DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: desafios e possibilidades no ensino médio regular em uma escola pública de Imperatriz-MA

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Deficiência Intelectual. Ensino Médio Regular. Pandemia Covid ­ 19.= Keywords, Inclusive Education. Intellectual Disability. Regular High School. Covid­19 Pandemic.

Resumo

Para que as escolas alcancem a inclusão, é necessário olhar seu/sua aluno/a na totalidade e procurar se adequar para atender a ele/a com qualidade, respeitando e valorizando a especificidade de cada aluno/a. O objetivo desta pesquisa foi analisar quais ações foram efetivadas para favorecer o processo de ensino­aprendizagem de um aluno e uma aluna com Deficiência Intelectual (DI) em uma escola pública de ensino médio regular em Imperatriz ­ MA. Busca­se, como objetivos específicos,ressaltar a importância da educação inclusiva no desenvolvimento do/a aluno/a com deficiência, examinar dificuldades e superações dos/as professores/as com o trabalho com o/a aluno/a com DI e as estratégias abordadas para superar essas barreiras e apontar a relevância do papel dos/as agentes envolvidos na inclusão escolar (família, comunidade, professores/as e gestão da escola). Metodologicamente, é uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como estratégia de coleta de dados um conjunto de questões pré­elaboradas e aplicadas via Google Forms para os/as professores/as. A pesquisa constatou uma variedade de limitações de materiais didáticos e igualmente de dificuldades de ordem pedagógica. Entretanto, percebeu­se também que a aprendizagem não fica reduzida ao ensino conteúdista e que o/a aluno/a com deficiência na sala regular aprende juntamente com seus colegas e com a ajuda deles/as, que são os/as primeiros/as a incluí­lo/a, deixando claro que cada indivíduo deve ser respeitado no tempo e na forma de aprendizagem, não se podendo deduzir não ter havido aprendizagem.

INTELLECTUAL DISABILITY: challenges and possibilities in regular high school in a public school in Imperatriz­-MA

ABSTRACT

For schools to achieve inclusion, they should look at their students within their entirety and try to adapt so that they can served with quality, respecting and valuing the specificity of each student. The purpose of this research was to analyze which actions were taken to favor the teaching­learning process of a student with Intellectual Disabilities (ID) in a public high school in ­ MA. We try, with specific objectives, to highlight the importance of inclusive education in the development of students with disabilities, to examine teachers' difficulties and resilience with the work with students with ID and the strategies taken to resolve these barriers and point out the relevance of the role of the individuals involved in school inclusion (family, community, teachers, and school management). Methodologically it is a field research, of the descriptive type, with a qualitative approach, having as strategy of data gathering a set of questions, pre­elaborated and answered by the teachers via Google Forms. The research also found a variety of didactic material limitations and pedagogical difficulties. However, it was also noticed that learning is not limited to the teaching of content and that students with disabilities in the regular classroom learn along with their colleagues and their help. The students themselves are the first to include them, making it clear that each individual must be respected not only in length of time but also in the way they learn, thus, it cannot be deduced that there was no learning.

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Biografia do Autor

Jucileide da Silva Almeida, Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva promovido pela Universidade Estadual do Maranhão. Graduada em Pedagogia e História, pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestra em Ensino de História pela UFT E-mail:juucyy@hotmail.com.

Cleres Carvalho do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Pedagoga/Mestre em Ciências da Educação/ Mestre em Desenvolvimento Regional / Doutoranda em História/ Professora do Curso de Pedagogia (FACIMP - WYDEN)/ Coordenadora Assessoria Pedagógica (SEMED)/ Formadora/Equipes Diretivas (IDEPH)/ Professora Letras/Inglês (ESTADO DO MARANHÃO).

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

ALMEIDA, J. da S.; SILVA, C. C. do N. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: desafios e possibilidades no ensino médio regular em uma escola pública de Imperatriz-MA. Revista Humanidades & Educação, Imperatriz(MA), p. 3–16, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/15874. Acesso em: 29 mar. 2024.

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