Saberes matemáticos na orientação de professores paranaenses: expertises e contribuições (1970-1980)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n2.2021.14Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, Saberes matemáticosResumo
A pesquisa aqui apresentada, de caráter investigativo, aponta evidências presentes em documentos produzidos por professores paranaenses para responder a uma demanda de pesquisa manifesta das décadas de 1970 e 1980: como se apresentaram os saberes para ensinar matemática nas orientações para os professores do ensino de 1º Grau no estado do Paraná? Procurou-se responder à essa questão tomando por base a teoria e metodologia da história cultural, a leitura e análise de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1971), o Projeto HAPRONT (modelo curricular de formação de professores), “Revista Currículo” (PARANÁ, 1977; 1978; 1979) da SEC do PR, e a “Revista A voz da Escola” (PARANÁ, 1981) do IEP. A organização e abordagem das propostas educativas que fizeram parte do contexto de produção de manuais didáticos para a orientação de formação, tanto inicial quanto continuada de professores, tiveram a participação de educadores cuja expertise associou os saberes para ensinar às teorias educacionais e métodos de ensino em voga na educação brasileira, traduzindo as expectativas para o período em questão. A fundamentação teórico-metodológica da história cultural nas teorias de Julia, Chervel e Chartier deram sustento às argumentações aqui expostas.
Mathematical knowledge in the teacher’s orientation of Paraná: expertises and contributions (1970-1980)
The research presented here, of an investigative nature, points to evidence present in documents produced by teachers from Paraná to respond to a clear demand for research from the 1970s and 1980s: how was presented the knowledge for teaching mathematics in the guidelines for teachers of elementary school in the state of Paraná? We sought to answer this question based on the theory and methodology of cultural history, the reading and analysis of documents such as Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1971), the HAPRONT Project (curricular model for teacher education), “Curriculum magazine” (1977, 1978, 1979), from Education Secretary of Paraná, and “The voice of the school magazine” (1981) from Educational Institute of Paraná. The organization and approach of educational proposals that were part of the context of the production of textbooks to guide both initial and continuing teacher education had the participation of educators whose expertise associated the knowledge to teach with the educational theories end teaching methods in vogue in Brazilian education translating expectations for the period in question. The theoretical methodological foundation of cultural history in the theories of Julia, Chervel and Chartier supported the arguments presented here.
Keywords: Education; Teachers’ training; Mathematics knowledge.
Downloads
Metrics
Referências
BERTICELLI, D. G. D.; PORTELA, M. S. Henrieta Dyminski Arruda. In: VALENTE, W. R. (Org.) Dicionário do Experts - matemática para o ensino e formação de professores. São Paulo: GHEMAT Brasil, 2021. Disponível em: www.ghemat.com.br/experts. Acesso em: 7 set. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971.
BURKE, P. O que é história do conhecimento? Trad. FREIRE, C. 1 ed. São Paulo: Unesp, 2016.
CHARTIER, A. M. Um dispositivo sem autor - Cadernos e fichários na escola Primária. Trad. CARVALHO, M. M. C.; BARRA, V. M. Revista Brasileira de História da Educação, n. 3 jan./jun. 2002.
CHERVEL, A. A História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
COSTA, R. R. A capacitação e aperfeiçoamento de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná ao tempo da Matemática Moderna (1961-1982). 2013. 212f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.
COSTA, R. R. Clélia Tavares Martins e sua influência na formação de professores e no ensino de matemática no Paraná: 1960 – 1980. Rematec – Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Número 34, p. 195-211, 2020. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270/218. Acesso em: 9 dez. 2021.
DIENES, Z. P. Aprendizado Moderno da Matemática. Trad. Jorge Enéas Fortes. Rio de Janeiro: Zahar Editores 1967.
FRANÇA, D. M.; SILVA, M. R. I. S.; GUIMARÃES, M. D. Os saberes aritméticos na escola primária e as vagas pedagógicas: uma visão panorâmica. In: OLIVEIRA, M. C. A.; PINTO, N. B.; VALENTE, W. R. (Orgs.). A aritmética, a geometria e o desenho: a matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
FELISBERTO, L. G. S. Erasmo Piloto. In: VALENTE, W. R. (Org.) Dicionário do Experts - matemática para o ensino e formação de professores. São Paulo: GHEMAT Brasil, 2021. Disponível em: . Acesso em: 9 dez. 2021.
MEDINA, D. Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 48, p. 403-422, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2056/1960. Acesso em: 4 out. 2021.
NEDEM, Núcleo de Estudos e Difusão do Ensino de Matemática. Ensino Moderno de Matemática. Volumes I e II, 1º grau, Editora do Brasil, 1974.
PARANÁ, Projeto HAPRONT - Didática da matemática, 1976. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222511. Acesso em: 22 jul. 2021.
PARANÁ, Revista Currículo. Ano 3, nº 24, 1977. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201984. Acesso em: 4 out. 2021.
PARANÁ, Revista Currículo (Elementos para o planejamento curricular na terceira série do ensino de 1º grau). Ano 4, nº 35, 1978.
PARANÁ, Revista Currículo (Elementos para o planejamento curricular na quarta série do ensino de 1º grau). Ano 5, nº 39, 1979. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219622. Acesso em: 4 out. 2021.
PARANÁ, Instituto de Educação do Paraná, Revista Voz da Escola. Ano III, n. 3, 1981.
PINTO, N. B.; FELISBERTO, L. G. S.; BERTICELLI, D. D. Métodos, processos e finalidades da aritmética na escola primária e as vagas pedagógicas. In: In: OLIVEIRA, M. C. A.; PINTO, N. B.; VALENTE, W. R. (Orgs.). A aritmética, a geometria e o desenho: a matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
PORTELA, M. S. Práticas de Matemática Moderna na Formação de Normalistas no Instituto de Educação do Paraná na Década de 1970. 2009. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009.
ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil. 33 ed. Petrópolis, RJ: 2008.
VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, p. 207-222, 2017a.
VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a transformação do educador matemático. In: HOFESTETTER, R.; VALENTE, W; R. (Orgs.) Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação final do manuscrito.