Modelagem Matemática: caminhos perseguidos e entrelaces de pesquisas acadêmicas
Palavras-chave:
Árvore Genealógica Acadêmica. Legado de Paulo Freire. Educação Matemática. Formação Permanente.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar, a partir de uma árvore genealógica acadêmica, uma compreensão da Modelagem, com inspiração no legado de Paulo Freire, em especial no contexto da Educação Básica. Amparados em um paradigma qualitativo, realizamos uma revisão bibliográfica, na qual foram destacadas produções acadêmicas de uma professora-pesquisadora e de alguns de seus orientandos de mestrado e doutorado. Ao longo do processo imperou um movimento de busca e reinvenção, confrontos e ressignificações que evidenciam adequações em nível teórico e a ampliação ou alteração de foco nas pesquisas que surgem diante de outras demandas e necessidades na prática docente ou acadêmica. Acreditamos que esse movimento converge em uma melhor compreensão quanto a Modelagem, considerando “o chão da escola”, e que a partir desse exercício no qual a criticidade, a problematização e autonomia sejam algumas das características que a permeia possa contribuir para que a educação seja de fato humanizadora, libertadora e emancipadora.
Mathematical Modeling: paths taken and interweaving of academic researches
Abstract
This article aims to present, though an academic genealogical tree, an understanding of Modeling, inspired by Paulo Freire’s legacy, especially in the Basic Education context. Supported by a qualitative paradigm, we conducted a literature review, in which there were highlighted academic works by a teacher-researcher and by some of her master and doctorate students. Throughout the process it prevailed a movement of search and reconstitution, confrontations and resignifications, that reveal theoretical adjustments or modifications on the focus of the researches that emerge before other demands and necessities in the teacher and academic practices. We believe that this movement converges in a better understanding of Modeling, considering “the school’s ground”, and, form this exercise in which the criticality, the problematization and, autonomy are some of the characteristics that it pervades, can contribute that the education be indeed humanizing, liberating and emancipating.
Keywords: Academic Genealogical Tree. Paulo Freire’s Legacy. Mathematics Education. Permanent Education.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA NETO, A. S.; CIAMPI, H. A História a ser ensinada em São Paulo. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.31. n. 01, p. 195-221, 2015.
ALVES-MAZZOTTI, A. O Método nas Ciências Sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2ª reimpressão da 2ª edição. São Paulo: Pioneira, 2001. p.107-188.
BALL, S. J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35. n. 126. p. 539-564. set/dez 2005.
BIEMBENGUT, M.S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2007.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora: Porto, 1994.
BORBA, M. C. SKOVSMOSE, O. A Ideologia da Certeza em Educação Matemática. In: SKOVSMOSE, O. (Org.). Educação Matemática Crítica: a questão da Democracia. 1ed.Campinas: Papirus, 2001, v. 1, p. 127-148.
BRAGA, L. S. Tecnologias Digitais na Educação Básica: um retrato de aspectos evidenciados por professores de matemática em formação continuada. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.
BRAGA, L. S.. Modelagem e Educação Básica: Um Olhar para os Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: XXIII Encontro Brasileiros de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2019, São Paulo/SP. Pesquisa em Educação Matemática: Perspectivas Curriculares, Ética e Compromisso Social, 2019.
BRAGA, L. S.; MALHEIROS, A. P. S. . Pesquisas sobre Modelagem em Educação Matemática: que lugar ocupam os alunos? . In: XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2019, Belo Horizonte. Modelagem Matemática na Educação Matemática e as escolas brasileiras: atualidade e perspectivas, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CEOLIM, A. J. CALDEIRA, A. D. Modelagem Matemática na Educação Matemática: obstáculos segundo professores da Educação Básica. Educação Matemática em Revista. Ano 20. N. 46, set-2015. p. 25-34.
CRECCI, V. M.; FIORENTINI, D. Gestão do currículo de Matemática sob diferentes profissionalidades. Bolema, Rio Claro v.28 n.49. p. 601-620, ago. 2014.
D´AMBROSIO, B. S. LOPES, C. E. Insubordinação criativa de educadoras matemáticas evidenciadas em suas narrativas. In: Conferencia Interamericana de Educação Matemática, XIV, 2015, Tuxtla Gutierrez.. Anais…Tuxtla Gutierrez: XIV CIAEM, 2015. v. único. p. 1-12.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, Campinas, v. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em 16 de julho de 2020.
FORNER, R. Modelagem Matemática e o Currículo Oficial do Estado de São Paulo: investigando possíveis relações a partir do diálogo entre professores. In. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Juiz de Fora, XIX. Anais... 2015.
FORNER, R. Modelagem Matemática e o Legado de Paulo Freire: relações que se estabelecem com o currículo. 2018. 200 f. (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, 2018.
FORNER, R.; MALHEIROS, A. P. S. Modelagem Matemática e Currículo: um caminho entre as situações-limites e os inéditos-viáveis. In. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, VII, 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: VII SIPEM, 2018a.
FORNER, R.; MALHEIROS, A. P. S. Paulo Freire e Educação Matemática: em busca de uma forma matemática de ler o mundo – possibilidades e relações que podem se dar a partir da Modelagem. In: Congresso Internacional Paulo Freire: o Legado Global. II, 2018, Belo Horizonte, Anais... Belo Horizonte: II Congresso Internacional Paulo Freire, 2018b.
FORNER, R.; MALHEIROS, A. P. S. Situações-limites, Utopia, Inéditos-Viáveis e Insubordinação Criativa em práticas de Modelagem. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, X, 2017, Maringá, Anais... Maringá: X CNMEM, 2017.
FREIRE, P. Professora, sim; Tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 27ª Edição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 49ª Reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREITAS, A. L. S. Pedagogia dos sonhos possíveis: a arte de tornar possível o impossível. In: FREIRE, A. M. A. (Org.) Pedagogia dos Sonhos Possíveis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. p. 39-45.
GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S.; Pedagogia: diálogo e conflito. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2015.
HONORATO, A. H. Modelagem Matemática e o Material Didático do Estado de São Paulo: diálogos em um trabalho com licenciandos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro - SP, 2016.
MAGNUS, M. C. M. Modelagem Matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2012.
MALHEIROS, A. P. S. A Produção Matemática dos Alunos em Ambiente de Modelagem Matemática. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP, 2004.
MALHEIROS, A. P. S. Educação Matemática online: a elaboração de projetos de Modelagem Matemática. 2008. 187 f. (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, 2008.
MALHEIROS, A. P. S.; FRANCHI, R. H. O. L. As Tecnologias da Informação e Comunicação nas produções sobre Modelagem no GPIMEM. In: BORBA, M. C.; CHIARI, A. (Orgs.) Tecnologias Digitais e Educação Matemática, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013. p.175-193.
MALHEIROS, A. P. S.; HONORATO, A. H. A. Modelagem nas Escolas Estaduais Paulistas: possibilidades e limitações na visão de futuros professores de Matemática. Educere At Educare. Cascavel, PR, vol. 12. Jan./Abr. 2017.
PERALTA, P. F. 2015. Utilização das Tecnologias Digitais por professores de Matemática: um olhar para a região de São José do Rio Preto. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2015.
OSTI, M. F; SILVA, J. N. D. da Percalços Encontrados No Desenvolvimento De Uma Atividade De Modelagem Matemática Em Uma Escola Do Campo. In: XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2019, Belo Horizonte. Modelagem Matemática na Educação Matemática e as escolas brasileiras: atualidade e perspectivas, 2019.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação. 1.ed. Atual. São Paulo: SE, 2012.
SILVA, J. N. D.; MALHEIROS, A. P. S. . Tecnologias Digitais e a Prática dos Professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos. In: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática - VIII CIBEM, 2017, Madrid. VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática - VIII CIBEM, 2017.
SILVA, M. S. Elaboração de Atividades com Tecnologias Digitais: algumas considerações. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Anais do 21º Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - Pelotas : UFPel, 2017
SILVEIRA, E. CALDEIRA, A. D. Modelagem em sala de aula: resistências e obstáculos. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 43, p. 1021-1047. ago. 2012.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema. Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.
SOARES, D. S.; BORBA, M. C. Os Caminhos da Modelagem no “Pós” - GPIMEM: desenvol
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação final do manuscrito.