Formação continuada de professores para cursos de aprendizagem profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.42

Palavras-chave:

formação continuada, educação profissional e tecnológica, aprendizagem profissional

Resumo

O artigo focaliza a formação de professores que atuam em cursos de aprendizagem profissional entendida como componente da formação integral. Toma como referência pesquisa de abordagem qualitativa que tem como objetivo compreender a formação dos professores para atuarem em cursos de aprendizagem profissional, realizada com a participação de professores desses cursos por meio de respostas a um questionário disponibilizado no Google Forms. As respostas organizadas e categorizadas apontam que a formação dos professores advém da prática profissional dos próprios professores, dos professores formadores e de estudos realizados por eles. Inclui uma sumarização do histórico dessa formação destacando que ela ocorre de modo emergencial e de modo assistemático sem oferta de curso de licenciatura. Destaca nos resultados da pesquisa que a formação continuada se faz à margem no sistema educacional e que tende a se vincular a uma formação de concepção na racionalidade técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional (PPGENT-UNINTER).  Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos. Editora da Revista Intersaberes- UNINTER. Membro do Comitê Editorial da Revista Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores. Bolsista Produtividade CNPQ. Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR como membro fundador; Red de Inducion a la Docência.

Matilde Dias Martins Pupo

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

ROMANOWSKI, J. P.; PUPO, M. D. M. Formação continuada de professores para cursos de aprendizagem profissional. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 15, n. 3, 2022. DOI: 10.18764/2358-4319v15n3.2022.42. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20568. Acesso em: 29 mar. 2024.