“Não há professoras”: memórias e práticas docentes no meio rural – Caxias do Sul/RS (1930-1950)

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docência, professora rural, grupo escolar municipal, Caxias do Sul

Abstract

Este estudo se propõe a analisar aspectos das práticas e das trajetórias docentes por meio das memórias das professoras de ensino primário que atuaram no meio rural, lecionando nos Grupos Escolares Municipais de Caxias do Sul, RS, entre os anos de 1930 e 1950. Para tanto, o estudo é desenvolvido na perspectiva da História Cultural, sendo amparado metodologicamente pela análise documental de diferentes fontes, como: transcrições de entrevistas feitas com professoras do período, fotografias, circulares, jornais, documentos da Inspetoria do Ensino e da Diretoria da Instrução Pública do município, entre outras. Como considerações, este estudo permitiu identificar dinâmicas existentes na contratação, formação e nas condições de trabalho das docentes, destacando a feminização do magistério e a associação da figura da professora ao cuidado e à maternidade, reforçada por discursos sociais e educacionais que legitimaram o papel das mulheres na educação primária. A relação entre escola, comunidade e Igreja também é abordada, evidenciando o papel das professoras na mediação de práticas religiosas e sociais dentro do espaço escolar, cujo papel foi crucial na escolarização e nas comunidades rurais, operando em um contexto marcado por tensões entre as expectativas sociais e as realidades da docência.

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Biografie autore

Samanta Vanz, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)

Doutora em educação pela Universidade de Caxias do Sul. Professora do Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG. Integrante do GRUPHEIM e é bolsista de apoio técnico a pesquisa do CNPq no Projeto: “Grupo Escolar no Rio Grande do Sul no século XX: culturas e práticas em perspectiva regional”, processo número: 403268/2021-4.

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Educação pela UNISINOS. Pós-doutor em educação pela UNISINOS. Professor e pesquisador dos Programas de Pós-graduação em Educação e em História da Universidade de Caxias do Sul. Coordenador do GT 02 História da Educação da ANPEd, Bosista produtividade em pesquisa do CNPq, Vice-líder do GRUPHEIM e coordenador do Repositório ECOAR.

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Pubblicato

2025-12-16

Come citare

VANZ, Samanta; SOUZA, José Edimar de.
“Não há professoras”: memórias e práticas docentes no meio rural – Caxias do Sul/RS (1930-1950)
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 4, p. 1–29, 16 dic. 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26103. Acesso em: 18 dic. 2025.

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Sezione

Artigos