Entre insurgências e ataques a educação

a formação continuada na perspectiva da educação humanizadora como forma de resistência e esperança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.30

Palavras-chave:

formação continuada, educação humanizadora, práticas educativas

Resumo

A formação continuada de professores, articulada com a perspectiva de uma educação humanizadora, apresenta-se como tema deste artigo, que tem como objetivo analisar como a formação continuada na perspectiva da educação humanizadora pode contribuir com novas perspectivas para o contexto educacional, estabelecendo nexos com práticas que favoreçam o enfrentamento das dificuldades encontradas no atual momento histórico de nosso país. Para tanto, realizamos uma reflexão-crítica a partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, interseccionando diálogo com algumas contribuições teóricas que aproximam-se da temática proposta. Como contribuições deste exercício reflexivo, identifica-se a possibilidade e a relevância de revisitar as concepções e práticas de formação continuada, buscando qualificar os processos formativos, acolhendo e contemplando olhares sobre os aspectos subjetivos em torno do processo de ensino e aprendizagem. Pode-se inferir, ainda, a necessidade em retomar a reflexão sobre a ética, o respeito, a resiliência e o empoderamento intelectual diante do contexto em que nos situamos. Esse processo forma, modifica e auxilia os professores em formação, partindo da reflexão teórica e prática, para um ensino que liberta e humaniza, abrindo assim espaço para outras formas de ser professor e fazer educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Roberto Dalla Valle, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC)

Mestre em Educação Unochapecó. Doutorando em Educação pela UNOESC/ Joaçaba. Bolsista UNIEDU.  Servidor da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Celoy Aparecida Mascarello, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC)

Mestre em Educação Unochapecó. Doutoranda em Educação pela UNOESC/ Joaçaba. Bolsista UNIEDU.  Servidora da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Cristiane de Oliveira Fiorentini, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC)

Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP-UCP, Porto, Portugal). Servidora da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

VALLE, Paulo Roberto Dalla; MASCARELLO, Celoy Aparecida; FIORENTINI, Cristiane de Oliveira.
Entre insurgências e ataques a educação: a formação continuada na perspectiva da educação humanizadora como forma de resistência e esperança
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.