O acesso à educação superior para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e portadoras de visto humanitário: inclusão, democratização e internacionalização
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.36Palavras-chave:
educação superior, migrações, refúgioResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a importância do acesso à educação superior para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e migrantes para a consolidação de um ambiente acadêmico democrático, inclusivo, comprometido com valores de justiça social e internacionalizado. Para tal, é fundamental a compreensão dos muitos atravessamentos que impelem os deslocamentos humanos forçados e as migrações e que desafiam as sociedades de acolhida na construção de alternativas viáveis e socialmente sustentáveis. Metodologicamente, por intermédio de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, infere-se que é imperativo que sejam envidados esforços para o pleno acesso aos direitos destas populações às políticas públicas vigentes e o aperfeiçoamento das mesmas para a plena inclusão e acesso. Neste sentido, cabe à educação, em específico neste artigo no nível superior, a busca por uma perspectiva anticolonial ou decolonial que tenha no respeito à diversidade de perfis discentes um valor importante, para além de colaborar na construção de diálogos interculturais e de promover uma cultura universitária mais democrática e plural, e que esteja comprometida com uma efetiva transformação das sociedades e desigualdades e superação dos desafios e barreiras ainda existentes.
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