O MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO BÍBLICO DE CRIANÇAS DE 7 A 8 ANOS: uma análise a partir da abordagem de Piaget

Autores

Palavras-chave:

EBD. Ensino bíblico de crianças. Piaget.

Resumo

Neste artigo, considerando a necessidade de se discutir sobre a avaliação de materiais didáticos direcionados para o ensino bíblico de crianças na Escola Bíblica Dominical (EBD), objetivamos analisar, à luz da abordagem piagetiana sobre o desenvolvimento infantil, a lição bíblica intitulada “Noé, o herói de sua família e dos animais”, da revista publicada pela editora CPAD, para a classe de primários (7 – 8 anos) da EBD. Para isso, consideramos os seguintes aspectos: a visão do aluno pela autora; a linguagem utilizada e os conceitos mobilizados; a metodologia de trabalho em sala de aula; e o papel do professor. A partir dos resultados oriundos da análise, esperamos contribuir com o processo de avaliação e produção de materiais didáticos para crianças, no âmbito do ensino bíblico da EBD, e, ainda, trazer reflexões sobre o processo de ensinoaprendizagem nesse contexto de ensino.

Palavras-chave: EBD. Ensino bíblico de crianças. Piaget.

THE BIBLICAL TEACHING MATERIAL FOR 7-8 YEARS OLD CHILDREN TEACHING: an analysis from Piaget’s approach

Abstract

In this article, considering the need to discuss about the evaluation of teaching materials directed to the biblical teaching of children in Sunday Biblical School (SBS), we aim to analyze, in the light of the Piagetian approach about child development, the biblical lesson titled “Noah, the hero of his family and of the animals”, of the magazine published by CPAD publisher, for primary class (7-8 years old) of SBS. For this, we considered the following aspects: the author’s view about the student; the used language and the mobilized concepts; the work’s methodology in the classroom; the teacher’s role. From the results of this analysis, we hope to contribute with the process of evaluation and production of teaching materials for children, in the scope of SBS biblical teaching, and also bring reflections about the teaching-learning process in this context.

Keywords: SBS. The biblical teaching of children. Piaget.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdecy Oliveira Pontes, Universidade Federal do Ceará

Possui Licenciatura Plena em Letras Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Linguística Aplicada pela Faculdade Sete de Setembro (2009), especialização em Educação Religiosa pela Faculdade Unyleya (2019), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009), mestrado em Educação Religiosa pelo SEC (2019), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É Professor Adjunto IV na graduação em Letras-Espanhol/ Letras-Português/Espanhol e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará. 

Referências

BEECHICK, R. Como ensinar crianças do primário: compreendendo como elas pensam e aprendem. Tradução de Ercília Martelo D. de Micas. 5. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

COLL, César (Org.). O construtivismo na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2007.

COLL, César et. al. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia evolutiva. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2004. v. 1.

COLL, César et. al.. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação escolar. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2004. v. 2.

COSTA, M. L. A. Piaget e a intervenção psicopedagógica. São Paulo: Olho d’ Água, 1997.

ELIAS, M. C. As idéias construtivistas mudam os caminhos da prática da alfabetização. Revista da Ande, São Paulo, v. 11, n. 18, p. 49-56, 1992.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOURLART, Iris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LA TAILLE, Y. A construção do conhecimento. São Paulo: Secretaria de Estado de São Paulo. Summus, 2003.

LA TAILLE, Y. Piaget, Vigotski, Wallon: teoria psicogenéticas em discussão. 28. ed. São Paulo: Summus, 2019.

LIMA, Lauro de Oliveira. Piaget para principiantes. 6. ed. São Paulo: Summus, 1980.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

NITZKE, Julio A.; CAMPOS, M. B. e LIMA, Maria F. P. Teoria de Piaget. São Paulo: Editora Moderna, 1997.

PAPALIA, Diane. Desenvolvimento Humano. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. 21. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

PIAGET, Jean. O pensamento e a linguagem na criança. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PIAGET, Jean. A epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

PILETTI, N; ROSSATO, S. Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2015.

SANTOS, Renata Paula. Revista Primários: professor - 4º trimestre de 2018. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, D., F. As Contribuições das teorias de Piaget e Vygotsky para a área da Educação. Curitiba, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

PONTES, Valdecy Oliveira.
O MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO BÍBLICO DE CRIANÇAS DE 7 A 8 ANOS: uma análise a partir da abordagem de Piaget
. Revista Humanidades & Educação, p. 96–108, 1 Dez 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos