Entrevista com a Professora Dra. Márcia de Souza Hobold: “Formação continuada de professores da educação básica: investimento no processo de emancipação humana”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.44

Palavras-chave:

história de vida, pesquisa em formação de professores, formação continuada

Resumo

A entrevista desse dossiê, que focaliza a “Formação continuada de professores da educação básica: investimento no processo de emancipação humana”, foi concedida pela professora doutora Márcia de Souza Hobold às organizadoras do dossiê Joana Paulin Romanowski (UNINTER, Brasil), Maria Helena Damião (FPCE-UC. Portugal) e Ilma Vieira do Nascimento (UFMA, Brasil) e realizada por Joana Paulin Romanowski. O dossiê focaliza  a formação continuada por princípios de emancipação do trabalho do professor, no acolhimento da reflexão crítica para promover a profissionalização dos professores. Márcia de Souza Hobold é formada em Pedagogia e Psicologia, fez especialização em Psicopedagogia, tem mestrado e doutorado em Educação, e estágio de pós-doutoramento na PUCSP. É professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na disciplina de Didática nos cursos de licenciatura e na disciplina de Formação de Professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Foi professora da educação básica por dezenove anos, lecionando desde os anos iniciais do ensino fundamental até a atuação na coordenação pedagógica do ensino médio. É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq – bolsa PQ. Tem uma atuação em pesquisa no campo de formação de professores, com participação em associações (ANPEd, ANFOPE, RIPEFOR) e grupos de pesquisa marcada por colaboração e voluntariado na coordenação e comitês científicos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, Centro Universitário Internacional

Doutora em Educação. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional (PPGENT-UNINTER).  Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos. Editora da Revista Intersaberes- UNINTER. Membro do Comitê Editorial da Revista Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores. Bolsista Produtividade CNPQ. Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR como membro fundador; Red de Inducion a la Docência.

Maria Helena Damião, Universidade de Coimbra

Doutora em Ciências da Educação. Professora de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS 20).

Ilma Vieira do Nascimento, Universidade Federal do Maranhão; Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela USP (Universidade de São Paulo). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE): mestrado acadêmico e doutorado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); mestrado profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

ROMANOWSKI, Joana Paulin; DAMIÃO, Maria Helena; NASCIMENTO, Ilma Vieira do.
Entrevista com a Professora Dra. Márcia de Souza Hobold: “Formação continuada de professores da educação básica: investimento no processo de emancipação humana”
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)