Formação continuada de professores para cursos de aprendizagem profissional
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.42Palavras-chave:
formação continuada, educação profissional e tecnológica, aprendizagem profissionalResumo
O artigo focaliza a formação de professores que atuam em cursos de aprendizagem profissional entendida como componente da formação integral. Toma como referência pesquisa de abordagem qualitativa que tem como objetivo compreender a formação dos professores para atuarem em cursos de aprendizagem profissional, realizada com a participação de professores desses cursos por meio de respostas a um questionário disponibilizado no Google Forms. As respostas organizadas e categorizadas apontam que a formação dos professores advém da prática profissional dos próprios professores, dos professores formadores e de estudos realizados por eles. Inclui uma sumarização do histórico dessa formação destacando que ela ocorre de modo emergencial e de modo assistemático sem oferta de curso de licenciatura. Destaca nos resultados da pesquisa que a formação continuada se faz à margem no sistema educacional e que tende a se vincular a uma formação de concepção na racionalidade técnica.
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