FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:

uma experiência em ensino de química no curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio.

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.29

Parole chiave:

Formação Inicial, Ensino de Química, Estratégias, PROEJA.

Abstract

Em cursos de licenciatura, a experiência da formação inicial deve passar por várias ofertas da educação Básica. Com a Lei nº 9394/96, a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio torna-se importantes espaço para atuação de uma nova carreira de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A oferta de cursos de licenciaturas em Instituições Federais (IFETs) é favorecida à formação e atuação de professores, quando se permite que acadêmicos participem do trabalho docente no cotidiano da Educação Profissional (EP). Nesta pesquisa apresentamos a experiência realizada no Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, partindo da hipótese inicial apresentada pelos alunos de que tinham dificuldades de aprendizagem nos conteúdos de Química, esta pesquisa  contou com a participação de duas acadêmicas de Licenciatura em Química do IFMA, campus São Luís/Monte Castelo, demonstrou ser possível ensinar os referidos conteúdos de forma contextualizada, criativa e crítica, logo os tornando significativos para os alunos.  A partir do desenvolvimento de estratégias interativas no Ensino de Química no curso técnico mencionado, foi capaz de despertar o mérito desta Ciência e contribuir para o desenvolvimento de novas habilidades do profissional docente da EPT. Participar da prática educativa no contexto da EJA no início da nossa formação, contribuiu para a aquisição de metodologias crítica, investigativa e ativa com reflexos na aprendizagem de forma significativa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Aline Barbosa de Oliveira, universidade estadual do maranhão

Graduada em licenciatura em química pelo Instituto Federal do Maranhão (2016). Atualmente é Mestranda em Ciencia Animal na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Já atuou como professora de Ciências e Química na Educação Básica. Possui graduação sanduíche, com uma ano de experiencia na Universitá degli Studi Roma Tor Vergata, tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de leite, produção de grafeno através do método de Hummes e no Ensino de Química na EJA atuando principalmente nos seguintes temas: Eletrotécnica,PROEJA, Qualidade, Leite e UHT.

Mali Raiol da Silva, Mestre em Química (IFMA)

Possui mestrado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2018). Com enfase na produção de carvão ativado (endocarpo do babaçu) na adsorção de pesticida em solução aquosa. Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2014). Durante a graduação foi bolsista de iniciação cientifica desenvolvendo um composto de mel/acerola e voluntaria em projeto de pesquisa voltado para a o ensino de química na modalidade EJA.

Vânia Mondego Ribeiro, Professora Doutora (IFMA)

Doutora em Educação UECE (2013-2017), Mestre em Educação UFMA (2003-2005), graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1998- 2003), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1998- 2003). Atualmente Professora de Educação no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: história - educação- memória; formação de professor - PROEJA

Kiany Sirley Brandão Cavalcante, Professora Doutora (IFMA)

Possui graduação em Química Industrial (UFMA, 2005), Licenciatura em Ciências Química (UEMA, 2007), Especialista em Gestão e Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação (VERIS, 2010), Mestrado em Química Analítica (UFMA, 2007) e Doutorado em Ciências, com ênfase em Química Orgânica (UFPB, 2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, com atuação nos cursos técnico, graduação e mestrado. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) do IFMA. Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química de 2013 a 2015 e Coordenadora de área do subprojeto de Iniciação à Docência no IFMA/Monte Castelo (PIBID/Capes) de 2013 a 2018. Consultora Ad-Hoc da FAPEMA. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Analise Química, Microbiologia e Química Orgânica, com ênfase em Biocombustíveis, Cromatografia, Planejamento experimental, Catálise, Síntese orgânica e Higiene e Biossegurança. É líder dos Grupos de Pesquisa em Microbiologia e em Biomassa do IFMA cadastrados no CNPq.

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, Maria Margarida. Como preparar trabalhos para cursos de pósgraduação: noções práticas. 5. Ed. São Paulo, SP: Atlas. 2002.

AUSUBEL, David P., Novak Joseph D. e, Hanesian, Helen. Psicologia Educativa. México, Trillas, 1976.

BRAATHEN, Christian. Hálito culpado: Princípio Químico do Bafômetro. In: Química Nova na Escola, São Paulo, v.5, p.3-5, maio. 1997.

BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 14 jul. 2006. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2006/decreto-5840-13-julho-2006-544587-norma-pe.html. Acesso em: 6 abr. 2018.

BRASIL. Lei n. 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 17 jul. 2008. Disponível em: http://www.legislação.planalto.gov.br Acesso em: 21 mai. 2018

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 11/2000. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC/Semtec, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf Acesso em: 21 mai. 2016

BRASIL. PCN Ensino Médio: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf Acesso em: 21 mai. 2016.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf Acesso em: 21 mai. 2016.

CIAVATTA, M. e RUMMERT, S.M. As implicações políticas e pedagógicas do currículo na educação de jovens e adultos integrada à formação profissional. In: Educação & Sociedade, Campinas, v.31, n.111, pp.461-480, jun. 2010.

CODOGNOTO, L.; GODOI, T. A. F.; OLIVEIRA, H. P. M. Tabela Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio. In: Química Nova na Escola. V. 32, n° 1, 2010

DI PIERRO, M.C. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. In: Educação & Sociedade, Campinas, v.31, n.112, pp.939-959, set. 2010.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. In: Estudos avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259-268, mai. 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148p.

GATTI, B.; BARRETO, E.S.S. Professores do Brasil: Impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

JESUS, S. N. DE. Estratégias para motivar os alunos. In: Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p. 21-29, jan./abr. 2008

LEFEBVRE, T.; RAYNAL, C. De l’Institut Pasteur à Radio Luxembourg. L’histoire étonnante du Tho-Radia. In: Revue d’histoire de la pharmacie, v. 90, n. 335, p. 461-480, 2002. Disponível em: http://www.persee.fr/doc/pharm_0035-2349_2002_num_90_335_5401. Acesso em: 15 jan. 2018.

LIMA, JACILENE FIUZA DE. PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA. In: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol. 1, nº 2, 2013.

MACHADO, M. M. A prática e a formação de professores na EJA: uma análise de dissertações e teses produzidas no período de 1986 a 1998. In: Reunião anual da ANPED, v. 23, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/1822t.PDF. Acesso em: 15 jan. 2018.

MOURA, D.H. EJA: formação técnica integrada ao ensino médio. In: Boletim Salto para o futuro: Secretaria de Educação a Distância. Brasília, n. 16, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/boletim_salto16.pdf. Acesso em: 17 fev. 2018.

OLIVEIRA, F. S.; SILVA, A. B.; SANTOS, J.S. A contextualização da tabela periódica para o ensino de química. In: Estado, Escola e Sociedade na perspectiva da Internacionalização: desafios das políticas públicas docentes nos planos de educação. Anais 2015, v. 8, n. 1. mai. 2015. Disponível em: http://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/1390/193. Acesso em: 07 dez. 2018.

OLIVEIRA, A. B.; CAVALCANTE, K. S. B.; Silva da, M.R. Aprendizagem de Química no Curso Técnico em Eletrotécnica. 01. ed. Saarbrücken, Alemanha: NEA - Novas Edições Acadêmicas, 2017. 56p

PAVÃO, M. D. F; SILVA, R. A. Educação de jovens e adultos - proeja e a problemática da evasão escolar. II CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas -TO. 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/3943/2741. Acesso em: 16 out. 2015

PEREIRA, ANTONIO. FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê? In: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol.3, nº 6, 2015

Santos, R. de C. G. dos (Org.). Lutas e conquistas da EJA: discussões acerca da formação de professores em Educação de Jovens e Adultos. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2013.

SILVA, R. R.; MÓL, G.S.; FERREIRA, G.A.L. Bafômetro um modelo demonstrativo. In: Química Nova Na Escola. São Paulo, v. 5, p. 32-33, mai., 1997.

TAPIA A. J.; FITA, E.C. A motivação em sala de aula o que é e como se faz. Ed. Loyola. São Paulo, 2004. 148 p.

TERCI, D. B. L.; ROSSI, A. V. Indicadores naturais de pH: usar papel ou solução? In: Química Nova, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 684-688, 2002.

VOLLHARDT, K. P. C.; SCHORE, N. E. Química orgânica: estrutura e função. Porto Alegre: Bookman, 2013. 1416 p.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-06-30

Come citare

OLIVEIRA, Aline Barbosa de; SILVA, Mali Raiol da; RIBEIRO, Vânia Mondego; CAVALCANTE, Kiany Sirley Brandão.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: : uma experiência em ensino de química no curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio.
Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 261–278, 30 giu. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12587. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos