EN LAS PISTAS DE LA PASANTÍA CON LA INVESTIGACIÓN

Una experiencia en la institución filantrópica de la educación de la primera infancia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.13

Palabras clave:

Estágio curricular, Educação Infantil, Docência Humanizada

Resumen

O estágio curricular se apresenta como uma ferramenta de vivências, experiências e contato com o campo de atuação profissional, a fim de colocar em prática todo o conhecimento adquirido na licenciatura, permitindo desconstruir saberes enraizados no senso comum. Tomando como pressuposto a construção de uma docência humanizada e sensível à historicidade e culturalidade das infâncias, os estudos teóricos, a pesquisa e a observação no campo de estágio geraram reflexões e análises sobre a formação e o trabalho docente. Alguns problemas são apresentados, tais como: como são desenvolvidas as atividades na educação infantil em instituições filantrópicas, com crianças sob vulnerabilidade social? Assim, o artigo propõe um relato de experiência e apresentação dos dados vivenciados no Estágio em Gestão do Trabalho Docente I no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Como resultado, a investigação do funcionamento e da gestão do trabalho docente em uma instituição filantrópica de São Luís MA proporcionou, por meio de observação participantes e entrevistas estruturadas, a compreensão sobre a organização da instituição para as crianças na educação infantil, que por meio de meio de atividades culturais e esportivas incluem a comunidade em seu entorno no processo de humanização e garantia de direitos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Ministério da Educação (mec.gov.br). Acesso em: 19/03/2023.

FREIRE, Paulo. A educação como prática da liberdade. 11a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LIMA, Lucinete Marques. Metodologia da pesquisa educacional: Conceitos e orientações metodológicas. Maranhão: 2012.

OSTETTO, Luciana. MAIA, Marta. Nas veredas do estágio docente: (Re) aprendendo a olhar. O olhar de professor, Ponta Grossa, v. 22, p. 1-14, 2019.

OSTETTO, Luciana. ROCHA, Eloisa. O estágio na formação universitária de professores de educação infantil. In: CASSIANI, Suzani. DIAS, Maria. OSTETTO, Luciana. SEARA, Izabel. Práticas pedagógicas e estágios: Diálogos com a cultura escolar. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Centro de Ciências Sociais. Curso de Pedagogia. Programa da Disciplina Estágio de Gestão do Trabalho Docente I. São Luís, 2022.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Desafios da qualidade da educação: Gestão da sala de aula. São Paulo: 2004.

Publicado

2024-04-24

Cómo citar

GONÇALVES, Valéria Luíza Costa; DUTRA, Rosyane de Moraes Martins.
EN LAS PISTAS DE LA PASANTÍA CON LA INVESTIGACIÓN: Una experiencia en la institución filantrópica de la educación de la primera infancia
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 9, p. 26–37, 24 abr. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/21072. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos