Análise psicossocial da avaliação da aprendizagem na EJA no contexto pandêmico, em Boa Vista (RR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.18

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, representações sociais, pandemia

Resumo

Foi realizada uma análise psicossocial da avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a pandemia de COVID-19 em Boa Vista-RR, focando nas representações sociais dos professores de escolas públicas. A pesquisa utilizou o aporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2012) associado aos estudos da avaliação educacional (Stufflebeam, 1971; Scriven, 1967). Trinta professores da EJA foram entrevistados, e o software IRaMuTeQ auxiliou na análise psicossocial dos dados. Os resultados revelaram elementos representacionais como à falta de apoio do Estado, o receio dos professores em relação ao aumento do abandono e evasão escolar, as mudanças no tempo-espaço e clima escolar, e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação. Esses resultados evidenciam a complexidade das representações sociais dos professores sobre a avaliação da aprendizagem nesse contexto, destacando a necessidade de políticas públicas efetivas e suporte adequado para enfrentar os desafios impostos pela pandemia. A pesquisa contribui para uma melhor compreensão das dinâmicas educacionais durante crises sanitárias e oferece subsídios para futuras intervenções na área da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Felipe Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Doutor e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Maria Lucenir de Sousa da Silva, Secretaria de Estado da Educação e Desporto de Roraima

Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras. Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Docente do Ensino Básico e Tecnológico - Secretaria de Estado da Educação e Desporto de Roraima. (SEED). Membro do grupo “Cultura, Educação e Representações Sociais” (CERES) da UNESA.

Clarilza Prado de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação (PED) e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores (FORMEP). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Questões, objetos e perspectivas em avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 2014, 19: 487-507.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Narrativa das relações entre currículo e cultura digital em tempos de pandemia: uma experiência na pós-graduação. Revista Práxis Educacional, 2021, 17.45: 52-80.

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livros, 2005.

ARAÚJO, L. G.; ARAGÃO, C. O.; NUNES, T. R. O professor de ensino médio como agente de letramento digital na pandemia. Ensino em Perspectivas, [s. l.], v. 2, n. 4, p. 1-2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6711. Acesso em: 9 out. 2023.

ARROYO, M. G.; GIANNAZI, C.; GIANNAZI, C.; CAVALCANTE, L. A luta pelo direito à educação e a invisibilidade da EJA na pandemia. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kj1NutSMU9Y. Acesso em: 10 set. 2020.

ARRUDA, Angela. Imaginario social, imagen y representación social. Cultura y representaciones Sociales, 2020, 15.29: 37-62.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.

BIRMAN, J. O trauma na pandemia do coronavírus: suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. Cortez editora, 2018.

FANTINATO, M. C.; FREITAS, A. V.; DIAS, J. C. M. “Não olha para a cara da gente”: ensino remoto na EJA e processos de invisibilização em contexto de pandemia. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 13, n. 1, p. 104-124, 2020.

FERNANDES, J. R.; NOGUEIRA, M. F.; TRONCO, M. C. S. Tecnologias e currículo da EJA no Brasil em tempos de pandemia: para que, para quem?. Revista e-Curriculum, v. 21, p. e61652-e61652, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61652. Acesso em: 17 nov. 2023.

FERREIRA, S. L.; MARCONDES, A. P.; NOVAES, A. Indicadores psicossociais: um olhar ampliado para processos educativos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 69, p. 874–894, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4052. Acesso em: 17 nov. 2023.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da educação básica: Informe 1. 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-emtempos-de-pandemia-informe-n-1/. Acesso em: 17 nov. 2023.

GATTI , B. A.; SHAW, G. S. L.; PEREIRA, J. G. L. T. Perspectivas para formação de professores pós pandemia: um diálogo. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 511-535, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8361. Acesso em: 29 nov. 2023.

GATTI, B. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, p. 29-41, set. 2020.

GRANDISOLI, E.; JACOBI, P. R.; MARCHINI, S. Docência e Covid-19: percepções de educadores da rede paulista de ensino. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 34, p. e09351, 2023. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/9351. Acesso em: 23 nov. 2023.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 108-130, 2000.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. 35. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

JODELET, D. Representações sociais e mundos de vida. Curitiba (PR): Pucpres; Fundação Carlos Chagas, 2017.

KOSELLECK, R. Futuro passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora PUC-RJ, 2006.

LEBLANC, J.-M. Proposition de protocole pour l’analyse des données textuelles: pour une démarche expérimentale en lexicométrie. Nouvelles Perspectives en Sciences Sociales, v. 11, n. 1, p. 25-63, 2015.

LIMA, A. L. D.’I. et al. Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavírus: um olhar sobre múltiplas desigualdades. Acesso Dia, v. 13, 2020.

LOMBARDI, M. R. (coord.). Os empregos e o trabalho dos professores e das professoras da educação básica em tempos de pandemia. São Paulo: FCC, 2023.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2011.

MARKOVÁ, I. Mente dialógica: senso comum e ética. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2017.

MARTÍN-BARÓ, I. Entre o indivíduo e a sociedade. In: MARTÍN-BARÓ, I. Crítica e libertação na psicologia: estudos psicossociais. Petrópolis: Vozes, 2017. p. 101-161.

MAUSS, M. Ensaio sobre a dádiva. Lisboa: Edições 70, 1988.

MENEZES, J. B. F. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e021004, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/5384. Acesso em: 8 set. 2023.

MOLL, Sonja Gabriella; SOUSA, Clarilza Prado de; RAMALHO, Laurinda. Desafios de ser professor durante a pandemia. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 2022, 19.58: 179-192.

MORGADO, J. C.; SOUSA, J.; PACHECO, J. A. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa, Ponta Grossa , v. 15, e2016197, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092020000100130&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 9 out. 2023.

MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Ed. Vozes, 2011.

NERI, M. C. Mapa da nova pobreza. Rio de Janeiro: FGV Social, 2022.

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, v. 42, p. e249236, 2021.

PERELMAN, M. D. La pandemia como hecho social total, como crisis y la desigualdad urbana. Caderno CRH, v. 34, p. e021039, 2021.

POUPART, J.; DESLAURIERS, J.-P.; GROULX, L.-H.; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, A.P. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPART, J. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p.127-53.

QEDU. Busca de escolas, municípios e estados. 2022. Disponível em: <https://novo.qedu.org.br/municipio/4203204-camboriu/busca>. Acesso em: 12 de agosto de 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro começa agora: da pandemia à utopia. São Paulo: Boitempo, 2021.

SCRIVEN, M.The methodology of evaluation. In R. W. Tyler, R. M. Gagné, & M. Scriven (Eds.), Perspectives of curriculum evaluation. Chicago, IL: Rand McNally 1967.

SILVA, Maria Lucenir de Souza da Análise psicossocial da avaliação de aprendizagem de jovens e adultos no contexto pandêmico, em Boa Vista – RR. / Maria Lucenir de Souza da Silva. – Rio de Janeiro, 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, 2023.

SOUSA, C. P.; FERREIRA, S. L. Avaliação de larga escala e da aprendizagem na escola: um diálogo necessário. Psicologia e Educação, São Paulo, n. 48, p. 13-23, jun. 2019 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752019000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 nov. 2023.

SOUSA, Clarilza Prado de. Dimensões da avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, 2000, 22: 101-118.

STUFFLEBEAM, Daniel L. The use of experimental design in educational evaluation. Journal of Educational Measurement, 1971, 8.4: 267-274.

SZYMANSKI, Heloísa. A entrevista na pesquisa em educação: A prática reflexiva (rev., Vol. 4). Liber Livro, 2011.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

SANTOS, André Felipe Costa; SILVA, Maria Lucenir de Sousa da; SOUSA, Clarilza Prado de.
Análise psicossocial da avaliação da aprendizagem na EJA no contexto pandêmico, em Boa Vista (RR)
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 57–78, 15 Ago 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23539. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos