade de repensar práticas e desenvolver habilidades socioemocionais nesse processo. Concluímos que ficou evidente a necessidade premente de adaptação e superação por parte das instituições de ensino, gestores, professores, alunos e famílias. Assim, foi fundamental que os gestores e profissionais da educação buscassem se preparar para enfrentar os desafios do ensino remoto, buscando constantemente formas inovadoras de garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, mesmo em meio às adversidades. Somente através do engajamento coletivo e da colaboração entre todos os atores envolvidos será possível superar os desafios e construir um futuro mais promissor para a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri- UFCA.Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC/CAPES-DS, linha Educação, Currículo e Ensino ( 2012-2016) com Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa- UL, Portugal (2015-2016). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE, linha de pesquisa Didática e Formação Docente/CAPES (2009-2011). Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA (1998). Graduada em Pedagogia pela Estácio de Sá-UNESA (2017). Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras- FAFIC (2007); bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri -URCA (1997) e licenciada no Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade REgional do Cariri (MPEDU/URCA); Professora do Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Federal do Cariri (PROF-Filo) em parceria com a UFPR; Professora do Mestrado Profissional em Saúde (PROF-SAÚDE) da Universidade Federal do Cariri em parceria com a FIOCRIZ; Líder do Grupo de estudos e pesquisas (auto)biográficas em formação docente, interseccionalidades e currículo (GEPAFIC), CNPq; Membro do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Natureza, Tecnologia e Educação ( INCINATE/UFCA), Cnpq e membro do Laboratório de estudos e pesquisas sobre gênero, educação, sexualidades e diferenças (LEGRAR), Cnpq. Coordenadora dos Subprojetos PIBID Multidisciplinar Ciências Naturais e PIBID Filosofia da Universidade Federal do Cariri - UFCA (2018-2020). Coordenadora Institucional do PIBID -UFCA (Atual). Coordenadora dos Subprojetos PIBID Multidisciplinar Ciências Naturais e PIBID Pedagogia da Universidade Federal do Cariri - UFCA (2020-2022). Tem experiência na área de Educação: sub-áreas: Didática, Currículo, Formação de professores; Pesquisa (auto) biográfica, Pesquisa Educacional; e Filosofia com ênfase na sub-área: Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia.

Referências

ANTUNES, L. D. M. Educação e pandemia: contribuições da Teoria Contingencial na Gestão Escolar em tempos de COVID-10. Revista Mediação, n. 11, 2020.

CUNHA, Laura Beatriz et al. CuidArte, Enferm ; 15(2): 263-273, jul.-dez. 2021.

LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus, 2013. P. 304.

LÜCK, H. (Org.) Gestão Escolar e formação de gestores. Em aberto, v. 17, n, 72, p.1-195, fev./jun. 2000.

LÜCK, H. et al. A escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. Ed. São Paulo, 2001.

LÜCK, H. Gestão Participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2009.

MATOS, C. T.; PIMENTA, L. B. Gestão escolar: dificuldades e desafios no oferecimento do ensino remoto em tempos de pandemia. 2020.

MORAN, J. M.; BACICH, L. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, v. 25, jun. 2018. Disponível em:. Acesso em: 10 ago. 2023.

PALÚ, J. A crise do capitalismo, a pandemia e a educação pública brasileira: reflexões e percepções in PALÚ, J., SCHÜTZ, J. A., MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia (org.) Cruz Alta: Ilustração, 2020. pp. 87-106

PARO, V. H. Gestão democrática na escola pública. São Paulo: Cortez, 2017.

SILVA, J. A. D. da; WEINMAN, C. OS desafios de uma gestão democrática em tempos de pandemia na escola pública in PALÚ, J., SCHÜTZ, J. A., MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia (org.) Cruz Alta: Ilustração, 2020.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Como Citar

SANTANA, Johny Juvino; ALVES, Francione Charapa.
O PAPEL DA GESTÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO:: superando desafios
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 9, p. 38–53, 24 Abr 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/23202. Acesso em: 21 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)