Saberes matemáticos na orientação de professores paranaenses: expertises e contribuições (1970-1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n2.2021.14

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Saberes matemáticos

Resumo

A pesquisa aqui apresentada, de caráter investigativo, aponta evidências presentes em documentos produzidos por professores paranaenses para responder a uma demanda de pesquisa manifesta das décadas de 1970 e 1980: como se apresentaram os saberes para ensinar matemática nas orientações para os professores do ensino de 1º Grau no estado do Paraná? Procurou-se responder à essa questão tomando por base a teoria e metodologia da história cultural, a leitura e análise de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1971), o Projeto HAPRONT (modelo curricular de formação de professores), “Revista Currículo” (PARANÁ, 1977; 1978; 1979) da SEC do PR, e a “Revista A voz da Escola” (PARANÁ, 1981) do IEP. A organização e abordagem das propostas educativas que fizeram parte do contexto de produção de manuais didáticos para a orientação de formação, tanto inicial quanto continuada de professores, tiveram a participação de educadores cuja expertise associou os saberes para ensinar às teorias educacionais e métodos de ensino em voga na educação brasileira, traduzindo as expectativas para o período em questão. A fundamentação teórico-metodológica da história cultural nas teorias de Julia, Chervel e Chartier deram sustento às argumentações aqui expostas.

Mathematical knowledge in the teacher’s orientation of Paraná: expertises and contributions (1970-1980)

The research presented here, of an investigative nature, points to evidence present in documents produced by teachers from Paraná to respond to a clear demand for research from the 1970s and 1980s: how was presented the knowledge for teaching mathematics in the guidelines for teachers of elementary school in the state of Paraná? We sought to answer this question based on the theory and methodology of cultural history, the reading and analysis of documents such as Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1971), the HAPRONT Project (curricular model for teacher education), “Curriculum magazine” (1977, 1978, 1979), from Education Secretary of Paraná, and “The voice of the school magazine” (1981) from Educational Institute of Paraná. The organization and approach of educational proposals that were part of the context of the production of textbooks to guide both initial and continuing teacher education had the participation of educators whose expertise associated the knowledge to teach with the educational theories end teaching methods in vogue in Brazilian education translating expectations for the period in question. The theoretical methodological foundation of cultural history in the theories of Julia, Chervel and Chartier supported the arguments presented here.

Keywords: Education; Teachers’ training; Mathematics knowledge.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danilene Gullich Donin Berticelli, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUC-PR (2017). Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da PUC-PR (2012). Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Paranaense (2000). Atualmente é docente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Realiza pesquisas sobre a História da educação matemática, com foco no cálculo mental. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da matemática, história da educação matemática e prática pedagógica.

Mariliza Simonete Portela, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na Linha de Pesquisa Historia e Politicas da Educação. Graduada em Matemática Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002) e Especialista em Tecnologias Aplicadas a Educação (2003), Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em EAD (2011). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT, atualmente professora adjunto do Ensino Público Superior atuando com Metodologia do Ensino das Ciências e Matemática. Fundamentos da Matemática e Estatística Aplicada à Educação. Metodologia da Pesquisa Científica e História da Matemática. Grupo de estudos com pesquisa voltada para a História da Disciplina Matemática e História da Formação de Professores que ensinam Matemática. Experiência no Ensino a Distância em Pós Graduação em Metodologias do Ensino de Matemática, Física, Tecnologias na Educação. Orientação de TCCs no Ensino de Matemática e na Formação de Professores. Experiência na área de Matemática no Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante e na Formação de Professores.

Referências

BERTICELLI, D. G. D.; PORTELA, M. S. Henrieta Dyminski Arruda. In: VALENTE, W. R. (Org.) Dicionário do Experts - matemática para o ensino e formação de professores. São Paulo: GHEMAT Brasil, 2021. Disponível em: www.ghemat.com.br/experts. Acesso em: 7 set. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971.

BURKE, P. O que é história do conhecimento? Trad. FREIRE, C. 1 ed. São Paulo: Unesp, 2016.

CHARTIER, A. M. Um dispositivo sem autor - Cadernos e fichários na escola Primária. Trad. CARVALHO, M. M. C.; BARRA, V. M. Revista Brasileira de História da Educação, n. 3 jan./jun. 2002.

CHERVEL, A. A História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

COSTA, R. R. A capacitação e aperfeiçoamento de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná ao tempo da Matemática Moderna (1961-1982). 2013. 212f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.

COSTA, R. R. Clélia Tavares Martins e sua influência na formação de professores e no ensino de matemática no Paraná: 1960 – 1980. Rematec – Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Número 34, p. 195-211, 2020. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270/218. Acesso em: 9 dez. 2021.

DIENES, Z. P. Aprendizado Moderno da Matemática. Trad. Jorge Enéas Fortes. Rio de Janeiro: Zahar Editores 1967.

FRANÇA, D. M.; SILVA, M. R. I. S.; GUIMARÃES, M. D. Os saberes aritméticos na escola primária e as vagas pedagógicas: uma visão panorâmica. In: OLIVEIRA, M. C. A.; PINTO, N. B.; VALENTE, W. R. (Orgs.). A aritmética, a geometria e o desenho: a matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

FELISBERTO, L. G. S. Erasmo Piloto. In: VALENTE, W. R. (Org.) Dicionário do Experts - matemática para o ensino e formação de professores. São Paulo: GHEMAT Brasil, 2021. Disponível em: . Acesso em: 9 dez. 2021.

MEDINA, D. Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 48, p. 403-422, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2056/1960. Acesso em: 4 out. 2021.

NEDEM, Núcleo de Estudos e Difusão do Ensino de Matemática. Ensino Moderno de Matemática. Volumes I e II, 1º grau, Editora do Brasil, 1974.

PARANÁ, Projeto HAPRONT - Didática da matemática, 1976. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222511. Acesso em: 22 jul. 2021.

PARANÁ, Revista Currículo. Ano 3, nº 24, 1977. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201984. Acesso em: 4 out. 2021.

PARANÁ, Revista Currículo (Elementos para o planejamento curricular na terceira série do ensino de 1º grau). Ano 4, nº 35, 1978.

PARANÁ, Revista Currículo (Elementos para o planejamento curricular na quarta série do ensino de 1º grau). Ano 5, nº 39, 1979. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219622. Acesso em: 4 out. 2021.

PARANÁ, Instituto de Educação do Paraná, Revista Voz da Escola. Ano III, n. 3, 1981.

PINTO, N. B.; FELISBERTO, L. G. S.; BERTICELLI, D. D. Métodos, processos e finalidades da aritmética na escola primária e as vagas pedagógicas. In: In: OLIVEIRA, M. C. A.; PINTO, N. B.; VALENTE, W. R. (Orgs.). A aritmética, a geometria e o desenho: a matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

PORTELA, M. S. Práticas de Matemática Moderna na Formação de Normalistas no Instituto de Educação do Paraná na Década de 1970. 2009. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009.

ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil. 33 ed. Petrópolis, RJ: 2008.

VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, p. 207-222, 2017a.

VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a transformação do educador matemático. In: HOFESTETTER, R.; VALENTE, W; R. (Orgs.) Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017b.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

BERTICELLI, Danilene Gullich Donin; PORTELA, Mariliza Simonete.
Saberes matemáticos na orientação de professores paranaenses: expertises e contribuições (1970-1980)
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 7, n. 2, p. 79–101, 31 Dez 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/17958. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos