Sobre a Revista

Revista Educação e Emancipação

A  Revista Educação e Emancipação é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação, de acesso aberto que publica trabalhos originais de pesquisadores e estudiosos brasileiros e de outros países que tratem de educação, oriundos de pesquisas, bem como ensaios teóricos, entrevista sobre a temática e resenha. Os conceitos e posicionamentos emitidos são de inteira responsabilidade de seus autores.

10.18764 | 2358-4319 |   A3

Edição Atual

v. 17, n. 2, maio/ago. 2024
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Publicado: 2024-08-15

Editorial

Artigos

  • Una mirada contra colonial e interseccional a la construcción del sistema sexo-género moderno y sus implicaciones para la educación sexual

    Isadora de Freitas Oliveira
    19-39
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.16
  • Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana

    Amanda Aparecida Marcatti, Pedro Henrique Chaves Pessanha, Henrique Dumonte Pena
    40-56
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.17
  • Análise psicossocial da avaliação da aprendizagem na EJA no contexto pandêmico, em Boa Vista (RR)

    André Felipe Costa Santos, Maria Lucenir de Sousa da Silva, Clarilza Prado de Sousa
    57-78
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.18
  • Avaliação da qualidade do ensino superior português: uma visão sobre o panorama atual

    João Pedro Carvalho Caseiro
    79-99
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.19
  • Memorial de formação e rodas de conversa: contribuições na formação inicial de professores

    Poliana Gomes de Oliveira Guedes, Josania Lima Portela Carvalhêdo
    100-119
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.20
  • O método dialético na pesquisa em extensão popular: subsídios teórico-metodológicos à produção do conhecimento

    Renan Soares de Araújo
    120-140
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.21
  • Competências profissionais no currículo da formação docente: O PARFOR em questão

    Luciane Menezes Cardoso, Maria Alice Melo
    141-160
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.22
  • A ética como condição indissociável do ser mais em Paulo Freire

    Geraldo Mateus de Sá
    161-175
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.23
  • O bullying narrado por educadores de escolas de Ladário-MS: um “olhar” pela Teoria Crítica

    Isabella Fernanda Ferreira, Nivaldo Alexandre de Freitas
    176-195
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.24
  • Por uma pedagogia crítica da visualidade antirracista: o livro didático em questão

    Eduardo Pugliesi, Erenildo João Carlos
    196-217
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.25
  • Feminismo negro: tensionando interseccionalidades no currículo escolar

    Camila Ferreira da Silva, Denise Maria Botelho, Janssen Felipe da Silva
    218-239
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.26
  • Remição de pena como política educacional nas prisões femininas da Paraíba

    Miryan Aparecida Nascimento de Souza, Timothy Denis Ireland
    240-254
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.27
  • Revelando o Invisível: as experiências de discriminação racial entre estudantes universitários

    Eliany Nazaré Oliveira, Marcos Pires Campos, Paulo Jorge Almeida Pereira
    255-275
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.28
  • Universidade em ação com a comunidade: crianças em contextos de violência vivenciando experiências do brincar

    Aliandra Cristina Mesomo Lira, Sabrina Plá Sandini, Mariulce da Silva Lima Leineker
    276-294
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.29
  • A transformação da identidade docente no Novo ensino médio: professor ou orientador?

    Wanderson Barbosa dos Santos
    295-316
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.30
  • Remuneração dos profissionais do magistério do estado da Paraíba: reflexões a partir de contextos contemporâneos

    Marcus Quintanilha da Silva
    317-336
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.31
  • O fechamento das escolas do campo e a dissonância com a legislação

    Beatriz Souza Barral, Fabrício Vassalli Zanelli, Dileno Dustan Lucas de Souza
    337-355
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.32
  • Dificuldades da pesquisa em educação: um estudo de caso com estudantes do sudoeste do Amazonas e as possibilidades de diálogos interculturais

    Vandreza Souza dos Santos, Ivanise Maria Rizzatti
    356-371
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.33
  • Aprendizagem autoral no contexto das TDICS: análise de uma Plataforma Educacional

    Lara Gabriela Matoso, Estela Maris Giordani
    372-391
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.34
  • Atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: estado da arte em teses e dissertações

    Cristiane de Fátima Costa Freire, Francileide Batista de Almeida Vieira, Disneylândia Maria Ribeiro
    392-413
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.35
  • O acesso à educação superior para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e portadoras de visto humanitário: inclusão, democratização e internacionalização

    Janaina Santos de Macedo, Raquel Pinheiro, Irineu Manoel de Souza
    414-433
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.36

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