As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p94-112

Palavras-chave:

Materialidade escolar, Saberes docentes, História da Educação Brasil-Argentina

Resumo

Neste artigo, temos por proposição acercar-nos de elementos constitutivos da escola que podem revelar resquícios do cotidiano escolar: os sujeitos que a compõem, as materialidades que a distinguem e as práticas que nela se formalizam, com o intuito principal de voltar o olhar para a materialidade escolar na relação com o fazer docente. Assim, pretendemos perspectivar a constituição da materialidade escolar na e a partir da constituição da profissão docente. Para tanto recorreremos à composição de uma análise a partir de fontes que apresentam perspectivas da relação de docentes com o mobiliário escolar, em meados do século XIX e início do século XX, compreendendo este recorte temporal como significativo na expansão dos discursos e produção, tanto do mobiliário escolar como da profissionalização docente. Buscamos também analisar estas relações abarcando discursos docentes no Brasil e Argentina, compreendendo a relevância da transnacionalização dos saberes e fazeres que compõe a cultura escolar e cultura material escolar no projeto moderno de expansão da escola de massa.

Palavras-chave: Materialidade escolar. Saberes docentes. História da Educação Brasil-Argentina.

The words of teachers and things of school: school materiality, furniture and teachers practices in the nineteenth and twentieth centuries

ABSTRACT

In this article, we propose to approach constituent elements of the school that can reveal traces of its routine: the subjects that compose it, the materialities that distinguish it and the practices that are formalized in it, with the main intention of looking back at school materiality in relation to teaching. Thus, we intend to envisage the constitution of school materiality in and from the constitution of the teaching profession. For that, we will resort to the composition of analysis from sources that present perspectives of the teachers' relationship with school furniture, in the middle of the 19th century and the beginning of the 20th century, understanding this temporal cut as significant in the expansion of the discourses and production, both of the school furniture as well as teaching professionalization. We also seek to analyze these relationships, encompassing teaching discourses in Brazil and Argentina, understanding the relevance of the transnationalization of knowledge and practices that makeup school culture and school material culture in the modern expansion project of the mass school.

Keywords: School materiality. Teaching knowledge. History of Education Brazil-Argentina.

Las palabras de los maestros y las cosas de la escuela: materialidad escolar, mobiliario y haceres docentes entre los siglos XIX y XX

RESUMEN

En este artículo, tenemos por proposición acercarnos a elementos constitutivos de la escuela que pueden revelar vestigios de la rutina escolar: los sujetos que la componen, las materialidades que la distinguen y las prácticas que se formalizan en ella, con la principal intención de mirar hacia la materialidad escolar con relación al hacer del docente. Por lo tanto, pretendemos reflexionar sobre la constitución de la materialidad escolar en y desde la constitución de la profesión docente. Para eso, recurriremos a la composición de un análisis de fuentes que presenten perspectivas de la relación del docente con el mobiliario escolar, a mediados del siglo XIX y principios del XX, eAntendiendo este corte temporal como significativo en la expansión de los discursos y la producción, tanto del mobiliario escolar como la profesionalización docente. También buscamos analizar estas relaciones, abarcando discursos docentes en Brasil y Argentina, comprendiendo la relevancia de la transnacionalización de saberes y prácticas que componen la cultura escolar y la cultura material escolar en el proyecto de expansión moderna de la escuela de masas.

Palabras clave: Materialidad escolar. Saberes docentes. Historia de la Educación Brasil-Argentina.

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Biografia do Autor

Andréa Bezerra Cordeiro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná-  UFPR. Professora Adjunta no Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná.

Franciele Ferreira França, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil - NEPIE/UFPR.

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

CORDEIRO, Andréa Bezerra; FRANÇA, Franciele Ferreira.
As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 3, p. p.94–112, 9 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15668. Acesso em: 22 dez 2024.