O diálogo entre a implementação da BNCC, a formação continuada de professores e as tecnologias digitais no cotidiano de uma escola de São Luís

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.34

Palavras-chave:

BNCC, formação continuada, tecnologias digitais

Resumo

Este trabalho, recorte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), aborda a formação continuada como um dispositivo de implementação das prescrições da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – em uma escola municipal da zona rural de São Luís-MA, por meio de um recurso tecnológico – o blog. Construído como um produto educacional, esse instrumento constituiu um espaço de escrita colaborativa com e entre os professores por ter sido um meio de comunicação e compartilhamento de materiais e ferramentas possibilitando, assim, a incursão nas orientações prescritas da BNCC , seus efeitos no trabalho pedagógico e , nesse processo, a formação continuada dos profissionais da escola, campo empírico da pesquisa original e onde se deu a construção daquela ferramenta tecnológica, essencial ao trabalho educacional em tempo de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ilma Vieira do Nascimento, Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Educação pela USP (Universidade de São Paulo). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE): mestrado acadêmico e doutorado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); mestrado profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Wendla Mendes Silva Borges, Faculdade Laboro de São Luís-MA. Secretaria Municipal de Educação de São Luís-MA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA). Docente da Faculdade Laboro de São Luís - MA. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís-MA (SEMED). 

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

NASCIMENTO, Ilma Vieira do; BORGES, Wendla Mendes Silva.
O diálogo entre a implementação da BNCC, a formação continuada de professores e as tecnologias digitais no cotidiano de uma escola de São Luís
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.