FORMAÇÃO CONTINUADA ENQUANTO ESPAÇO DE REFLEXÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS: o diálogo de professores e gestores num município do Triângulo Mineiro

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Formação continuada, Troca de Experiências

Resumo

O objetivo deste texto é entender a formação continuada enquanto espaço de reflexão e troca de experiências. Do ponto de vista teórico-metodológico, baseou-se em pesquisa qualitativa, sendo orientada epistemologicamente na sua realização pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram utilizadas as seguintes modalidades: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa de campo, utilizamos questionários online como instrumentos para a coleta de dados. As respostas foram categorizadas e ponderadas à luz da fundamentação teórica. Concluímos que a formação continuada é um processo primordial que existe em meio a desafios políticos e econômicos mercantis e que tem produzido efeitos danosos à formação docente quando amparada nesses preceitos. Portanto, repudiamos cursos rápidos, materiais prontos, como receituários, feitos para servir de manuais de instruções, ou que tenham sido elaborados por formadores desconhecidos, uma vez que preterimos formar professores técnicos, pois carecemos de profissionais dotados de conhecimentos, expertise, autonomia, criatividade e capacidade de reinvenção na sua prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Adrinelly Lemes Nogueira, Prefeitura Muncipal de Uberaba-MG

Doutora em educação e Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Uberaba-MG.

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia, FACED, em Uberlândia-MG.

Referências

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Publicado

2022-05-10

Como Citar

LEMES NOGUEIRA, Adrinelly; BORGES, Maria Célia.
FORMAÇÃO CONTINUADA ENQUANTO ESPAÇO DE REFLEXÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS: o diálogo de professores e gestores num município do Triângulo Mineiro
. Revista Humanidades & Educação, 10 Mai 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/19203. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

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Artigos