A ESCOLA PERIFÉRICA COMO UM BRAÇO ASSISTENCIAL DOS GOVERNOS BRASILEIROS
DOI :
https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.11Mots-clés :
Escolas periféricas, Vulnerabilidades, AssistencialismoRésumé
Este estudo é uma investigação fundamentada em análise de cunho bibliográfico que aborda a educação brasileira a partir de seu contexto históricosocial. As reflexões foram conduzidas no âmbito da disciplina "Cultura, Sociedade e Educação", integrante do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDIRE) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A pesquisa em questão adquiriu uma configuração de natureza qualitativa, visando analisar o contexto de vulnerabilidades sociais que permeiam as instituições escolares no Brasil, com especial ênfase nas periféricas. Nossa investigação também abrange a compreensão de como as instituições de ensino se convertem em entidades auxiliares do governo, inserindo-se no escopo de um mecanismo de apoio. Além disso, exploramos a maneira como são delineadas as ações direcionadas às escolas que se encontram em situações de vulnerabilidade social. Esse delineamento ocorre dentro do contexto de desigualdades intrínsecas, estreitamente relacionadas a planejamentos urbanos, que resultam em localizações periféricas, à margem das regiões centrais das cidades. Essa perspectiva periférica exerce uma influência marcante sobre as condições sociais dos atores envolvidos, configurando um cenário complexo que
merece uma análise aprofundada.
Téléchargements
Références
BESSA, V.H. Teorias da Aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.
OLIVEIRA, E. Brasil melhora acesso à escola, mas ainda precisa superar desigualdade, aponta OCDE. G1 Globo, 30 de junho de 2021. Seção Educação. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/06/30/brasil-melhora-acesso-a-escola-mas-ainda-precisa-superar-desigualdade-aponta-ocde.ghtml>. Acesso em: 11 de agosto de 2023.
POLATO, A. Centro e periferia: desigualdades educacionais. Nova Escola, 06 de junho de 2007. Seção Jornalismo. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2767/centro-e-periferia-desigualdades-educacionais>. Acesso em: 11 de agosto de 2023.
RODRIGUES, W., BORGES, T.P. Compreendendo a corrente das vulnerabilidades sociais brasileiras: o caso da educação pública. Revista Querubim, v. 6, n. 39, p. 55-79, 2019.
RODRIGUES, A.M. Desigualdades socioespaciais - a luta pelo direito à cidade. Cidades, v. 4, n. 6, p. 73-88, 2007.
SANTOS, B. P., NOVAIS, G.S., SILVA, L.C. Educação popular em tempos de inclusão: pesquisa e intervenção. Uberlândia: EDUFU, 2011.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvaturas da vara, onze teses sobre educação e política. 32 edição. Campinas - SP: 1999.
SCHNEIDER, G., ABREU D., BRUEL, A.L.O., LIMA, A.J.C., LUNELLI, P., FILHO, I.P.L., BONFIM, S.R.F. Educação, pobreza e desigualdade social: discussões e proposições metodológicas para pesquisa. Revista de Ciências Sociais, v. 52, n. 1, p. 349-390, 2021.
VASCONCELLOS, M.D. A escola da periferia: escolaridade e segregação nos subúrbios. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 86, p. 273-278, abril 2004.