MARANHENSIDADE COMO EIXO CENTRAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE NO MARANHÃO

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n7.2022.6

Mots-clés :

Maranhensidade, Educação Matemática, Sequências didáticas, Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Résumé

Objetivamos problematizar o ensino de matemática nos primeiros anos de escolaridade e a prescrição curricular maranhense. Realizamos uma investigação do tipo Estado da Arte que apresenta um campo inexplorado de publicações e descobrimos a ausência de produções que tratem do currículo do componente curricular matemática dos primeiros  anos de escolaridade no estado do Maranhão, em especial analisando o Documento Curricular do Território Maranhense. Sugerimos a produção de sequências didáticas para trabalhar a matemática nos primeiros anos de escolaridade tendo a maranhensidade como foco, para, assim, ajudar no debate curricular do estado e inspirar outros professores maranhenses na artesania de suas práticas de sala de aula.

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Jónata Ferreira Moura, Universidade Federal do Maranhão

Doutor e Mestre em Educação (Educação Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (2015-2019) com período de estágio doutoral na Universitat de Barcelona (09/2018-02/2019). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (2009). Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Docente da Universidade Federal do Maranhão (CCSST/UFMA), atuando no curso de Pedagogia. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph). Avaliador do SINAES.

Mariana Ribeiro Cardoso Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Mônica Letícia Sousa Vale, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Administração Educacional, Psicopedagogia, Metodologia do Ensino Superior e Metodologia do Ensino da Matemática. Possui graduação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001) e acadêmica de Artes Visuais na Uninter. Coordenadora no Colégio Militar Tiradentes II da Unidade do Governo do Estado do Maranhão e coordenadora da EMEI Juracy A. Conceição da rede municipal de Imperatriz MA. 

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2023-03-02

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MOURA, Jónata Ferreira; SOUSA, Mariana Ribeiro Cardoso; VALE, Mônica Letícia Sousa.
MARANHENSIDADE COMO EIXO CENTRAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE NO MARANHÃO
. Revista Humanidades & Educação, p. 2–14, 2 mars 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/20122. Acesso em: 4 déc. 2024.

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