“Não há professoras”: memórias e práticas docentes no meio rural – Caxias do Sul/RS (1930-1950)
Parole chiave:
docência, professora rural, grupo escolar municipal, Caxias do SulAbstract
Este estudo se propõe a analisar aspectos das práticas e das trajetórias docentes por meio das memórias das professoras de ensino primário que atuaram no meio rural, lecionando nos Grupos Escolares Municipais de Caxias do Sul, RS, entre os anos de 1930 e 1950. Para tanto, o estudo é desenvolvido na perspectiva da História Cultural, sendo amparado metodologicamente pela análise documental de diferentes fontes, como: transcrições de entrevistas feitas com professoras do período, fotografias, circulares, jornais, documentos da Inspetoria do Ensino e da Diretoria da Instrução Pública do município, entre outras. Como considerações, este estudo permitiu identificar dinâmicas existentes na contratação, formação e nas condições de trabalho das docentes, destacando a feminização do magistério e a associação da figura da professora ao cuidado e à maternidade, reforçada por discursos sociais e educacionais que legitimaram o papel das mulheres na educação primária. A relação entre escola, comunidade e Igreja também é abordada, evidenciando o papel das professoras na mediação de práticas religiosas e sociais dentro do espaço escolar, cujo papel foi crucial na escolarização e nas comunidades rurais, operando em um contexto marcado por tensões entre as expectativas sociais e as realidades da docência.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALUNAS-MESTRAS Escola Complementar. Jornal O Momento, Caxias do Sul, abr. 1942. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=24877&p=0. Acesso em: 22 jan. 2025.
APROVAÇÃO das professoras no exame de suficiência. Jornal O Momento, Caxias do Sul, mar. 1942. Disponível em:
https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=24869&p=0 Acesso em: 13 jan. 2025.
ARAGÃO, Milena Cristina; KREUTZ, Lúcio. Representações acerca da mulher-professora: entre relatos históricos e discursos atuais. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 34, p. 106-122, maio/ago. 2011. Disponível em:
https://www.redalyc.org/pdf/3216/321627141007.pdf. Acesso em: 15 de jul. 2022.
BERGOZZA, Roseli Maria. Escola complementar de Caxias: histórias da primeira instituição pública para formação de professores na cidade de Caxias do Sul (1930-1961). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2010. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/549 . Acesso em: 22 jan. 2019.
BIBLIOTECA Circulante. Despertar, Caxias do Sul, ano 1, n. 6, maio 1948. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=45988&p=0 . Acesso em: 24 jan. 2025.
CAXIAS DO SUL. Ato nº 71, de 20 de fevereiro de 1939. Instaura a Comissão para exames de suficiência de professoras municipais, Caxias do Sul. [s. n.], 1939.
CAXIAS DO SUL. Circular. Idioma Nacional. Caxias do Sul: [s. n.], 1941.
CAXIAS DO SUL. Circular. Orientação aos professores municipais sobre o uso do uniforme. Caxias do Sul: [s. n.], 1943.
CAXIAS DO SUL. Circular. Orientação aos professores municipais. Caxias do Sul: [s. n.], 1949.
CAXIAS DO SUL. Comunicado. Correspondências da Diretoria da Instrução Pública. Caxias do Sul: [s. n.], maio 1951.
CAXIAS DO SUL. Inspetora Pública. [Correspondência]. Destinatário: Flora Postali Rizzardi. Caxias do Sul, maio 1936. 1 carta.
CAXIAS DO SUL. Livro de Registro das professoras municipais (1943-1960). Caxias do Sul: [s. n.], 1943.
CAXIAS DO SUL. Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Regimento Interno para as Escolas Municipais. Caxias do Sul: Prefeitura Municipal, 1945.
CAXIAS DO SUL. Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Relatório da Inspetoria do Ensino. Resultado dos exames de suficiência. Caxias do Sul: Prefeitura Municipal, 1948.
CAXIAS DO SUL. Relatório da Diretoria de Ensino. Biblioteca Circulante do professor. Caxias do Sul: Prefeitura Municipal, 1951.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.
COLAÇÃO de Grau escola Complementar. Jornal O Momento, Caxias do Sul, abr. 1939. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/ View.aspx?c=24715&p=0 . Acesso em: 14 jan. 2025.
CORTE, Dorotéia Rizzon. [Entrevista cedida a] Liane Beatriz Moretto Ribeiro. Caxias do Sul: ECIRS, 1986.
COSTA, Guilhermina Lora Poloni. [Entrevista cedida a] Susana Storchi Grigoletto. Caxias do Sul: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, 1991.
CURSO de férias. Jornal A Época, Caxias do Sul, jul. 1941. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=22971&p=0 . Acesso em: 14 jan. 2025.
DALLA VECCHIA, Marisa Formolo; HERÉDIA, Vania B. Merlotti; RAMOS, Felisbela. Retratos de um saber: 100 anos de História da Rede Municipal de Ensino em Caxias do Sul. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1998.
DEVERES da boa professora. Despertar, Caxias do Sul, ano 3, n. 28, out. 1950. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=46007&p=0 . Acesso em: 24 jan. 2025.
ESCOLANO BENITO, Augustín. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea, 2017.
ESCOLANO BENITO, Augustín. Emoções e educação: a construção histórica da educação emocional. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2021.
FRAGA, Andréa Silva de. O estudo e sua materialidade: revista das alunas-mestras da Escola Complementar/Normal de Porto Alegre/RS (1922-1931). Hist. Educ., Porto Alegre, v. 17, n. 40, maio/ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/Xxv5LyDB8YsqBGvYSCwCsXh/abstract/?lang=pt . Acesso em: 04 de mai. 2025.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 1990.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
LUCHESE, Terciane Ângela. De Colégio Elementar de Caxias para Colégio Elementar José Bonifácio (Caxias/RS, 1912-1929): “um impulso estupendo à instrução”. In: GRAZZIOTIN, Luciana Sgarbi S.; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Colégios elementares e Grupos Escolares no Rio Grande do Sul: memórias e cultura escolar - séculos XIX e XX. São Leopoldo: Oikos, 2016.
LUCHESE, Terciane Ângela. GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi. Memórias de docentes leigas que atuaram no ensino rural da região Colonial Italiana, Rio Grande do Sul (1930-1950). Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 2, p. 341-358, abr./jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/5Wj4vsgw86F3TVvb9HYjPwM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 de mar. 2022.
NÃO há professoras! Jornal A Época, Caxias do Sul, maio 1939. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=22807&p=0. Acesso em: 13 jan. 2025.
NÓVOA, António. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, ES, ano 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012.
ORAÇÃO à Mestra. Despertar, Caxias do Sul, ano 5, n. 38, out. 1951. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=46013&p=0. Acesso em: 22 jan. 2025.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
PRIMEIRA Conferência Regional de Cooperação Intermunicipal. Jornal A Época, Caxias do Sul, out. 1940. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=22880&p=0 . Acesso em: 22 jan. 2025.
RECH, Maria Cavion. [Entrevista cedida a] Zilma Rech Luciano. Caxias do Sul: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, 1989.
RIZZARDI, Flora Postali. [Correspondência]. Destinatário: Inspetoria Pública. Caxias do Sul, maio 1936. 1 carta.
VANZ, Samanta. Grupos escolares municipais de Caxias do Sul (1943-1951): espaço, tempo e culturas escolares. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2024. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/13710 . Acesso em: 10 de jan. 2025.
VANZ, Samanta; DEWES, Elisângela Cândido da Silva; SOUZA, José Edimar de. Uma instituição cívica: representações do nacionalismo nos grupos escolares estaduais de Caxias do Sul/RS (1930-1950). In: SOUZA, José Edimar de. Grupos Escolares no Rio Grande do Sul: escolarização primária em perspectiva regional no século XX. São Leopoldo: Oikos, 2021.
VIDAL, Diana Gonçalves. Escola nova e processo educativo. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2000.
WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, Giana Lange do. Memórias escolares: narrativas de professores leigos no contexto rural das escolas étnicas do município de Pelotas, RS (1940-1960). Cadernos de História da Educação, [s. l.], v. 15, n. 3, p. 1006-1030, set./dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38545/20313 . Acesso em: 15 de mar. 2022.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.














