DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: desafios e possibilidades no ensino médio regular em uma escola pública de Imperatriz-MA

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Deficiência Intelectual. Ensino Médio Regular. Pandemia Covid ­ 19.= Keywords, Inclusive Education. Intellectual Disability. Regular High School. Covid­19 Pandemic.

Resumo

Para que as escolas alcancem a inclusão, é necessário olhar seu/sua aluno/a na totalidade e procurar se adequar para atender a ele/a com qualidade, respeitando e valorizando a especificidade de cada aluno/a. O objetivo desta pesquisa foi analisar quais ações foram efetivadas para favorecer o processo de ensino­aprendizagem de um aluno e uma aluna com Deficiência Intelectual (DI) em uma escola pública de ensino médio regular em Imperatriz ­ MA. Busca­se, como objetivos específicos,ressaltar a importância da educação inclusiva no desenvolvimento do/a aluno/a com deficiência, examinar dificuldades e superações dos/as professores/as com o trabalho com o/a aluno/a com DI e as estratégias abordadas para superar essas barreiras e apontar a relevância do papel dos/as agentes envolvidos na inclusão escolar (família, comunidade, professores/as e gestão da escola). Metodologicamente, é uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como estratégia de coleta de dados um conjunto de questões pré­elaboradas e aplicadas via Google Forms para os/as professores/as. A pesquisa constatou uma variedade de limitações de materiais didáticos e igualmente de dificuldades de ordem pedagógica. Entretanto, percebeu­se também que a aprendizagem não fica reduzida ao ensino conteúdista e que o/a aluno/a com deficiência na sala regular aprende juntamente com seus colegas e com a ajuda deles/as, que são os/as primeiros/as a incluí­lo/a, deixando claro que cada indivíduo deve ser respeitado no tempo e na forma de aprendizagem, não se podendo deduzir não ter havido aprendizagem.

INTELLECTUAL DISABILITY: challenges and possibilities in regular high school in a public school in Imperatriz­-MA

ABSTRACT

For schools to achieve inclusion, they should look at their students within their entirety and try to adapt so that they can served with quality, respecting and valuing the specificity of each student. The purpose of this research was to analyze which actions were taken to favor the teaching­learning process of a student with Intellectual Disabilities (ID) in a public high school in ­ MA. We try, with specific objectives, to highlight the importance of inclusive education in the development of students with disabilities, to examine teachers' difficulties and resilience with the work with students with ID and the strategies taken to resolve these barriers and point out the relevance of the role of the individuals involved in school inclusion (family, community, teachers, and school management). Methodologically it is a field research, of the descriptive type, with a qualitative approach, having as strategy of data gathering a set of questions, pre­elaborated and answered by the teachers via Google Forms. The research also found a variety of didactic material limitations and pedagogical difficulties. However, it was also noticed that learning is not limited to the teaching of content and that students with disabilities in the regular classroom learn along with their colleagues and their help. The students themselves are the first to include them, making it clear that each individual must be respected not only in length of time but also in the way they learn, thus, it cannot be deduced that there was no learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucileide da Silva Almeida, Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva promovido pela Universidade Estadual do Maranhão. Graduada em Pedagogia e História, pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestra em Ensino de História pela UFT E-mail:juucyy@hotmail.com.

Cleres Carvalho do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Pedagoga/Mestre em Ciências da Educação/ Mestre em Desenvolvimento Regional / Doutoranda em História/ Professora do Curso de Pedagogia (FACIMP - WYDEN)/ Coordenadora Assessoria Pedagógica (SEMED)/ Formadora/Equipes Diretivas (IDEPH)/ Professora Letras/Inglês (ESTADO DO MARANHÃO).

Referências

ALONSO, Daniela. Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-. Acesso em: 5 out. 2020.

AMIRALIAN, Maria LT, et al. Conceituando deficiência. Rev. Saúde Pública, 34 (1), p. 97-103, 2000.

AMERICAN ASSOCIATION OF INTELLECTUAL AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES. Intellectual Disability: Definition. Disponível em: https://www.aaidd.org/intellectual-disability/definition/faqs-on-intellectual- disability#.U7_4BfldVps. Acesso em: 9 out. 2020..

ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos. Brasília: 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/visaohistorica.pdf. Acesso em: 5 out. 2020.

______. Integração Social do Deficiente: Análise Conceitual e metodológica. Temas em Psicologia. Bauru/SP, n. 2, v. 3, p. 63-70, 1995. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v3n2/v3n2a08.pdf. Acesso em: 5 out. 2020.

______. Trabalho e Emprego: Instrumento de construção da Identidade pessoal e social - São Paulo. SORRI-BRASIL, Brasília, CORDE, 2003. (Série Coleção Estudos e Pesquisas na Área da Deficiência; v. 9).

BATISTA, Cristina Abranches Mota; Mantoan, Maria Teresa Eglér. Atendimento Educacional Especializado. In: GOMES, Adriana L. Limaverde et al. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência mental. SEESP/SEED/MEC Brasília/DF 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

BRASIL. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 5 out. 2020.

______. Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 6 out. 2020.

______, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno (CP). Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28/4/2020 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 out. 2020.

______, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em:.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 5 out. 2020.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008. Brasília, DF, 2008.

BORSA, Juliane Callegaro e FEIL; Cristiane Friedrich. O Papel da Mulher no Contexto Familiar: Uma Breve Reflexão. Psicologia.com.pt: O portal dos psicólogos. 2008. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0419.pdf. Acesso em: 3 nov. 2020.

CARVALHO, Rosita Edler. Integração e inclusão: do que estamos falando? In: Salto para o Futuro: Educação Especial: tendências atuais / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 1999. (Série de Estudos. Educação a Distância, ISSN 1516-2079; v.9).

______. Educação inclusiva: com os pingos nos is. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.

FRANCO, Liliane Repinoski; FRANCO, Lília Sizanoski. Educação especial: Reflexões sobre inclusão do estudante com deficiência em tempos de pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. Desafios da Educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. p. 179-192.

MAIOR, Izabel. História, conceito e tipos de deficiência. Portal do Governo do Estado de São Paulo. 2015. Disponível em: http://violenciaedeficiencia.sedpcd.sp.gov.br/pdf/textosApoio/Texto1.pdf. Acesso em: 5 out. 2020.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo; Moderna. 2003. (Coleção cotidiano escolar).

MARANHÃO. Conselho Estadual de Educação. Parecer n° 145, 20 de julho de 2020. Orientações às instituições pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino do Maranhão na reorganização do calendário escolar referente ao período de excepcionalidade no contexto da pandemia do novo Coronavírus-COVID- partir das normas prescritas na Resolução CEE/MA nº 94/2020. 2020. Disponível em: http://conselhodeeducacao.ma.gov.br/files/2019/10/PARECER- 145_2020_CEE.pdf. Acesso em: 26 out. 2020.

MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes; CIA, Fabiana. Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 19, n. 2, p. 349-358, mai./Ago. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572015000200349&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2020.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem na docência: algumas contribuições de L.S. Shulman. Revista Centro de Educação, v. 29, n. 2, p. 33-49, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838/2204. Acesso em: 30 out. 2020.

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC. BR). Acessibilidade e Tecnologias: um panorama sobre acesso e uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por pessoas com deficiência no Brasil e na América Latina. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Disponível em: https://cetic.br/publicacao/acessibilidade-e-tecnologias-um-panorama-sobre-acesso-e-uso-de-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-por-pessoas-com-deficiencia-no-brasil-e-na-america-latina/. Acesso em: 29 out. 2020.

PRESTES, Vânia Maria da S. Tortelli. A inclusão de alunos com deficiência múltipla em sala de ensino regular. Curso de Especialização, Educação e Inclusão, da Faculdade UAB/UNB Itapetininga, Brasília, 2011.

PROTOCOLOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais. 2020. Instituto Rodrigo Mendes. Disponível em: https://fundacaogrupovw.org.br/wp-content/uploads/2020/07/protocolos-educacao- inclusiva-durante-pandemia.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

SILVA, Taiane Vieira da. Inclusão Escolar: Relação Família-Escola. XII Congresso Nacional de Educação. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16662_8048.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota Técnica: Ensino à distância na educação básica frente à pandemia da COVID-19. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf?1730332266=&ut m_source=conteudo-nota&utm_medium=hiperlink-download. Acesso em: 29 out. 2020.

UNESCO. Declaração de Salamanca. Documento adaptado pela Confederação Mundial da Unesco sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade. Salamanca, 10 de junho de 1994. Lisboa: Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 4 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

ALMEIDA, Jucileide da Silva; SILVA, Cleres Carvalho do Nascimento.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: desafios e possibilidades no ensino médio regular em uma escola pública de Imperatriz-MA
. Revista Humanidades & Educação, p. 3–16, 12 Jul 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/15874. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)