A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p246-268

Palavras-chave:

Acordos MEC/USAID. Cidadania. Ditadura Militar.

Resumo

O objetivo deste artigo será discorrer acerca da participação de organismos internacionais na reforma promovida pelo Estado na área da educação durante a ditadura militar (1964-1985). Para viabilizar essa proposta, serão considerados os acordos MEC/USAID, focando, dentro dos limites deste artigo, as Leis 5.540/68 e 5.692/71. Além disso, será realizada discussão com base em autores que discutiram a crise que ocorreu no Brasil ao longo da década de 1960, com o intuito de compreendermos qual era o contexto econômico e político em que esses acordos foram firmados. A hipótese levantada é a de que esses organismos internacionais influenciaram – e ainda influenciam - de forma negativa a educação no Brasil e, além de criar empecilhos para que esse direito seja promovido segundo os pressupostos constitucionais da qualidade e da universalidade, contribuíram para o processo de precarização das condições de trabalho dos professores.

Palavras-chave: Acordos MEC/USAID. Cidadania. Ditadura Militar.

The Influence of International Agencies in Brazil: the MEC/USAID agreements in the context of the 1964 military dictatorship

ABSTRACT

The purpose of this article will be to discuss the participation of international organizations in the reform promoted by the State in the area of education during the military dictatorship (1964-1985). In order to make this proposal feasible, the MEC / USAID agreements will be considered, focusing, within the limits of this article, Laws number. 5.540 / 68 and number. 5.692 / 71. In addition, discussion will be held on the basis of authors who discussed the crisis that occurred in Brazil throughout the 1960s in order to understand the economic and political context in which these agreements were signed. The hypothesis raised is that these international bodies influenced - and still influence - in a negative way the education in Brazil and, besides creating impediments for this right to be promoted according to the constitutional assumptions of quality and universality, contributed to the process of precariousness of teachers' working conditions.

Keywords: MEC / USAID agreements. Citizenship. Military dictatorship.

La Influencia de las Agencias Internacionales en Brasil: los acuerdos MEC/USAID en el contexto de la dictadura militar de 1964

RESUMEN

El objetivo de este artículo será discurrir sobre la participación de organismos internacionales en la reforma promovida por el Estado en el área de la educación durante la dictadura militar (1964-1985). Para viabilizar esta propuesta, se considerarán los acuerdos MEC / USAID enfocando, dentro de los límites de este artículo, las leyes nº 5.540 / 68 y nº5.692 / 71. Además, se realizará discusión con base en autores que discutieron la crisis que ocurrió en Brasil a lo largo de la década de 1960 con el objetivo de comprender cuál era el contexto económico y político en que esos acuerdos fueron firmados. La hipótesis planteada es la de que estos organismos internacionales influyeron -y aún influyen- de forma negativa a la educación en Brasil y, además de crear obstáculos para que ese derecho sea promovido según los supuestos constitucionales de la calidad y de la universalidad, contribuyeron al proceso de precarización de las condiciones de trabajo de los profesores.

Palabras  clave: Acuerdos MEC / USAID. Ciudadanía. Dictadura militar.

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Biografia do Autor

Alex Ricardo Bombarda, Professor do Estado de São Paulo - SEE SP

Mestre em Ciências Sociais pela na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus Araraquara.  SP.  Doutorando em Ciências Sociais na UNESP/Marília-SP.  Professor de Sociologia no Estado de São Paulo.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

BOMBARDA, Alex Ricardo.
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 3, p. p.246–268, 30 Set 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.