À MESA COM GAUTHIER E TARDIF
conselhos aos professores principiantes
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.54Parole chiave:
Educação básica, Ensino, Formação docente, Reflexões, Saberes docentes.Abstract
Este estudo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica comparativa realizada com dois pesquisadores da formação docente: Clermont Gauthier e Maurice Tardif. Com a intenção de olhar os professores principiantes que ocorre no âmbito escolar. O objetivo é construir um diálogo entre os dois teóricos a fim de alinhar-se aos anseios dos professores iniciantes com o propósito de ajuda-los. Como resultado tem-se uma proposição onde são listados conselhos que podem amparar estes professores em seus primeiros anos no magistério. O estudo não se interpreta fechado e nem terminado, mas sim como um preâmbulo ao lembrar que os professores principiantes se mostram ansiosos, conflituosos e inseguros diante de salas de aulas reais onde eles são os responsáveis por organizar o ensino.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMORIM, M.B.; MAESTRELLI, S.R.P. Início da docência em Ciências e Biologia: uma revisão a partir de teses e dissertações. Anais... In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Natal: RN, p. 01-07, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/indiceautor_1.htm#S . Acesso em: 11 de out. de 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Lei nº 9.493, 1996.
CARDOSO, A.A.; DEL PINO, M.A.B.; DORNELES, C.L. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauthier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. Anais... In: IX ANPED Sul. Caxias do Sul: RS, p. 01-12, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/668/556. Acesso em: 30 de dez. de 2018.
CARMO, E.M.; SELLES, S.E.; ESTEVES, M.M. Concepções de professores de biologia sobre a profissão docente. Revista Educação, Sociedade & Culturas. n. 44, p. 87-106, 2015. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC44_Medeiros.pdf. Acesso em: 29 de dez. de 2018.
CARMO, E.M.; SELLES, S.L.E. SILVA, V.B.; TAVARES, K.S. Saberes docentes de professores de Ciências e Biologia no início de carreira. Anais... In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Natal: RN, p. 01-07, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/indiceautor_1.htm#S . Acesso em: 11 de out. de 2019.
CARVALHO, A.V. Os saberes docentes nas visões de Paulo Freire e Maurice Tardif: uma contribuição. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciências. v. 09, n. 02, jun/dic., 2014, p. 34-43. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5761/10442. Acesso em: 21 de dez. de 2018.
CONFORTIN, R.; CAIMI, F.E. Constituição e mobilização de saberes docentes: perscrutando práticas de professores de Biologia no ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 17, n. 01, p. 157-181, jan-abr, 2017. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2769/3248. Acesso em: 29 de dez. de 2018.
GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J-F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução: Francisco Pereira de Lima. 3ª ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2013, 480p.
GHEDIN, E.; OLIVEIRA, E.L.; ALMEIDA, W.A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015, 279p.
MARTINEAU, S.; GAUTHIER, C. Da utilidade da pesquisa pedagógica para o ensino. Revista Educação em Debate. Fortaleza, CE, ano 21, n. 37, p. 37-44, 1999. Disponível em: http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/view/342. Acesso em: 28 de dez. de 2018.
PIMENTA, S.G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2012, 224p.
POZEBON, S. LOPES, A.R.L.V. Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática. Revista de Educação Pública. Cuiabá, MT. v. 28, n. 67, p. 219-238, jan./abr. 2019. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2922/pdf. Acesso em: 18 de jan. de 2019.
RIBEIRO, M.T.D.; GONÇALVES, T.V.O. Os saberes docentes na dinâmica pela profissionalização do trabalho docente. Revista Thema. v. 15, n. -3, p. 991-1006, 2018. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/952. Acesso em: 28 de dez. de 2018.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução: Francisco Pereira. 17ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, 325p.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução: João Batista Kreuch. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, 317p.
TOCAFUNDO, R.D.; NASCIMENTO, S.S.; MORENO, A. Reflexões sobre o distanciamento entre saberes teóricos e práticos na formação acadêmica de professores de educação básica. Enseñanza de las ciências. n. Extra, p. 3021-3026, 2017. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/339799/430764. Acesso em: 21 de dez. de 2018.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.