A REFORMA CURRICULAR E A MEMÓRIA IDEOLOGIZADA DE UMA GEOGRAFIA EM (DES) CONSTRUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p27-41

Palavras-chave:

Geografia. Licenciatura Plena. Uesb. Ideologia. Educação. Currículo.

Resumo

Resumo: As mudanças curriculares surgem como possibilidade de adequação à lógica de acumulação capitalista, visto que são capazes de direcionar o comportamento dos sujeitos no sentido da adaptação ao dinâmico metabolismo imposto pelo poder dominante, em especial, no processo de (re)organização do trabalho. Nessa direção, este estudo objetiva analisar esse processo a partir dos currículos que deram consistência e orientação ao curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, ao longo desses 31 anos de existência (1985 – 2015). Para tanto, este trabalho se ampara em observações de campo – seleção/coleta dos documentos analisados e de conversas com professores que participaram da elaboração, análise dos dados, leituras e discussões. Além disso, a pesquisa alcança a memória, inscrita nos currículos analisados, a qual oculta/expõe um movimento de (des)construção de uma geografia permanentemente em vias de consolidação, cuja trajetória esteve marcada por avanços e retrocessos.

Palavras-chave: Geografia. Licenciatura Plena. Uesb. Ideologia. Educação. Currículo.


CURRICULAR REFORM AND IDEOLOGIZED MEMORY OF A GEOGRAPHY IN (DE) CONSTRUCTION 

Abstract: The curricular changes arise as the possibility of suiting  to the capitalist accumulation logic, since they are able to direct the subjects behavior in the sense of adapting to the dynamic metabolism imposed by the dominant power, especially, in the process of (re) organization of work. In this direction, this study aims to analyze that process from the curricula that gave consistency and guidance to the Full Degree in Geography course of the Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, over those 31 years of existence (1985 – 2015).Therefore, this work supports itself in field observations – time of selection/ collection of examined documents and conversations with teachers who took part in the elaborations, data analysis, readings and discussions. In addition, the research reaches the memory registered in the analyzed curricula, which hides/expose a movement of (de) construction of a geography permanently in process of consolidation, whose trajectory was marked by advances and backspace.

Keywords: Geography. Full graduation. Ideology. Uesb. Education. Curriculum.

 

LA REFORMA CURRICULAR Y LA MEMORIA IDEOLOGIZADA DE UNA GEOGRAFIA EN (DE) CONSTRUCCIÓN

Resumen: Los cambios curriculares surgen como posibilidad de adecuación a la lógica de la acumulación capitalista, ya que son capaces de dirigir el comportamiento de los sujetos en el sentido de la adaptación al dinámico metabolismo impuesto por el poder dominante, en especial en el proceso de (re)organización. En este sentido, este estudio tiene como objetivo analizar el proceso a partir de los currículos que dieron consistencia y orientación al Curso de Licenciatura en Geografía, de la Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, a lo largo de estos 31 años de existencia (1985-2015). Por lo tanto, este trabajo se ampara en observaciones de campo – selección/recolección de documentos examinados y de conversaciones con los profesores que participaron de la preparación, análisis de datos, lecturas y discusiones. Además, la investigación llega a la memoria, registrada en los currículos analizados, que oculta/muestra un movimiento de (de) construcción de una geografía permanentemente en el proceso de consolidación, cuya trayectoria estuve marcada por avances y retrocesos.

Palabras clave: Geografía. Licenciatura Plena. Uesb. Ideología. Educación. Currículo.


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Biografia do Autor

José Rubens Mascarenhas de Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Pós-doutor pela Universidade Nacional Autônoma do México. Professor Doutor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Salvador, BA – Brasil.

Danilo Bandeira dos Santos Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2012), Especialização em Análise do Espaço Geográfico (UESB 2010) e Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008). Foi Secretário de Educação de Cândido Sales (2103 - 2015) e atualmente é Avaliador Educacional Técnico, assessorando municípios baianos no processo de elaboração/readequação/monitoramento e acompanhamento dos Planos Municipais de Educação - SASE/MEC/SEC/UNDIME. É, ainda, técnico da Coordenação de Apoio à Educação Municipal do Estado da Bahia - COAM/SEC, atuando como Coordenador Regional do Programa de Alfabetização na Idade Certa PACTO/PNAIC.

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Publicado

2017-09-03

Como Citar

MASCARENHAS DE ALMEIDA, José Rubens; DOS SANTOS CRUZ, Danilo Bandeira.
A REFORMA CURRICULAR E A MEMÓRIA IDEOLOGIZADA DE UMA GEOGRAFIA EM (DES) CONSTRUÇÃO
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 2, p. 27–41, 3 Set 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5381. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos