A INFRAESTRUTURA ESCOLAR PÚBLICA E AS INTERFERÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE

um relato dos estágios supervisionados em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.3

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Infraestrutura escolar, Prática pedagógica, Políticas públicas

Resumo

A presente proposta tem como objetivo trazer um relato reflexivo sobre a experiência obtida com a realização dos estágios supervisionados, vinculados com as condições materiais e pedagógicas das escolas. Os estágios supervisionados ­Ensino Fundamental II e Ensino Médio ­ do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram realizados no primeiro semestre do ano de 2022, em duas escolas públicas localizadas na cidade de Pelotas – RS, uma da rede municipal, com uma turma de oitavo ano, e outra da rede estadual, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. A realidade encontrada durante o período de realização dos estágios supervisionados demonstrou que a questão referente à infraestrutura escolar tem sido um problema de longa data e que as precariedades existentes interferem nas condições de ensino e aprendizagem. Diante disso, houve a necessidade de reorganização e planejamento das atividades para atender à realidade das turmas. Pudemos constatar, nas duas escolas, a carência de materiais básicos como mapas e atlas escolares e de equipamentos de multimídia, além disso as salas possuem condições pouco adequadas para a realização das aulas. Embora saibamos da complexidade da pauta, reforçamos que essa questão requer o olhar atento para políticas públicas eficazes, factíveis e democráticas. Ademais, compreendemos que A presente proposta tem como objetivo trazer um relato reflexivo sobre a experiência obtida com a realização dos estágios supervisionados, vinculados com as condições materiais e pedagógicas das escolas. Os estágios supervisionados ­ Ensino Fundamental II e Ensino Médio ­ do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram realizados no primeiro semestre do ano de 2022, em duas escolas públicas localizadas na cidade de Pelotas – RS, uma da rede municipal, com uma turma de oitavo ano, e outra da rede estadual, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. A realidade encontrada durante o período de realização dos estágios supervisionados demonstrou que a questão referente à infraestrutura escolar tem sido um problema de longa data e que as precariedades existentes interferem nas condições de ensino e aprendizagem. Diante disso, houve a necessidade de reorganização e planejamento das atividades para atender à realidade das turmas. Pudemos constatar, nas duas escolas, a carência de materiais básicos como mapas e atlas escolares e de equipamentos de multimídia, além disso as salas possuem condições pouco adequadas para a realização das aulas. Embora saibamos da complexidade da pauta, reforçamos que essa questão requer o olhar atento para políticas públicas eficazes, factíveis e democráticas. Ademais, compreendemos que estudar em escolas ou em ambientes com infraestrutura adequada e que propiciem qualidade de vida é um direito de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, R. R.; CAMPOS, L. H. R.; COSTA, H. V. V. Infraestrutura escolar: uma análise de sua importância para o desempenho de estudantes de escolas públicas. Ci & Tróp. Recife, v. 45, n. 1, p. 159­190, 2021. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1973/161. Acesso em: 10 de jan. 2023.

CASTRO, C. M.; FLETCHER, P. A escola que os brasileiros frequentaram em 1985. Rio de Janeiro: Ipea: Iplan, 1986.

FONSECA, E. P. Cartografia Escolar: a cartografia da sala de aula. São Paulo: Boreal Edições, 2016.

GARCIA, P. S. Um estudo de caso analisando a infraestrutura das escolas de ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 9, p. 153­175, 2014.

GARCIA, P. S.; PREARO, L. C.; ROMEIRO, M. C. Educação Básica: Base Nacional Comum e infraestrutura escolar. Dialogia, São Paulo, n. 24, p. 83­98, jul./dez. 2016.

GARCIA, P. S. Infraestrutura Escolar: interface entre a biblioteca e as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Roteiro, v. 41, n. 3, p. 587­608, 2016.

MOLINA, M. C. A Constitucionalidade e a Justiciabilidade do Direito à Educação dos Povos do Campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida. (Org.). Por uma educação do campo: Campo – Políticas Públicas. Brasília: Incra/MDA, 2008. p. 19­32.

OLIVEIRA, D. A. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. Revista USP, São Paulo, n. 127, p. 27­ 48, 2020.

PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem e geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

SACRAMENTO, A. C. R. A produção de jogos na formação docente: material didático e ensino de geografia. In: PORTUGAL, J. F. Educação geográfica: temas contemporâneos. Salvador: EDUFBA, 2017.

SÁ, J. S; WERLE, F. O. C. Infraestrutura escolar e espaço físico em educação: o estado da arte. Cadernos de Pesquisa. v. 47. n. 164. p. 386­413, abr./jun. 2017.

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

DIAS, Fernanda Puglia Vieira; SILVA, Giane Silva da; CARLOS, Lígia Cardoso; SPIRONELLO, Rosangela Lurdes.
A INFRAESTRUTURA ESCOLAR PÚBLICA E AS INTERFERÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE : um relato dos estágios supervisionados em Geografia
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 8, p. 27–37, 21 Ago 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Dossiê