As mobílias escolares nas escolas radiofônicas: uma análise sobre a produção, circulação e os métodos de ensino para os jovens e adultos na Amazônia bragantina (1961-1968)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n3p208-232

Palavras-chave:

Mobília escolar, Jovens e adultos, Amazônia Bragantina

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar a produção, a circulação e os métodos de ensino, presentes nas mobílias escolares para os jovens e adultos das escolas radiofônicas na Amazônia Bragantina, no período de 1961-1968. A metodologia utilizada foi a abordagem da Nova História Cultural. As imagens contidas nos Livros de Tombo do Tribunal de Contas da Diocese de Bragança, o uso dos decretos e as leis foram as principais fontes deste estudo. Foi constatado que as mobílias eram produzidas na oficina anexada ao Escritório do Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) e enviadas apenas para três municípios. As outras localidades fabricavam suas mobílias com a ajuda dos marceneiros de suas respectivas comunidades. Foram identificadas, nas imagens, o uso de dois tipos de mobílias escolares nas escolas radiofônicas: a de mesas rústicas com cadeiras de assento e apoio para as costas, encontradas numa escola municipal. Elas variavam de tamanho, visto que eram produzidas para o ensino de crianças, o que causava um desconforto para os adultos. Já a mobília de mesas rústicas com bancos rústicos, sem encosto, prejudicava a aprendizagem dos alunos (agricultores que passavam o dia trabalhando na lavoura), uma vez que não tinha encosto para descansar as costas e ajudar na postura. Assim, a partir dos resultados, é fato que a distribuição e organização das mobílias nas salas de aula das escolas radiofônicas estavam constituídos por dois métodos de ensino: os círculos de cultura e o diálogo, princípios educativos freireanos que eram usados para alfabetizar os jovens e adultos na Amazônia Bragantina.

Palavras-chave: Mobília escolar. Jovens e adultos, Amazônia Bragantina.

School furniture in radio schools: an analysis of production, circulation and teaching methods for young people and adults in the Bragantina Amazon (1961-1968)

ABSTRACT

This article aimed to analyze the production, circulation and teaching methods present in school furniture for young people and adults in radio schools in the Bragantina Amazon, in the period 1961-1968. The methodology used was the New Cultural History approach. The images contained in the Tombo Books of the Court of Accounts of the Diocese of Bragança, the use of decrees and laws were the main sources of this study. It was found that the furniture was produced in the workshop attached to the Bragança Radio Educational System Office (SERB) and sent only to three municipalities. The other locations made their furniture with the help of carpenters from their respective communities. In the images, the use of two types of school furniture in radio schools was identified: that of rustic tables with seating chairs and back support, found in a municipal school. They varied in size since they were produced for teaching children, which caused discomfort for adults. The furniture of rustic tables with rustic benches, without backrest, hindered the students' learning (farmers who spent the day working in the fields) since there was no backrest to rest their backs and help with their posture. Thus, based on the results, it is a fact that the distribution and organization of furniture in the classrooms of radio schools were constituted by two teaching methods: culture circles and dialogue, Freirean educational principles that were used to literate young people and adults in the Bragantina Amazon.

Keywords: School furniture. Young people and adults. Bragantina Amazon.

Muebles escolares en las escuelas de radio: un análisis de los métodos de producción, circulación y enseñanza para jóvenes y adultos en el Amazonas Bragantine (1961-1968)

RESUMEN

Este artículo tuvo como objetivo analizar los métodos de producción, circulación y enseñanza presentes en el mobiliario escolar para jóvenes y adultos en las escuelas de radio de la Amazonia Bragantina, en el período 1961-1968. La metodología utilizada fue el enfoque de la Nueva Historia Cultural. Las imágenes contenidas en los Tombo Books del Tribunal de Cuentas de la Diócesis de Bragança, el uso de decretos y leyes fueron las principales fuentes de este estudio. Se encontró que el mobiliario fue producido en el taller adjunto a la Oficina del Sistema Educativo de Radio de Bragança (SERB) y enviado solo a tres municipios. Los otros lugares hicieron sus muebles con la ayuda de carpinteros de sus respectivas comunidades. En las imágenes se identificó el uso de dos tipos de mobiliario escolar en las escuelas de radio: el de las mesas rústicas con sillas para sentarse y respaldo, encontradas en una escuela municipal. Varían en tamaño, ya que fueron producidos para enseñar a los niños, lo que causaba molestias a los adultos. El mobiliario de mesas rústicas con bancos rústicos, sin respaldo, dificultaba el aprendizaje de los estudiantes (agricultores que pasaban el día trabajando en el campo), ya que no había respaldo para descansar la espalda y ayudar con su postura. Así, a partir de los resultados, es un hecho que la distribución y organización del mobiliario en las aulas de las escuelas de radio estuvo constituida por dos métodos de enseñanza: círculos culturales y diálogo, principios educativos freireanos que se utilizaron para alfabetizar a los jóvenes y adultos en el Amazonas Bragantina.

Palabras clave: Mobiliario escolar. Jóvenes y adultos. Bragantina Amazon.

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Biografia do Autor

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação na Universidade Federal do Pará- (PPGED/ICED/UFPA/2019). Professor da Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Bragança). Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação -(SBHE). Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA). Membro  do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras do Maranhão (NEDHEL).

Cesar Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-Doutor em Educação pela USP (2006) e pela Universidade do Porto (2011). Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Biblioteconomia (UFMA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA).  Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL).

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

MACIEL, Rogerio Andrade; CASTRO, Cesar Augusto.
As mobílias escolares nas escolas radiofônicas: uma análise sobre a produção, circulação e os métodos de ensino para os jovens e adultos na Amazônia bragantina (1961-1968)
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 3, p. p.208–232, 9 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/15689. Acesso em: 22 dez 2024.