FORMATOS ATUAIS DE FAMÍLIA NO BRASIL E SUAS REVERBERAÇÕES NA ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Família. Atualidade. Escola. Educação. Afetos.=Keywords, Family. Actuality. School. Education. Affections.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre os novos formatos de família da atualidade e sobre como a escola pode lidar com estes novos arranjos familiares. O ponto de partida de nossa argumentação é o direito ao respeito humano devido a cada um que frequenta o ambiente escolar, lugar de diversidades e de descobertas. Nossa pesquisa para este ensaio foi qualitativa e de cunho bibliográfico. Nosso aporte revela que as famílias da atualidade, no caso brasileiro, são formadas por redes de afetos e pessoas que não seguem mais o modelo tradicional de pai, mãe e filhos. Neste caminho, a escola deve compreender e valorizar os novos arranjos familiares, fazendo com que as crianças sintam-se acolhidas no ambiente escolar e respeitadas em seus afetos.

 

ACTUAL FAMILY FORMATS IN BRAZIL AND THEIR REVERBERATIONS AT SCHOOL

ABSTRACT

This paper seeks to bring thoughts on the new family formats of today and on how the school can deal with these new family arrangements. The starting point of our argument is the right to human respect due to each one who attends the school environment, a place of diversity and discoveries. Our research for this essay was a qualitative one and of bibliographic approach. Our contribution reveals that today's families, in the Brazilian case, are formed by networks of affections and people who no longer follow the traditional model of father, mother and children. In this way, the school must understand and value the new family arrangements, making the children feel welcomed in the school environment and respected in their affections.

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Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT. – CAPES/CNPq.

Arinalda Silva Locatelli, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação (FaE/UFMG). Professora da Universidade Federal do Tccantins – UFT, campus de Tocantinópolis, Tocantins, Brasil.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

RODRIGUES, W.; LOCATELLI, A. S. FORMATOS ATUAIS DE FAMÍLIA NO BRASIL E SUAS REVERBERAÇÕES NA ESCOLA. Revista Humanidades & Educação, Imperatriz(MA), p. 38–50, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/16787. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos