v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020

					Visualizar v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020
Publicado: 2020-12-09

Editorial

Artigos

  • El mobiliario escolar en España durante los primeros años del franquismo: testimonios para su estudio

    Gabriel Barceló Bauzà, Bernat Sureda Garcia
    p.21-44
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p21-44
  • A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais

    Gustavo Rugoni de Sousa, Ana Paula de Souza Kinchescki, Vera Lúcia Gaspar da Silva
    p.45-69
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p45-69
  • Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)

    Gecia Aline Garcia, Gizele de Souza
    p.70-93
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p70-93
  • As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX

    Andréa Bezerra Cordeiro, Franciele Ferreira França
    p.94-112
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p94-112
  • Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)

    Etienne Baldez Louzada Barbosa, Juarez José Tuchinski dos Anjos
    p.113-136
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p113-136
  • Rumo ao interior: móveis e objetos numa escola rural de Antônio Prado/RS (1899-1912)

    Terciane Ângela Luchese, Manuela Ciconetto Bernardi
    p.137-161
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p137-161
  • Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenho

    Júlia Naomi Kanazawa, Heloísa Helena Pimenta Rocha
    p.162-188
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p162-188
  • O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador

    Clóvis Trezzi
    p.189-207
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p189-207
  • As mobílias escolares nas escolas radiofônicas: uma análise sobre a produção, circulação e os métodos de ensino para os jovens e adultos na Amazônia bragantina (1961-1968)

    Rogerio Andrade Maciel, Cesar Augusto Castro
    p.208-232
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p208-232
  • Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)

    Virgínia Pereira da Silva Ávila, Nilton Ferreira Bittencourt Junior, Dulcineia Cândida Cardoso de Medeiros
    p.233-254
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p233-254
  • Mobiliário para escolas públicas de ensino primário em Caxias do Sul/RS (1890-1930): vestígios da cultura escolar

    Samanta Vanz, José Edimar de Souza
    p.255-276
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p255-276
  • Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG

    Jardel Costa Pereira, Jefferson da Costa Moreira
    p.277-299
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p277-299
  • Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)

    Luciane Sgarbi S. Grazziotin, Eduardo Cristiano Hass da Silva, Estela Denise Schütz Brito
    p.300-323
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p300-323

Entrevista

  • Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta

    Gustavo Rugoni de Sousa
    p.324-340
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p324-340

Resenha

Normas para Publicação

Edição Completa

Pareceristas