A integração de saberes no currículo da educação do campo: a experiência de uma escola família agrícola
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.16Parole chiave:
saberes, Educação do Campo, Mediações, Pedagogia da AlternânciaAbstract
O presente artigo analisa a experiência de uma Escola do Campo em Pedagogia da Alternância, localizada no norte do estado do Espírito Santo, e possui como objetivo apresentar as possibilidades de integração de saberes a partir do currículo de uma Escola Família Agrícola (EFA). Parte do pressuposto de que o Campo é um espaço rico em diversos conhecimentos, culturas, e que ao longo do tempo foi marginalizado. Utiliza-se de uma pesquisa qualitativa, recorrendo à revisão bibliográfica e documental. Utilizamos as contribuições de Santos (2010) para aprofundar a discussão sobre a importância dos diversos conhecimentos a partir da perspectiva da ecologia de saberes, de Caldart (2012), Arroyo (1999), Zamberlan (1996), Nosella (2012) e Gimonet (1999) para debate e compreensão sobre os conceitos e princípios da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, e de Jesus (2011) e Gerke (2023) para pesquisar e fundamentar as contribuições das Mediações da Pedagogia da Alternância na/para integração de saberes. A escola pesquisada possui
uma proposta pedagógica que constante e criticamente investiga e compreende a realidade dos/as estudantes, potencializa a participação das famílias e demais sujeitos/as envolvidos/as nos processos de formação da EFA. Verifica-se o potencial que as Mediações da Pedagogia da Alternância possuem para a promoção de uma formação integral, emancipatória, crítica e participativa dos/as estudantes, podendo ser apontada como uma alternativa importante para outras modalidades de educação que ousam realizar a integração de saberes no currículo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARROYO, Miguel Gonzalez. A Educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo. 1999. p.13-52.
BRASIL, Decreto nº 7352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a Política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 05 de nov. de 2010. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2010/decreto-7352-4-novembro-2010-609343-norma-pe.html. Acesso em: 24 ago. 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Dispõe sobre as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. In: BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p.282 – 284.
BRUM, Júlia Letícia Helmer; TELAU, Roberto. O Plano de Estudo e a Integração dos Conhecimentos na Pedagogia da Alternância. 2016. Monografia (Especialização em Pedagogia da Alternância) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Barra de São Francisco. ano
CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 257 – 265.
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO BLEY. Relatório Atividades Desenvolvidas em 2023. São Gabriel da Palha, 2023.
FOERSTE, Erineu. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GALLO, Silvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não- disciplinar. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.) O Sentido da escola. Petrópolis: DP et Alii, 2008. p. 15 – 35.
GARCÍA-MARIRRODRIGA, Roberto; PUIG-CALVÓ, Pedro. Formação em alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no Mundo. Belo Horizonte: O Lutador, 2010.
GERKE DE JESUS, Janinha. Formação de professores na pedagogia da alternância: saberes e fazeres do campo. Vitória: GM, 2011.
GERKE, Janinha. As medicações didáticas da pedagogia da alternância. In: BEGNAMI, João Batista. BURGHGRAVE, Thierry de. Mediações didáticas da Pedagogia da Alternância: Volume I Mediações de pesquisa e compartilhamento de saberes. Nova Friburgo, RJ: Pragma Livros, 2023. p.15 - 15.
GIMONET, Jean-Claude. Nascimento e Desenvolvimento de um movimento educativo: as casas familiares rurais de educação e de orientação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, I., 1999, Salvador. Anais do I Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância, Salvador: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, 1999. p.39 – 48.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes. 2007.
KOLLING, Edgar Jorge; NERY, Irmão Israel José; MOLINA, Monica Castagna. (org) Por uma educação básica do campo. 3. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1999.
MEPES – MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PROMOCIONAL DO ESPÍRITO SANTO. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). São Gabriel da Palha, 2020.
MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Lais Mourão. Escola do campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 324 - 331.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4.ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MUNARIM, Antonio. Educação do Campo: uma construção histórica. In: Revista da Formação por Alternância: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, 2005. n.1, v.6 - 12.
NÓBREGA, Juliana Janaina Tavares. Ecologia de Saberes: A interdisciplinaridade para pensar a educação e seus diálogos. Saberes Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação. Caicó, V. 23, n. 03, p. 1 – 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32405/17812. Acesso em: 18 jul. 2023.
NOSELLA, Paolo. Educação do Campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012.
NOSELLA, Paolo. Um novo prédio para a escola do meio rural: Condições físicas para as Escolas Família Agrícola. Vitória: MEPES, 1975.
PEREIRA, Viviane Camejo; PAULA, Adalberto Penha de. O diálogo de saberes como concepção na construção do conhecimento e método de trabalho na educação do campo. Revista Exitus. Santarém, V. 12, p. 01 – 25, 2022. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1768/1183. Acesso em: 18 jul. 2023.
POMUCHENQ, Felipe Junior Mauricio; ALBANI, Rayane; FERNANDES, Natalia Rigueira. Educação do Campo: Reflexão em torno de uma perspectiva transformadora. In: Encontro Baiano de Educação do Campo: trabalho, contra-hegemonia e emancipação humana, 2016, Salvador. Anais Encontro Baiano de Educação do Campo 2016. Disponível em: https://encontroeducampo.wixsite.com/uneb/copia-local-e-dicas-de-hospedagem. Acesso em: 10 ago. 2019.
RIBEIRO, Marlene. Pedagogia da Alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 34, n.1, p. 27 – 45, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022008000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 jul 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, Lourdes Helena. As Experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Viçosa: UFV, 2012.
TRINDADE, Glademir Alves; VENDRAMINI, Célia Regina. A Relação Trabalho e Educação na Pedagogia da Alternância. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.44, p. 32 – 46, 2011.
ZAMBERLAM, Sérgio. Pedagogia da Alternância Escola da Família Agrícola. Mansur, 1995.
ZAMBERLAM, Sérgio. Introdução a pedagogia da alternância. Piúma: Centro de formação - MEPES., 1992.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.