Formação continuada de professores para cursos de aprendizagem profissional

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.42

Mots-clés :

formação continuada, educação profissional e tecnológica, aprendizagem profissional

Résumé

O artigo focaliza a formação de professores que atuam em cursos de aprendizagem profissional entendida como componente da formação integral. Toma como referência pesquisa de abordagem qualitativa que tem como objetivo compreender a formação dos professores para atuarem em cursos de aprendizagem profissional, realizada com a participação de professores desses cursos por meio de respostas a um questionário disponibilizado no Google Forms. As respostas organizadas e categorizadas apontam que a formação dos professores advém da prática profissional dos próprios professores, dos professores formadores e de estudos realizados por eles. Inclui uma sumarização do histórico dessa formação destacando que ela ocorre de modo emergencial e de modo assistemático sem oferta de curso de licenciatura. Destaca nos resultados da pesquisa que a formação continuada se faz à margem no sistema educacional e que tende a se vincular a uma formação de concepção na racionalidade técnica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Joana Paulin Romanowski, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional (PPGENT-UNINTER).  Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos. Editora da Revista Intersaberes- UNINTER. Membro do Comitê Editorial da Revista Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores. Bolsista Produtividade CNPQ. Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR como membro fundador; Red de Inducion a la Docência.

Matilde Dias Martins Pupo

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Téléchargements

Publié-e

2022-12-27

Comment citer

ROMANOWSKI, Joana Paulin; PUPO, Matilde Dias Martins.
Formação continuada de professores para cursos de aprendizagem profissional
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 déc. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20568. Acesso em: 3 juill. 2024.