“POR FAVOR, AGORA PODEMOS FALAR?” - O OLHAR DAS FAMÍLIAS SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E SUA PARTICIPAÇÃO NO ÂMBITO INSTITUCIONAL
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.31Mots-clés :
famílias, gestão escolar, participação democráticaRésumé
No presente artigo, analisamos a percepção das famílias dos educandos de uma Escola Estadual de Minas Gerais sobre o trabalho da equipe gestora, além de instigar uma autoavaliação dos participantes a respeito da participação no âmbito institucional. Trata-se de um estudo de caso, de cunho descritivo, com enfoque quali-quantitativo, sendo aplicados 56 questionários aos familiares, no formato online, com questões abertas e fechadas, utilizando-se a Análise de Conteúdo e a Triangulação dos dados para tratamento dos resultados obtidos. A partir dos dados, constatamos que as famílias buscam uma participação mais contínua na escola, sendo, inclusive, sugerida a criação de canais para comunicação com a equipe gestora. Além disso, notamos que documentos e leis concernentes ao ambiente escolar, no entendimento participativo dos principais atores, privam para essa interação. Porém, na realidade, compreendemos que muitas medidas não são colocadas em prática e que as vozes da comunidade, nesse caso, das famílias, são desconsideradas.
Téléchargements
Références
ABRUCIO, F. L. A singularidade da gestão educacional. GV Executivo, v. 17, p. 16, 2018. BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 6 ed. Editora da UFSC, 2011.
BOURDIEU, P. A dominação Masculina. 2 ed. Tradução de Maria Helena Kuhner. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 2002.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A Reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
BRASIL. Resolução da Câmara dos Deputados nº 20, de 1971. Ementa: Dispõe sobre a organização administrativa da Câmara dos Deputados e determina outras providências. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/rescad/1970-1979/resolucaodacamaradosdeputados-20-30-novembro-1971-321275-norma-pl.html>. Acesso em: 17 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. organização administrativa da Câmara dos Deputados e determina outras providências. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.
html>. Acesso em: 17 dez. 2020.
CHAVES, V. L. J.; NOVAIS, V. S. de M. ; GUEDES, G. B . A gestão escolar e formas de provimento
ao cargo de diretor escolar: o Plano de Ações Articuladas em foco. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 12, p. 653-670, 2018.
CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DIAS, E.; PINTO, F. C. F. A Educação e a COVID-19. Ensaio (Rio de Janeiro. Online), v. 28, p. 545-
, 2020.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3 ed. Porto Alegre:
Artmed, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz
e Terra, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1992.
FRIEDAN, B. “O problema sem nome”. In_______. A Mística Feminina. Petrópolis – RJ: Vozes,
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia:
Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 22, p. 201-209, 2006.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de instituições de Ensino Superior. Rio de Janeiro,
LEVIN, J. Estatística para ciências humanas. 9 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia. 6 ed. São Paulo. Ed.
Heccus, 2013.
LIMA DA CONCEIÇÃO, A. C. Teorias Feministas: da “questão da mulher” ao enfoque de gênero.
RBSE, v. 8 n. 24, p. 738-757, 2009.
LUCK, H. Liderança em gestão escolar. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
p.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MINAYO, M. C. de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M.C.S.
(Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
SILVA NETO, C. M. da.; BARRETTO, E. S de S. (In)disciplina e violência escolar: um estudo de
caso. Educação e Pesquisa, v. 44, p. 1-18, 2018.
SETTON, M. G. J.; MARTUCCELLI, D. A escola: entre o reconhecimento, o mérito e a excelência.
Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 1, p. 1-5, 2015.
SOUZA, V. E. B. de. O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na Universidade Federal de Viçosa – MG: impasses e perspectivas na visão do Gestor. Dissertação
(Mestrado) – Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
SZYMANZKI, H. A contribuição de Paulo Freire para o desenvolvimento de práticas psicoeducativas no encontro escola, comunidade, família. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 7, p. 01-17, 2011.
ONU. Organização das Nações Unidas. Um estudo do Fundo de População das Nações Unidas. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/10/17/estudo-da-onu-aponta-que-tamanho-das-familias-no-brasil-esta-abaixo-da-media-mundial.ghtml >. Acesso em: 12 nov. 2020.
OLIVEIRA, A. C. P. As relações entre Direção, Liderança e Clima Escolar em escolas municipais do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,
Departamento de Educação, 2015.
OLIVEIRA, A. C. P.; PAES DE CARVALHO, C. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados
educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 12, 2018.
PARO, V. H. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. 2 ed. São Paulo: Editora Intermeios,
v. 1. 176 p.
TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1995.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A Comissão
Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das
desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: <https://pt.unesco.org/news/comissao– futuros– da– educacao– da– unesco– apela– ao– planejamento– antecipado–o– aumento– das>. Acesso em: 11 dez. 2020.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Ana Thorell. 4 ed. Porto Alegre:
Bookman, 2010.
ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; TEIXEIRA, R. A. (Orgs). Itinerários de pesquisa: abordagens qualitativas em Sociologia da Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.