“No hay maestras”: memorias y prácticas de enseñanza en el medio rural – Caxias do Sul/RS (1930-1950)

Autores/as

Palabras clave:

enseñanza, maestra rural, grupo escolar municipal, Caxias do Sul

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar aspectos de las prácticas, memorias y trayectoria docente de las maestras que actuaron en el área rural, enseñando en los Grupos Escolares Municipales de Caxias do Sul, RS, entre los años 1930 y 1950. Para ello, el estudio se desarrolla desde la perspectiva de la Historia Cultural, apoyándose metodológicamente en el análisis documental de diferentes fuentes, tales como transcripciones de entrevistas realizadas a maestras de la época, fotografías, circulares, periódicos, documentos de la Inspección de Educación y la Dirección de Instrucción Pública del municipio, entre otros. Como consideraciones, este estudio permitió identificar dinámicas existentes en la contratación, formación y condiciones de trabajo de los docentes, destacando la feminización de la docencia y la asociación de la figura del docente con el cuidado y la maternidad, reforzada por discursos sociales y educativos que legitimaron el papel de la mujer en la educación primaria. También se aborda la relación entre escuela, comunidad e Iglesia, destacando el papel de los docentes en la mediación de prácticas religiosas y sociales dentro del espacio escolar, cuyo papel fue crucial en la escolarización y en las comunidades rurales, operando en un contexto marcado por tensiones entre las expectativas sociales y las realidades de la enseñanza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samanta Vanz, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)

Doutora em educação pela Universidade de Caxias do Sul. Professora do Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG. Integrante do GRUPHEIM e é bolsista de apoio técnico a pesquisa do CNPq no Projeto: “Grupo Escolar no Rio Grande do Sul no século XX: culturas e práticas em perspectiva regional”, processo número: 403268/2021-4.

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Educação pela UNISINOS. Pós-doutor em educação pela UNISINOS. Professor e pesquisador dos Programas de Pós-graduação em Educação e em História da Universidade de Caxias do Sul. Coordenador do GT 02 História da Educação da ANPEd, Bosista produtividade em pesquisa do CNPq, Vice-líder do GRUPHEIM e coordenador do Repositório ECOAR.

Citas

ALUNAS-MESTRAS Escola Complementar. Jornal O Momento, Caxias do Sul, abr. 1942. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=24877&p=0. Acesso em: 22 jan. 2025.

APROVAÇÃO das professoras no exame de suficiência. Jornal O Momento, Caxias do Sul, mar. 1942. Disponível em:

https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=24869&p=0 Acesso em: 13 jan. 2025.

ARAGÃO, Milena Cristina; KREUTZ, Lúcio. Representações acerca da mulher-professora: entre relatos históricos e discursos atuais. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 34, p. 106-122, maio/ago. 2011. Disponível em:

https://www.redalyc.org/pdf/3216/321627141007.pdf. Acesso em: 15 de jul. 2022.

BERGOZZA, Roseli Maria. Escola complementar de Caxias: histórias da primeira instituição pública para formação de professores na cidade de Caxias do Sul (1930-1961). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2010. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/549 . Acesso em: 22 jan. 2019.

BIBLIOTECA Circulante. Despertar, Caxias do Sul, ano 1, n. 6, maio 1948. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=45988&p=0 . Acesso em: 24 jan. 2025.

CAXIAS DO SUL. Ato nº 71, de 20 de fevereiro de 1939. Instaura a Comissão para exames de suficiência de professoras municipais, Caxias do Sul. [s. n.], 1939.

CAXIAS DO SUL. Circular. Idioma Nacional. Caxias do Sul: [s. n.], 1941.

CAXIAS DO SUL. Circular. Orientação aos professores municipais sobre o uso do uniforme. Caxias do Sul: [s. n.], 1943.

CAXIAS DO SUL. Circular. Orientação aos professores municipais. Caxias do Sul: [s. n.], 1949.

CAXIAS DO SUL. Comunicado. Correspondências da Diretoria da Instrução Pública. Caxias do Sul: [s. n.], maio 1951.

CAXIAS DO SUL. Inspetora Pública. [Correspondência]. Destinatário: Flora Postali Rizzardi. Caxias do Sul, maio 1936. 1 carta.

CAXIAS DO SUL. Livro de Registro das professoras municipais (1943-1960). Caxias do Sul: [s. n.], 1943.

CAXIAS DO SUL. Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Regimento Interno para as Escolas Municipais. Caxias do Sul: Prefeitura Municipal, 1945.

CAXIAS DO SUL. Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Relatório da Inspetoria do Ensino. Resultado dos exames de suficiência. Caxias do Sul: Prefeitura Municipal, 1948.

CAXIAS DO SUL. Relatório da Diretoria de Ensino. Biblioteca Circulante do professor. Caxias do Sul: Prefeitura Municipal, 1951.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.

COLAÇÃO de Grau escola Complementar. Jornal O Momento, Caxias do Sul, abr. 1939. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/ View.aspx?c=24715&p=0 . Acesso em: 14 jan. 2025.

CORTE, Dorotéia Rizzon. [Entrevista cedida a] Liane Beatriz Moretto Ribeiro. Caxias do Sul: ECIRS, 1986.

COSTA, Guilhermina Lora Poloni. [Entrevista cedida a] Susana Storchi Grigoletto. Caxias do Sul: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, 1991.

CURSO de férias. Jornal A Época, Caxias do Sul, jul. 1941. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=22971&p=0 . Acesso em: 14 jan. 2025.

DALLA VECCHIA, Marisa Formolo; HERÉDIA, Vania B. Merlotti; RAMOS, Felisbela. Retratos de um saber: 100 anos de História da Rede Municipal de Ensino em Caxias do Sul. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1998.

DEVERES da boa professora. Despertar, Caxias do Sul, ano 3, n. 28, out. 1950. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=46007&p=0 . Acesso em: 24 jan. 2025.

ESCOLANO BENITO, Augustín. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: Alínea, 2017.

ESCOLANO BENITO, Augustín. Emoções e educação: a construção histórica da educação emocional. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2021.

FRAGA, Andréa Silva de. O estudo e sua materialidade: revista das alunas-mestras da Escola Complementar/Normal de Porto Alegre/RS (1922-1931). Hist. Educ., Porto Alegre, v. 17, n. 40, maio/ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/Xxv5LyDB8YsqBGvYSCwCsXh/abstract/?lang=pt . Acesso em: 04 de mai. 2025.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 1990.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LUCHESE, Terciane Ângela. De Colégio Elementar de Caxias para Colégio Elementar José Bonifácio (Caxias/RS, 1912-1929): “um impulso estupendo à instrução”. In: GRAZZIOTIN, Luciana Sgarbi S.; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Colégios elementares e Grupos Escolares no Rio Grande do Sul: memórias e cultura escolar - séculos XIX e XX. São Leopoldo: Oikos, 2016.

LUCHESE, Terciane Ângela. GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi. Memórias de docentes leigas que atuaram no ensino rural da região Colonial Italiana, Rio Grande do Sul (1930-1950). Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 2, p. 341-358, abr./jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/5Wj4vsgw86F3TVvb9HYjPwM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 de mar. 2022.

NÃO há professoras! Jornal A Época, Caxias do Sul, maio 1939. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=22807&p=0. Acesso em: 13 jan. 2025.

NÓVOA, António. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, ES, ano 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012.

ORAÇÃO à Mestra. Despertar, Caxias do Sul, ano 5, n. 38, out. 1951. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=46013&p=0. Acesso em: 22 jan. 2025.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

PRIMEIRA Conferência Regional de Cooperação Intermunicipal. Jornal A Época, Caxias do Sul, out. 1940. Disponível em: https://liquid.camaracaxias.rs.gov.br/LiquidWeb/App/View.aspx?c=22880&p=0 . Acesso em: 22 jan. 2025.

RECH, Maria Cavion. [Entrevista cedida a] Zilma Rech Luciano. Caxias do Sul: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, 1989.

RIZZARDI, Flora Postali. [Correspondência]. Destinatário: Inspetoria Pública. Caxias do Sul, maio 1936. 1 carta.

VANZ, Samanta. Grupos escolares municipais de Caxias do Sul (1943-1951): espaço, tempo e culturas escolares. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2024. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/13710 . Acesso em: 10 de jan. 2025.

VANZ, Samanta; DEWES, Elisângela Cândido da Silva; SOUZA, José Edimar de. Uma instituição cívica: representações do nacionalismo nos grupos escolares estaduais de Caxias do Sul/RS (1930-1950). In: SOUZA, José Edimar de. Grupos Escolares no Rio Grande do Sul: escolarização primária em perspectiva regional no século XX. São Leopoldo: Oikos, 2021.

VIDAL, Diana Gonçalves. Escola nova e processo educativo. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2000.

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, Giana Lange do. Memórias escolares: narrativas de professores leigos no contexto rural das escolas étnicas do município de Pelotas, RS (1940-1960). Cadernos de História da Educação, [s. l.], v. 15, n. 3, p. 1006-1030, set./dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38545/20313 . Acesso em: 15 de mar. 2022.

Publicado

2025-12-16

Cómo citar

VANZ, Samanta; SOUZA, José Edimar de.
“No hay maestras”: memorias y prácticas de enseñanza en el medio rural – Caxias do Sul/RS (1930-1950)
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 4, p. 1–29, 16 dic. 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26103. Acesso em: 18 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos