O PAPEL DA ARTE PÚBLICA NA ALFABETIZAÇÃO ESTÉTICA DOS MAIS POBRES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.2

Palavras-chave:

Arte Pública, Educação, Alfabetização estética, Ensino

Resumo

Este trabalho busca melhor compreender os porquês de pouco se ver obras de arte pública em nossas cidades interioranas. Ainda, tentamos mostrar a função educativa das obras de arte pública e sua importância na alfabetização estética da população pobre brasileira. A via de análise deste artigo são os estudos atuais do sociólogo Jessé Souza, um teórico do sistema de relações sociais e de classes no Brasil. Os exemplos dados são o projeto Elephant Parade, Escultura para o Rio, do artista Waltércio Caldas, e o projeto Cow Parade. Os resultados deste artigo mostram que a ausência de obras de arte pública nas cidades mais pobres compartilha de um “projeto” de violência simbólica contra os mais pobres e que preconiza a separação social através dos preconceitos ligados também ao acesso às artes e ao seu entendimento e usos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFNT) e da Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLit/UFNT). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203. E-mail: walace@uft.edu.br

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação pós-colonialista no Brasil: aprendizagem triangular. Revista Comunicacão e Educacão. São Paulo, 21, USP, p. 59-64, jan./abr. 1995.

CALDAS, Waldenyr. Uma utopia do gosto. São Paulo: Brasiliense, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. História essencial da filosofia. São Paulo: Universo dos livros, 2010.

IAVELBERG, Rosa. Construção de conhecimento artístico e didático na formação de professores. Revista Palíndromo. Florianópolis, 1, UDESC, p. 20-40, 2009.

IPEA ­ Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas da vulnerabilidade social nos municípios brasileiros. Editores: Marco Aurélio Costa, Bárbara Oliveira Marguti. – Brasília: IPEA, 2015.

REIS, Eliana Vilela dos. Manual compacto de arte. 1ª ed. São Paulo: Rideel, 2010.

RODRIGUES, Walace. Letramento imagético e midiático em arte-educação. IN: Revista Conhecimento & Diversidade. Niterói, n. 12, p. 90–101, jul./dez. 2014.

SOUZA, Jessé. A Cegueira do Debate Brasileiro sobre as Classes Sociais. IN: Revista Interesse Nacional. Ano 7, número 27, p. 35-57, out‐dez 2014.

SOUZA, Jessé. A dimensão simbólica do capitalismo moderno. Para uma teoria crítica da modernização. Revista Estudos Políticos. n.5, p. 41-59, 2012.

SOUZA, Jessé. Europeização e naturalização da desigualdade: em busca da gramática social da desigualdade brasileira. IN: Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Nº 38 - Novembro 2002 (Série Especial), pág. 1 a 9. Capítulo VIII da série: I Seminário Internacional Regional de Estudos Interdisciplinares: Condição Humana e Modernidade no Cone Sul da América Latina, realizado no período de 19 a 21 de junho de 2002, pelo Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas.

SOUZA, Jessé. Ralés, batalhadores e uma nova classe média. Entrevista especial Jessé de Souza. Instituo Humanitas Unisinos. Unisinos, São Leopoldo, RS, p. 1- 6, 24 de janeiro de 2011, acessado em 08/11/2015, disponível em: < http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/40127-rales-batalhadores-e-uma-nova-classe-media-entrevista-especial-jesse-de-souza?tmpl=component&print=1&page= >.

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

RODRIGUES, Walace.
O PAPEL DA ARTE PÚBLICA NA ALFABETIZAÇÃO ESTÉTICA DOS MAIS POBRES
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 8, p. 13–26, 21 Ago 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos