BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:

concepções e implicações para a educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.5

Palavras-chave:

Políticas públicas para Educação Infantil, Currículo, Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ano de 2017, muitas foram as discussões e análises tanto pelo modo como o documento foi finalizado quanto pelas alterações e modificações que o mesmo sofreu. A partir de uma análise documental e de entrevistas com consultoras da 1ª e 2ª versões da BNNC, esse artigo buscou compreender quais as concepções norteadoras na versão final da BNCC e quais as possíveis implicações para a Educação Infantil. Os resultados das análises apontam que o currículo para a Educação Infantil na versão final da BNCC tem como foco os objetivos de aprendizagem atrelados a lógica de educação por competências, o que rompe com a 1ª e 2ª versão da BNCC. Embora não seja possível avaliar ainda os desdobramentos da BNCC e do currículo no cotidiano das instituições de Educação Infantil, a formatação da versão final do documento, sua filiação conceitual, nos dão pistas de alguns impactos que poderão ocorrer na Educação Infantil, entre os quais destacamos: a possibilidade de os Campos de Experiência serem tomados como disciplina, de o currículo ser concebido enquanto documento prescritivo, da centralidade no processo de aquisição da linguagem escrita e indícios da implementação de avaliação em larga escala para esta etapa. Destacamos que esses impactos estão em desencontro com o que defendemos e pensamos como um currículo adequado para a Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Vanessa Giovanella Fagundes, UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

Psicóloga pela Associação Catarinense de Ensino - ACE, Especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR, mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade da Região de Joinville /UNIVILLE. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância – GPEI.

Rosania Campos, Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância – GPEI.

Melissa Daiane Hans Sasson, Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância – GPEI

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

FAGUNDES, Vanessa Giovanella; CAMPOS, Rosania; SASSON, Melissa Daiane Hans.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : concepções e implicações para a educação infantil
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 109–139, 15 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15720. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos