NAS TRILHAS DO ESTÁGIO COM PESQUISA:

uma experiência em instituição filantrópica de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.13

Palavras-chave:

Estágio curricular, Educação Infantil, Docência Humanizada

Resumo

O estágio curricular se apresenta como uma ferramenta de vivências, experiências e contato com o campo de atuação profissional, a fim de colocar em prática todo o conhecimento adquirido na licenciatura, permitindo desconstruir saberes enraizados no senso comum. Tomando como pressuposto a construção de uma docência humanizada e sensível à historicidade e culturalidade das infâncias, os estudos teóricos, a pesquisa e a observação no campo de estágio geraram reflexões e análises sobre a formação e o trabalho docente. Alguns problemas são apresentados, tais como: como são desenvolvidas as atividades na educação infantil em instituições filantrópicas, com crianças sob vulnerabilidade social? Assim, o artigo propõe um relato de experiência e apresentação dos dados vivenciados no Estágio em Gestão do Trabalho Docente I no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Como resultado, a investigação do funcionamento e da gestão do trabalho docente em uma instituição filantrópica de São Luís MA proporcionou, por meio de observação participantes e entrevistas estruturadas, a compreensão sobre a organização da instituição para as crianças na educação infantil, que por meio de meio de atividades culturais e esportivas incluem a comunidade em seu entorno no processo de humanização e garantia de direitos. 

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Referências

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

GONÇALVES, Valéria Luíza Costa; DUTRA, Rosyane de Moraes Martins.
NAS TRILHAS DO ESTÁGIO COM PESQUISA:: uma experiência em instituição filantrópica de educação infantil
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 9, p. 26–37, 24 Abr 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/21072. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos