O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p189-207

Palavras-chave:

Mobiliário escolar, Escolas cristãs, La Salle

Resumo

A escola como um ambiente especializado para o ensino-aprendizagem se desenvolveu a partir do século XVII e, nesse ambiente, foi introduzido um mobiliário escolar desenvolvido de acordo com o método pedagógico utilizado. Este artigo parte dessa premissa para investigar, a partir da função social, o mobiliário escolar das Escolas Cristãs, rede de escolas criada por João Batista de La Salle (1651-1719) na França a partir de 1689. O objetivo é mostrar que a escolha desse mobiliário tinha, mais do que uma função prática, uma função social. Para tanto, o artigo faz uma leitura hermenêutica do Guia das Escolas Cristãs, obra pedagógica de La Salle, para concluir que o padrão científico dos móveis desenhados para a sala de aula seguia o mesmo princípio pedagógico das Escolas Cristãs e tinha a mesma função: dar dignidade para as crianças pobres.

Palavras-chave: Mobiliário escolar. Escolas cristãs. La Salle.

The Christian Schools Furniture in the 17th Century: a Humanizing Element

ABSTRACT

The School as a specialized environment for teaching and learning was developed from the 17th century on. In that environment, school furniture was developed according to the pedagogical method. This article starts from this premise to investigate, from the social function, the school furniture of the Christian Schools, a network of schools created by John Baptist de La Salle (1651-1719) in France as from 1689. The objective is to show that the choice of this furniture had, more than a practical function, a social function. Therefore, the article makes a hermeneutic reading of the “The Conduct of the Christian Schools”, La Salle's pedagogical work, to conclude that the scientific standard of the furniture designed for the classroom followed the same pedagogical principle of the Christian Schools and had the same function: to provide dignity for poor children.

Keywords: School furniture. Christian schools. La Salle.

El Mobiliario Escolar de las Escuelas Cristianas del Siglo XVII: un Elemento Humanizador

RESUMEN

La escuela como un lugar especializado para la enseñanza y el aprendizaje se desarrolló a partir del siglo XVII y, en ese lugar, el mobiliario escolar se desarrolló de acuerdo con el método pedagógico utilizado. Este artículo parte de esta premisa para investigar, a partir de la función social de la escuela, el mobiliario escolar de las Escuelas Cristianas, una red de escuelas creada por Juan Bautista de La Salle (1651-1719) en Francia desde 1689. El objetivo es mostrar que la elección de este mobiliario tenía, más que una función práctica, una función social. Por lo tanto, el artículo hace una lectura hermenéutica de la “Guía de las Escuelas Cristianas”, el trabajo pedagógico de La Salle, para concluir que el estándar científico de los muebles diseñados para el aula siguió el mismo principio pedagógico de las Escuelas Cristianas y tuvo la misma función: dar dignidad a los niños pobres.

Palabras clave: Mobiliario escolar. Escuelas cristianas. La Salle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clóvis Trezzi, Universidade La Salle de Canoas/RS

Doutor em Educação pela Universidade La Salle de Canoas/RS. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e na área de Educação e Cultura da mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2020-12-09

Como Citar

TREZZI, Clóvis.
O mobiliário das escolas cristãs no século XVII: um elemento humanizador
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 3, p. p.189–207, 9 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15687. Acesso em: 21 nov 2024.