A REFORMA CURRICULAR E A MEMÓRIA IDEOLOGIZADA DE UMA GEOGRAFIA EM (DES) CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p27-41Palavras-chave:
Geografia. Licenciatura Plena. Uesb. Ideologia. Educação. Currículo.Resumo
Resumo: As mudanças curriculares surgem como possibilidade de adequação à lógica de acumulação capitalista, visto que são capazes de direcionar o comportamento dos sujeitos no sentido da adaptação ao dinâmico metabolismo imposto pelo poder dominante, em especial, no processo de (re)organização do trabalho. Nessa direção, este estudo objetiva analisar esse processo a partir dos currículos que deram consistência e orientação ao curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, ao longo desses 31 anos de existência (1985 – 2015). Para tanto, este trabalho se ampara em observações de campo – seleção/coleta dos documentos analisados e de conversas com professores que participaram da elaboração, análise dos dados, leituras e discussões. Além disso, a pesquisa alcança a memória, inscrita nos currículos analisados, a qual oculta/expõe um movimento de (des)construção de uma geografia permanentemente em vias de consolidação, cuja trajetória esteve marcada por avanços e retrocessos.
Palavras-chave: Geografia. Licenciatura Plena. Uesb. Ideologia. Educação. Currículo.
CURRICULAR REFORM AND IDEOLOGIZED MEMORY OF A GEOGRAPHY IN (DE) CONSTRUCTION
Abstract: The curricular changes arise as the possibility of suiting to the capitalist accumulation logic, since they are able to direct the subjects behavior in the sense of adapting to the dynamic metabolism imposed by the dominant power, especially, in the process of (re) organization of work. In this direction, this study aims to analyze that process from the curricula that gave consistency and guidance to the Full Degree in Geography course of the Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, over those 31 years of existence (1985 – 2015).Therefore, this work supports itself in field observations – time of selection/ collection of examined documents and conversations with teachers who took part in the elaborations, data analysis, readings and discussions. In addition, the research reaches the memory registered in the analyzed curricula, which hides/expose a movement of (de) construction of a geography permanently in process of consolidation, whose trajectory was marked by advances and backspace.
Keywords: Geography. Full graduation. Ideology. Uesb. Education. Curriculum.
LA REFORMA CURRICULAR Y LA MEMORIA IDEOLOGIZADA DE UNA GEOGRAFIA EN (DE) CONSTRUCCIÓN
Resumen: Los cambios curriculares surgen como posibilidad de adecuación a la lógica de la acumulación capitalista, ya que son capaces de dirigir el comportamiento de los sujetos en el sentido de la adaptación al dinámico metabolismo impuesto por el poder dominante, en especial en el proceso de (re)organización. En este sentido, este estudio tiene como objetivo analizar el proceso a partir de los currículos que dieron consistencia y orientación al Curso de Licenciatura en Geografía, de la Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, a lo largo de estos 31 años de existencia (1985-2015). Por lo tanto, este trabajo se ampara en observaciones de campo – selección/recolección de documentos examinados y de conversaciones con los profesores que participaron de la preparación, análisis de datos, lecturas y discusiones. Además, la investigación llega a la memoria, registrada en los currículos analizados, que oculta/muestra un movimiento de (de) construcción de una geografía permanentemente en el proceso de consolidación, cuya trayectoria estuve marcada por avances y retrocesos.
Palabras clave: Geografía. Licenciatura Plena. Uesb. Ideología. Educación. Currículo.
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