Desafios em torno da pesquisa sobre o mobiliário escolar: uma conversa com Marcus Levy Bencostta
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p324-340Palavras-chave:
Mobiliário escolar, Cultura material escolar, História da EducaçãoResumo
Nesta entrevista, Marcus Levy Bencostta, professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná, discorre sobre os aspectos que envolvem a produção historiográfica e a potencialidade em torno da construção de pesquisas que tomam como objeto de estudo o mobiliário escolar. Ao longo de sua trajetória profissional, Marcus Levy Bencostta tem elaborado um conjunto significativo de trabalhos acerca da História da Educação no Brasil e, mais precisamente, sobre a cultura material escolar, com a qual tem contribuído com referenciais analíticos utilizados por muitos pesquisadores que investigam a realidade educativa. Destaca-se também sua inserção como Professor Visitante em diferentes Universidades Brasileiras e Estrangeiras e os cargos ocupados em Revistas Acadêmicas e Associações como a ANPED e a SBHE. É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP, 1999), realizou pós-doutorado pela École Nationale Supérieure d´Architecture de Versailles, França (2007-2008) e aperfeiçoamento em Arquitetura Escolar pela Université du Québec à Montréal (2004). É fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar - NEPHArqE e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade – NEPHEM, ambos sediados na UFPR. Tem se dedicado, principalmente, a pesquisar os seguintes temas: Arquitetura Escolar, Culturas Escolares, Fotografias Escolares, Colégios Confessionais.
Palavras-chave: Mobiliário escolar. Cultura material escolar. História da Educação.
Challenges surrounding School Furniture research: a conversation with Marcus Levy Bencostta
ABSTRACT
In this interview, Marcus Levy Bencostta, professor and researcher at the Federal University of Paraná, discusses the aspects that involve the historiographic production and the potentiality around the construction of research that take as an object of study the school furniture. Throughout his professional career, Marcus Levy Bencostta has elaborated a significant set of works on the History of Education in Brazil and, more precisely, on the material school culture, to which he has contributed with analytical references used by many researchers who investigate the educational reality. He is also a Visiting Professor at different Brazilian and Foreign Universities and has held positions in Academic Journals and Associations such as ANPED and SBHE. He holds a Ph.D. in Social History from the University of São Paulo (USP, 1999), a post-doctoral degree from the École Nationale Supérieure d'Architecture de Versailles, France (2007-2008), and further education in School Architecture from the Université du Québec à Montréal (2004). He is the founder of the Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar - NEPHArqE (Center for Studies and Research in the History of School Architecture) and the Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade - NEPHEM (Center for Studies and Research in the History of Education and Modernity), both based at UFPR. It has been mainly dedicated to researching the following themes: School Architecture, School Cultures, School Photographs, Confessional Colleges.
Keywords: School furniture. School material culture. History of Education.
Desafíos en torno a la investigación sobre mobiliario escolar: una conversación con Marcus Levy Bencostta
RESUMEN
En esta entrevista, Marcus Levy Bencostta, profesor e investigador de la Universidad Federal de Paraná, discute los aspectos que involucran la producción historiográfica y la potencialidad en torno a la construcción de investigaciones que toman como objeto de estudio el mobiliario escolar. A lo largo de su carrera profesional, Marcus Levy Bencostta ha elaborado un importante conjunto de obras sobre la historia de la educación en el Brasil y, más concretamente, sobre la cultura material escolar, a las que ha contribuido con referencias analíticas utilizadas por muchos investigadores que investigan la realidad educativa. También es profesor visitante en diferentes universidades brasileñas y extranjeras y ha ocupado cargos en revistas académicas y asociaciones como la ANPED y la SBHE. Tiene un doctorado en Historia Social de la Universidad de São Paulo (USP, 1999), un posdoctorado de la École Nationale Supérieure d'Architecture de Versailles, Francia (2007-2008) y una formación complementaria en Arquitectura Escolar de la Université du Québec à Montréal (2004). Es fundador del Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar - NEPHArqE (Centro de Estudios e Investigaciones en Historia de la Arquitectura Escolar) y del Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade - NEPHEM (Centro de Estudios e Investigaciones en Historia de la Educación y de la Modernidad), ambos con sede en la UFPR. Se ha dedicado principalmente a la investigación de los siguientes temas: Arquitectura Escolar, Culturas Escolares, Fotografías Escolares, Colegios Confesionales.
Palabras clave: Muebles escolares. Cultura material escolar. Historia de la Educación.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.