Configuração e dinâmica das mídias sobre crimes reais: história, discurso e estética
Mots-clés :
True crime, Midiatização do crime, Transgressão socialRésumé
Este estudo aborda a ascensão contemporânea do gênero jornalístico-literário dos crimes reais, contextualizando-o a partir de discussões sobre o contrato social e do papel da mídia na representação da transgressão. O objetivo é analisar criticamente a emergência do gênero no Brasil, compreendendo suas convenções estético-narrativas, a evolução de seus formatos e a influência sobre as percepções públicas de crime, justiça e vitimização. Metodologicamente, emprega-se a revisão narrativa de literatura. A pesquisa sugere que o true crime, independentemente de suas múltiplas apresentações, é caracterizado pela mescla de elementos factuais e ficcionais, com o que se espetacularizam, em algum nível, a violação, a violência e o mal. Conclui-se que, no Brasil, produções recentes têm se esforçado para superar o sensacionalismo e promover debates críticos sobre falhas institucionais e problemas estruturais relacionados à gestão do desvio e do crime.
Téléchargements
Références
AGUILERA EGUÍA, R. ¿Revisión sistemática, revisión narrativa o metaanálisis?. Revista de la Sociedad Española del Dolor, Madrid (Espanha), v. 21, n. 6, p. 359-360, 2014.
BIRESSI, A. Crime, fear and the law in true crime stories. Basingstoke (Reino Unido): Palgrave Macmillan, 2001.
BROWDER, L. True crime. In: NICKERSON, C. R. (ed.). The Cambridge companion to American crime fiction. Cambridge (Reino Unido): Cambridge University Press, 2010. p. 121-133.
BRUM, B. D. I. Crime em quadro: a estética true crime e sua chegada ao Brasil com o caso Evandro (2018). Divers@: Revista Eletrônica Interdisciplinar, Matinhos (PR), v. 16, n. 1, p. 207-227, 2023.
BUCKLER, K.; SALINAS, P. R. Mass media and crime and justice. In: MILLER, J. M. (ed.). 21st century criminology: a reference handbook. Los Angeles (Estados Unidos da América): SAGE Publications, 2009. p. 711-719.
CARRASCO-CONDE, A. Decir el mal: la destrucción del nosotros. Barcelona (Espanha): Galaxia Gutenberg, 2021.
COLAB PUC MINAS. Fenômeno, produção e ética: desvendando o gênero true crime. Belo Horizonte: Colab PUC Minas, 30 maio 2023. Disponível em: https://colab.pucminas.br/fenomeno-producao-e-etica-desvendando-o-genero-true-crime/. Acesso em: 21 jul. 2025.
COSTA, K. K. R. Direito ao esquecimento e o alcance dos true crimes brasileiros. Revista Eletrônica do Ministério Público do Estado do Piauí, [s. l.], ano 1, n. 2, p. 1-20, 2021.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. 4. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003.
FARIA, I. A. Criminologia midiática e a influência da mídia na sociedade. RJLB: Revista Jurídica Luso-Brasileira, [s. l.], ano 7, n. 1, p. 641-660, 2021.
FERNANDES, J. M. B.; VIEIRA, L. T.; CASTELHANO, M. V. C. Revisão narrativa enquanto metodologia científica significativa: reflexões técnicas-formativas. REDES: Revista Educacional da Sucesso, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 1-8, 2023.
FERRELL, J. Cultural criminology. In: MILLER, J. M. (ed.). 21st century criminology: a reference handbook. Los Angeles (Estados Unidos da América): SAGE Publications, 2009. p. 219-227.
FONTOURA, M. B.; HELICH, T.; FIGUEIREDO, V. L. F. Os realismos do true crime: estratégias narrativas dos episódios-piloto da série ficcional (HBO) e da série documental (Netflix) The staircase. RuMoRes, [s. l.], v. 17, n. 34, p. 77-94, 2023.
FORTICH MESA, N. Revisión sistemática o revisión narrativa?. Ciencia y Salud Virtual, Cartagena (Colômbia), v. 5, n. 1, p. 1-4, 2013.
FRANKS, A. The curious case of true crime narratives: an introduction. Law and Humanities, Oxford (Reino Unido), v. 10, n. 2, p. 235-248, 2016.
FRIEDRICHS, D. O. Critical criminology. In: MILLER, J. M. (ed.). 21st century criminology: a reference handbook. Los Angeles (Estados Unidos da América): SAGE Publications, 2009. p. 210-218.
GARRIDO, V. True crime: la fascinación del mal. Barcelona (Espanha): Ariel, 2021.
GREER, C.; REINER, R. Mediated mayhem: media, crime, criminal justice. In: MAGUIRE, M.; MORGAN, R.; REINER, R. (ed.). The Oxford handbook of criminology. 5. ed. Oxford (Reino Unido): Oxford University Press, 2012. p. 245-278.
HAYWARD, K.; YOUNG, J. Cultural criminology. In: MAGUIRE, M.; MORGAN, R.; REINER, R. (ed.). The Oxford handbook of criminology. 5. ed. Oxford (Reino Unido): Oxford University Press, 2012. p. 113-137.
HENRY, S. Social construction of crime. In: MILLER, J. M. (ed.). 21st century criminology: a reference handbook. Los Angeles (Estados Unidos da América): SAGE Publications, 2009. p. 296-304.
HOUGH, M.; ROBERTS, J. V. Public opinion, crime, and criminal justice. In: MAGUIRE, M.; MORGAN, R.; REINER, R. (ed.). The Oxford handbook of criminology. 5. ed. Oxford (Reino Unido): Oxford University Press, 2012. p. 279-302.
IÁÑEZ PICAZO, J. ¿Basado en hechos reales? Hacia una cultura pop del crimen. CRATER. Arte e Historia, Sevilla (Espanha), n. 1, p. 20-35, 2021.
JÁUREGUI, C.; VIANA, L. A análise psicológica no true crime: um estudo dos podcasts Modus Operandi e Assassinos em Série. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo (SP), n. 4, p. 27-46, 2022a.
JÁUREGUI, C.; VIANA, L. Relatos sonoros de um crime: o caso Evandro pela ótica do true crime. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 29, p. 1-15, 2022b.
LIMA, J. V. A popularização de produções originais sobre crimes reais pela plataforma de streaming Netflix. Revista GEMInIS, São Carlos (SP), v. 16, p. 124-141, 2025.
LÓPEZ-PAREDES, M.; GARCÍA-MORENO, J. G. Desde lo mediático a lo real. Criminología mediática: la verdad de los medios a la audiencia; estudio en el caso del asesinato de Karina del Pozo en Quito. Razón y Palabra, Quito (Equador), v. 22, n. 2, p. 210-230, 2018.
MANSO, B. P. De Gil Gomes ao true crime, uma breve história do jornalismo policial. Jornal da USP, São Paulo, 7 jul. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/articulistas/bruno-paes-manso/de-gil-gomes-ao-true-crime-uma-breve-historia-do-jornalismo-policial/. Acesso em: 21 jul. 2025.
MURLEY, J. The rise of true crime: 20th-century murder on American popular culture. Westport (Estados Unidos da América): Praeger, 2008.
PEREIRA, N. C.; LUCHSINGER, J. T. O fenômeno da espetacularização de práticas criminosas dentro do true crime e telejornalismo e seus efeitos sobre o sistema penal. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 10, n. 11, p. 8044-8060, 2024.
PORTILLO ACOSTA, R. El derecho penal como instrumento de los medios de comunicación para controlar a la sociedad. Vox Juris, Lima (Peru), v. 33, n. 1, p. 135-142, 2017.
RIBEIRO, J. S. P. Os contratualistas em questão: Hobbes, Locke e Rousseau. Prisma Jurídico, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 3-24, 2017.
ROUSSEAU, J.-J. The social contract. Ed. Jonathan Bennett. [S. l.]: Early Modern Texts, 2017 [1762]. Disponível em: https://www.earlymoderntexts.com/
assets/pdfs/rousseau1762.pdf. Acesso em: 20 jul. 2025.
SCHWARTZ, M. D.; BROWNSTEIN, H. H. Critical criminology. In: PIQUERO, A. R. (ed.). The handbook of criminological theory. Malden (Estados Unidos da América): John Wiley & Sons, 2016. p. 301-315.
SINGER, M. G. The concept of evil. Philosophy, Cambridge (Reino Unido), v. 79, n. 308, p. 185-214, 2004.
ZILLMER, J. G. V.; DÍAZ-MEDINA, B. A. Revisión narrativa: elementos que la constituyen y sus potencialidades. Journal of Nursing and Health, Pelotas (RS), v. 8, n. 1, p. e188101, p. 1-2, 2018.






