Da “Narrativa” Humanista à Educação Humanista - Uma análise do currículo escolar na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n2p11-33Palavras-chave:
Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo EscolarResumo
Nas últimas duas décadas tem-se consolidado, à escala global, uma certa “narrativa” sobre o que deve ser a educação escolar materializada no currículo. Trata-se de uma “narrativa” que recebe contributos de entidades de diversa natureza e que, nas suas últimas versões, se afirma como de base humanista. Contudo, a análise dos documentos que a veiculam deixa perceber uma forte tendência no sentido de preparar “capital humano” destinado a um mercado de trabalho altamente competitivo. Dos aspectos que urge discutir, no sentido de reconduzir o currículo a essa base, destacam-se, neste trabalho, o fim ou fins últimos que essa educação deve perseguir (os quais solicitam a noção de perfectibilidade humana) e o conhecimento que tem por dever veicular (na medida em que constitui a herança de humanidade e pode contribuir para humanizar).
Palavras chave: Narrativa Educativas. Educação Humanista. Currículo Escolar.
From Humanistic “Narrative” to a Humanistic Education – An analysis of the school curriculum in the contemporaneity
ABSTRACT
In the past two decades, on a global scale, a certain “narrative” has been consolidated about what should be the school education materialized in the curriculum. It’s a “narrative” that receives contributions from diverse entities, and, in its more recent versions, affirms itself of a humanistic base. However, analysing the documents that bind it shows a clear tendency to prepare “human capital”, destined to a highly competitive labor market. Among the aspects that are to be discussed, in order to guide the curriculum to that base, this paper highlights the ultimate purpose that this education must pursue (which require the notion of human perfectibility) and that knowledge that it should bind (as it constitutes humanity’s heritage and it may contribute to humanising).
Keywords: Narrative about Education. Humanistic Education. School Curriculum
De la “Narrativa” Humanista a la Educación Humanísta – Un analisis del currículo escolar en la contemporaneidad
RESUMEN
En las últimas décadas se ha consolidado, a la escala global, una cierta “narrativa” sobre lo que debe ser la educación escolar materializada en el currículo. Se trata de una “narrativa” que recibe contribuciones de entidades de diversa naturaleza y que, en sus últimas versiones, se afirma como de base humanista. Pero, el análisis de los documentos que lo conducen permite percibir una fuerte tendencia en el sentido de preparar “capital humano” destinado a un mercado de trabajo altamente competitivo. De los aspectos que urge discutir, en el sentido de reconducir el currículo a esa base, se destacan, en este trabajo, el fin o fines últimos que esa educación debe perseguir (los que solicitan la noción de perfectibilidad humana) y el conocimiento que tiene por deber conducir (en la medida en que constituye la herencia de humanidad y puede contribuir para humanizar).
Palabras clave: Narrativas Educativas. Educación Humanista. Currículo Escolar.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.