Composição Histórica de Estudos do Comportamento da Paridade nas Interações Fracas

da Teoria de Fermi à Teoria V - A

Autores

  • Marcia da Costa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Irinéa de Lourdes Batista Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v8n1.2022.5

Palavras-chave:

Composição Histórica, Paridade, Interações Fracas, Decaimento β

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma composição histórica a respeito de estudos que tenham investigado o comportamento da paridade nas interações fracas, que representam uma relevante contribuição na área de física de partículas, culminando na reformulação da teoria que descrevia as interações fracas e posteriormente inspirando os estudos que levaram a elaboração da Teoria Eletrofraca. Neste artigo, será apresentado o problema que levou à discussão da conservação da paridade nas interações fracas e às proposições teóricas e experimentais que ajudaram a elucidar a questão da conservação, ou não, da paridade nas interações fracas. Este estudo foi elaborado com base nos pressupostos da elaboração de uma composição histórica e de pesquisas em História da Ciência, prezando pelas fontes primárias e secundárias, seguindo os princípios de inteligibilidade, valores cognitivos e fidedignidade, que resultam em um material que reúne elementos históricos, epistemológicos, axiológicos e científicos para a inteligibilidade de um conteúdo científico com objetivo pedagógico e de disseminação de conhecimentos. 

Historical Composition of Studies on Parity Behavior in Weak Interactions: from Fermi Theory to V - A Theory

Abstract

This paper aims to present a historical composition about studies that investigated the behavior of parity in weak interactions, which represent a relevant advance in the area of particle physics, culminating in the reformulation of the theory that described weak interactions and later inspiring the studies that led to the elaboration of the Electroweak Theory. This paper will present the problem that led to the discussion of parity in weak interactions and the theoretical and experimental propositions that helped to elucidate the issue of conserving or not parity in weak interactions. This study was elaborated based on the assumptions of the elaboration of a historical composition and research in History of Science, valuing the primary sources and following the principles of intelligibility, cognitive values, and reliability, which result in a material that brings together historical, epistemological, axiological, and scientific criteria for the intelligibility of a scientific content with pedagogical purpose and knowledge dissemination.

Keywords: Historical Composition; Parity; Weak Interactions; Decay β

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Biografia do Autor

Marcia da Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora na Universidade Federal do Espírito Santo, pelo departamento de Química e Física, doutora e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL e licenciada em Física pela UNICENTRO. Atua em áreas relacionadas ao ensino de Física. 

Irinéa de Lourdes Batista, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Física, modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1992), doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo/ Université Paris VII (1999), com pós-doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Massachusetts Institute of Technologie (MIT), no período de 2009/10. Atualmente é Professora Associada no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com atuação em cursos de graduação em Física, de especilaização em Ensino de Física e em História e Filosofia da Ciência, e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado) em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM). 

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Publicado

2022-09-17

Como Citar

COSTA, Marcia da; BATISTA, Irinéa de Lourdes.
Composição Histórica de Estudos do Comportamento da Paridade nas Interações Fracas: da Teoria de Fermi à Teoria V - A
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 8, n. 1, p. e0522, 1–14, 17 Set 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18731. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos