O PAPEL DA GESTÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO:
superando desafios
DOI:
https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.14Parole chiave:
Gestão escolar, Pandemia, Desafios, Estratégias, EducaçãoAbstract
O artigo aborda o impacto da pandemia da COVID-19 sobre a gestão escolar com o fechamento das escolas e a transição para o ensino remoto, em que a gestão enfrentou desafios significativos para garantir a continuidade da Educação. A pesquisa tem como objetivo compreender as principais estratégias utilizadas pela gestão escolar para o enfrentamento dos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19 aos processos de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo método é o estudo de caso, realizada em uma escola municipal em Porteiras, Ceará. O texto destaca a importância da adaptação da gestão escolar durante a pandemia, ressaltando a necessidade de repensar práticas e desenvolver habilidades socioemocionais nesse processo. Concluímos que ficou evidente a necessidade premente de adaptação e superação por parte das instituições de ensino, gestores, professores, alunos e famílias. Assim, foi fundamental que os gestores e profissionais da educação buscassem se preparar para enfrentar os desafios do ensino remoto, buscando constantemente formas inovadoras de garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, mesmo em meio às adversidades. Somente através do engajamento coletivo e da colaboração entre todos os atores envolvidos será possível superar os desafios e construir um futuro mais promissor para a educação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANTUNES, L. D. M. Educação e pandemia: contribuições da Teoria Contingencial na Gestão Escolar em tempos de COVID-10. Revista Mediação, n. 11, 2020.
CUNHA, Laura Beatriz et al. CuidArte, Enferm ; 15(2): 263-273, jul.-dez. 2021.
LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus, 2013. P. 304.
LÜCK, H. (Org.) Gestão Escolar e formação de gestores. Em aberto, v. 17, n, 72, p.1-195, fev./jun. 2000.
LÜCK, H. et al. A escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. Ed. São Paulo, 2001.
LÜCK, H. Gestão Participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2009.
MATOS, C. T.; PIMENTA, L. B. Gestão escolar: dificuldades e desafios no oferecimento do ensino remoto em tempos de pandemia. 2020.
MORAN, J. M.; BACICH, L. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, v. 25, jun. 2018. Disponível em:. Acesso em: 10 ago. 2023.
PALÚ, J. A crise do capitalismo, a pandemia e a educação pública brasileira: reflexões e percepções in PALÚ, J., SCHÜTZ, J. A., MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia (org.) Cruz Alta: Ilustração, 2020. pp. 87-106
PARO, V. H. Gestão democrática na escola pública. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, J. A. D. da; WEINMAN, C. OS desafios de uma gestão democrática em tempos de pandemia na escola pública in PALÚ, J., SCHÜTZ, J. A., MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia (org.) Cruz Alta: Ilustração, 2020.