MARANHENSIDADE COMO EIXO CENTRAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE NO MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n7.2022.6

Palavras-chave:

Maranhensidade, Educação Matemática, Sequências didáticas, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Objetivamos problematizar o ensino de matemática nos primeiros anos de escolaridade e a prescrição curricular maranhense. Realizamos uma investigação do tipo Estado da Arte que apresenta um campo inexplorado de publicações e descobrimos a ausência de produções que tratem do currículo do componente curricular matemática dos primeiros  anos de escolaridade no estado do Maranhão, em especial analisando o Documento Curricular do Território Maranhense. Sugerimos a produção de sequências didáticas para trabalhar a matemática nos primeiros anos de escolaridade tendo a maranhensidade como foco, para, assim, ajudar no debate curricular do estado e inspirar outros professores maranhenses na artesania de suas práticas de sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jónata Ferreira Moura, Universidade Federal do Maranhão

Doutor e Mestre em Educação (Educação Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (2015-2019) com período de estágio doutoral na Universitat de Barcelona (09/2018-02/2019). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (2009). Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Docente da Universidade Federal do Maranhão (CCSST/UFMA), atuando no curso de Pedagogia. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph). Avaliador do SINAES.

Mariana Ribeiro Cardoso Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Mônica Letícia Sousa Vale, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Administração Educacional, Psicopedagogia, Metodologia do Ensino Superior e Metodologia do Ensino da Matemática. Possui graduação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001) e acadêmica de Artes Visuais na Uninter. Coordenadora no Colégio Militar Tiradentes II da Unidade do Governo do Estado do Maranhão e coordenadora da EMEI Juracy A. Conceição da rede municipal de Imperatriz MA. 

Referências

BARBIER. René. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Plano, 2002.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 02 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 1.

CABRAL, Natanael Freitas. Sequências didáticas: estruturas e elaboração. Belém: SBEM/PA, 2017.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Vygotsky e o processo ensino-aprendizagem: a formação de conceitos. In: MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima e MILLER. Stela (Orgs.). Vygotsky e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006. p. 123-148.

FERREIRA, Norma S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas (SP), v. 23, n. 79, p. 257-273, ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 28 ago. 2020.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa. São Paulo (SP), v. 31 n. 3, p. 483-502, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/DRq7QzKG6Mth8hrFjRm43vF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2020.

IBGE. Divisão Regional do Brasil 2017. 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/divisao-regional/15778-divisoes-regionais-do-brasil.html?=&t=acesso-ao-produto. Acesso em: 20 set. 2021.

LEONTIEV, Alexis N. Uma contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 15. ed. São Paulo: Ícone, 2017. p. 59-83.

MARANHÃO. Documento Curricular do Território Maranhense: para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

MOURA, Jónata Ferreira. Narrativas de vida de professores da educação infantil na constituição da formação docente: as marcas e as ausências da matemática escolar. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2015.

MOURA, Jónata Ferreira de; NACARATO, Adair Mendes. Narrativas de professoras da Educação Infantil sobre o ensino de matemática para crianças pequenas. Ensino de Matemática em Debate. São Paulo (SP), v. 8, n. 3, p. 1-25. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/52581. Acesso em: 15 jul. 2021.

POLONI, Adil. Educação matemática e a psicologia sócio-histórica. In: MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima e MILLER. Stela (Orgs.) Vygotsky e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006. p.149-168.

RODRIGUES, Márcio Urel; ANDRADE, Paulo Marcos Ferreira. Contextualizando o ensino da matemática na Educação Infantil na perspectiva da BNCC. In: RODRIGUES, Márcio Urel; ANDRADE, Paulo Marcos Ferreira (Orgs). Jogos e brincadeiras matemáticas na Educação Infantil na perspectiva dos objetivos de aprendizagem da BNCC. Barra do Burguês: UNEMAT, 2020. p. 26-34.

SILVA, Cleres Carvalho do Nascimento; SILVA, Scarlat Carvalho do Nascimento e MOURA Jónata Ferreira de. Maranhensidade: reflexos sobre o Documento Curricular do Território Maranhense. Humanidades e Educação, Imperatriz (MA), v. 2, n. 2, p. 05-19, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/14196. Acesso em: 03 out. 2021.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. 11. Impressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

VIANA, Camila Rodrigues; SANTOS, Janete Silva dos; MOURA, Jónata Ferreira de. Maranhensidade no espaço escolar: formações discursivas entre o lugar curricular e a posição sujeito-professor do ensino fundamental I. Revista Humanidades e Inovação, Palmas (TO), v. 8 n. 36, p. 187-198, mar. 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4301. Acesso em: 20 ago. 2021.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-03-02

Como Citar

MOURA, Jónata Ferreira; SOUSA, Mariana Ribeiro Cardoso; VALE, Mônica Letícia Sousa.
MARANHENSIDADE COMO EIXO CENTRAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE NO MARANHÃO
. Revista Humanidades & Educação, p. 2–14, 2 Mar 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos