Do desempenho à ação profissional

sobre o rumo da formação contínua de professores em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.29

Palavras-chave:

autonomia docente, formação contínua de professores, desempenho docente, ação docente, política supranacional

Resumo

Este artigo incide no rumo que, em Portugal, tem sido conferido à formação contínua de professores. Na letra da lei, sobressai o desempenho docente como seu objeto privilegiado, opção compatível com princípios da reforma global da educação escolar, que o país tem acolhido. Realizado um levantamento da oferta disponível, junto da principal entidade formadora, confirma-se isso mesmo. Questionando-se a prevalência do conceito de desempenho docente e das práticas de ensino que desencadeia, afirma-se a necessidade de fazer valer o conceito de ação docente como orientador da formação. De facto, a ação, por ser informada, crítica e deliberada, constitui a melhor expressão da autonomia profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Helena Damião, Universidade de Coimbra

Doutora em Ciências da Educação. Professora de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS 20).

Cátia Delgado

Mestre em Ciências da Educação. Doutoranda de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Membro colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS 20).

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

DAMIÃO, M. H.; DELGADO, C. Do desempenho à ação profissional: sobre o rumo da formação contínua de professores em Portugal. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 15, n. 3, 2022. DOI: 10.18764/2358-4319v15n3.2022.29. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20555. Acesso em: 29 mar. 2024.