Entrevista com a Professora Dra. Márcia de Souza Hobold: “Formação continuada de professores da educação básica: investimento no processo de emancipação humana”
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.44Palavras-chave:
história de vida, pesquisa em formação de professores, formação continuadaResumo
A entrevista desse dossiê, que focaliza a “Formação continuada de professores da educação básica: investimento no processo de emancipação humana”, foi concedida pela professora doutora Márcia de Souza Hobold às organizadoras do dossiê Joana Paulin Romanowski (UNINTER, Brasil), Maria Helena Damião (FPCE-UC. Portugal) e Ilma Vieira do Nascimento (UFMA, Brasil) e realizada por Joana Paulin Romanowski. O dossiê focaliza a formação continuada por princípios de emancipação do trabalho do professor, no acolhimento da reflexão crítica para promover a profissionalização dos professores. Márcia de Souza Hobold é formada em Pedagogia e Psicologia, fez especialização em Psicopedagogia, tem mestrado e doutorado em Educação, e estágio de pós-doutoramento na PUCSP. É professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na disciplina de Didática nos cursos de licenciatura e na disciplina de Formação de Professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Foi professora da educação básica por dezenove anos, lecionando desde os anos iniciais do ensino fundamental até a atuação na coordenação pedagógica do ensino médio. É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq – bolsa PQ. Tem uma atuação em pesquisa no campo de formação de professores, com participação em associações (ANPEd, ANFOPE, RIPEFOR) e grupos de pesquisa marcada por colaboração e voluntariado na coordenação e comitês científicos.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.