Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Notícias
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020
v.13, n.3, Dossiê Temático, set./dez.2020
Publicado:
2020-12-09
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
p.1-14
PDF
Editorial
Vera Lúcia Gaspar da Silva, Gizele de Souza, Cesar Augusto Castro
Vera Lúcia Gaspar da Silva, Gizele de Souza, Cesar Augusto Castro
p.15-19
PDF
Artigos
El mobiliario escolar en España durante los primeros años del franquismo: testimonios para su estudio
Gabriel Barceló Bauzà, Bernat Sureda Garcia
p.21-44
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p21-44
A carteira escolar está “apta para o seu destino”? argumentos e exigências sobre o mobiliário escolar em Exposições Universais
Gustavo Rugoni de Sousa, Ana Paula de Souza Kinchescki, Vera Lúcia Gaspar da Silva
p.45-69
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p45-69
Pistas e indícios: uma investigação sobre o processo de aquisição mobiliar da escola primária (1884-1894)
Gecia Aline Garcia, Gizele de Souza
p.70-93
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p70-93
As palavras dos professores e as coisas da escola: materialidade escolar, mobília e fazeres docentes entre os séculos XIX e XX
Andréa Bezerra Cordeiro, Franciele Ferreira França
p.94-112
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p94-112
Questão de materialidade: a carteira escolar no congresso da instrução pública do Rio de Janeiro (1883)
Etienne Baldez Louzada Barbosa, Juarez José Tuchinski dos Anjos
p.113-136
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p113-136
Rumo ao interior: móveis e objetos numa escola rural de Antônio Prado/RS (1899-1912)
Terciane Ângela Luchese, Manuela Ciconetto Bernardi
p.137-161
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p137-161
Um mobiliário para o ensino profissional: notas sobre a carteira de desenho
Júlia Naomi Kanazawa, Heloísa Helena Pimenta Rocha
p.162-188
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p162-188
O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador
Clóvis Trezzi
p.189-207
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p189-207
As mobílias escolares nas escolas radiofônicas: uma análise sobre a produção, circulação e os métodos de ensino para os jovens e adultos na Amazônia bragantina (1961-1968)
Rogerio Andrade Maciel, Cesar Augusto Castro
p.208-232
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p208-232
Espaços, mobiliário escolar e práticas culturais no ginásio Sagrado Coração de Senhor do Bonfim – BA (1951)
Virgínia Pereira da Silva Ávila, Nilton Ferreira Bittencourt Junior, Dulcineia Cândida Cardoso de Medeiros
p.233-254
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p233-254
Mobiliário para escolas públicas de ensino primário em Caxias do Sul/RS (1890-1930): vestígios da cultura escolar
Samanta Vanz, José Edimar de Souza
p.255-276
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p255-276
Uma nova cultura escolar: a implementação de espaços e de mobiliários no Grupo Escolar de Lavras – MG
Jardel Costa Pereira, Jefferson da Costa Moreira
p.277-299
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p277-299
Preservar para lembrar: vestígios da cultura material da escola no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (1905-1940)
Luciane Sgarbi S. Grazziotin, Eduardo Cristiano Hass da Silva, Estela Denise Schütz Brito
p.300-323
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p300-323
Entrevista
Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta
Gustavo Rugoni de Sousa
p.324-340
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p324-340
Resenha
SILVA, V. L. G.; SOUZA, G.; CASTRO, C. A. (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018. 470 p.
Gecia Aline Garcia
341-347
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p341-347
Normas para Publicação
Normas
Lélia Cristina Silveira de Moraes
p.348-353
PDF
Edição Completa
Edição Completa
Lélia Cristina Silveira de Moraes
p.1-353
PDF
Pareceristas
Pareceristas Ad hoc (2020)
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Artigos mais lidos
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1181
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
916
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
913
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
411
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
411
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. 334 p.
361
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
353
Educação e Política
352
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
315
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
298
Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise a partir da percepção dos professores de uma escola do município de Redenção/CE
286
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
281
Relações etnico-racias: o pensamento decolonial e a prática pedagógica para uma educação antirracista
268
Os usos do conceito de branquitude para uma educação antirracista no Brasil
263
As quatro vertentes interpretativas da Filosofia Brasileira
253
Entre insurgências e ataques a educação
247
Tem um aluno autista na minha sala! - desafios da educação inclusiva no curso de Pedagogia da Unemat de Sinop
241
Construção e validação do questionário Bullying na Escola: a percepção dos professores
213
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
212
Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação
210