TEACHER TRAINING FOR PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION:

an experience in teaching chemistry in the technical course on integrated electrotechnology to high school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.29

Keywords:

Electrotechnical Technician, EJA, Initial formation, PROEJA

Abstract

: In undergraduate courses, the experience of initial formation must pass through several offers of
Basic Education. With Law 9394/96, the provision of technical courses integrated to the Secondary School
becomes an important space for a new career of teachers of Professional and Technological Education (PTE). The offer of undergraduate courses in Federal Institutions (IFETs) is favored to the formation and performance of teachers, when it allows the students to participate in the teaching work in the daily life of Professional Education (EP). In this research, we present the experience of the Technical Course on Integrated Electrotechnology for High School, based on the initial hypothesis presented by the students that had learning difficulties in the contents of Chemistry, this research had the participation of two undergraduate IFMA chemistry, São Luís /campus Monte Castelo , demonstrated that it is possible to teach these contents in a contextualized, creative and critical way, and thus make them more meaningful for students. From the development of interactive strategies in the Teaching of Chemistry in the mentioned technical course, was able to awaken the merit of this Science and contribute to the development of new skills of the teacher of the EPT. Participating in the educational practice in the context of the EJA at the beginning of our training, contributed to the acquisition of critical, investigative and active methodologies with significant learning reflexes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Barbosa de Oliveira, universidade estadual do maranhão

Graduada em licenciatura em química pelo Instituto Federal do Maranhão (2016). Atualmente é Mestranda em Ciencia Animal na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Já atuou como professora de Ciências e Química na Educação Básica. Possui graduação sanduíche, com uma ano de experiencia na Universitá degli Studi Roma Tor Vergata, tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de leite, produção de grafeno através do método de Hummes e no Ensino de Química na EJA atuando principalmente nos seguintes temas: Eletrotécnica,PROEJA, Qualidade, Leite e UHT.

Mali Raiol da Silva, Mestre em Química (IFMA)

Possui mestrado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2018). Com enfase na produção de carvão ativado (endocarpo do babaçu) na adsorção de pesticida em solução aquosa. Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2014). Durante a graduação foi bolsista de iniciação cientifica desenvolvendo um composto de mel/acerola e voluntaria em projeto de pesquisa voltado para a o ensino de química na modalidade EJA.

Vânia Mondego Ribeiro, Professora Doutora (IFMA)

Doutora em Educação UECE (2013-2017), Mestre em Educação UFMA (2003-2005), graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1998- 2003), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1998- 2003). Atualmente Professora de Educação no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: história - educação- memória; formação de professor - PROEJA

Kiany Sirley Brandão Cavalcante, Professora Doutora (IFMA)

Possui graduação em Química Industrial (UFMA, 2005), Licenciatura em Ciências Química (UEMA, 2007), Especialista em Gestão e Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação (VERIS, 2010), Mestrado em Química Analítica (UFMA, 2007) e Doutorado em Ciências, com ênfase em Química Orgânica (UFPB, 2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, com atuação nos cursos técnico, graduação e mestrado. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) do IFMA. Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química de 2013 a 2015 e Coordenadora de área do subprojeto de Iniciação à Docência no IFMA/Monte Castelo (PIBID/Capes) de 2013 a 2018. Consultora Ad-Hoc da FAPEMA. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Analise Química, Microbiologia e Química Orgânica, com ênfase em Biocombustíveis, Cromatografia, Planejamento experimental, Catálise, Síntese orgânica e Higiene e Biossegurança. É líder dos Grupos de Pesquisa em Microbiologia e em Biomassa do IFMA cadastrados no CNPq.

References

ANDRADE, Maria Margarida. Como preparar trabalhos para cursos de pósgraduação: noções práticas. 5. Ed. São Paulo, SP: Atlas. 2002.

AUSUBEL, David P., Novak Joseph D. e, Hanesian, Helen. Psicologia Educativa. México, Trillas, 1976.

BRAATHEN, Christian. Hálito culpado: Princípio Químico do Bafômetro. In: Química Nova na Escola, São Paulo, v.5, p.3-5, maio. 1997.

BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 14 jul. 2006. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2006/decreto-5840-13-julho-2006-544587-norma-pe.html. Acesso em: 6 abr. 2018.

BRASIL. Lei n. 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 17 jul. 2008. Disponível em: http://www.legislação.planalto.gov.br Acesso em: 21 mai. 2018

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 11/2000. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC/Semtec, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf Acesso em: 21 mai. 2016

BRASIL. PCN Ensino Médio: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf Acesso em: 21 mai. 2016.

BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf Acesso em: 21 mai. 2016.

CIAVATTA, M. e RUMMERT, S.M. As implicações políticas e pedagógicas do currículo na educação de jovens e adultos integrada à formação profissional. In: Educação & Sociedade, Campinas, v.31, n.111, pp.461-480, jun. 2010.

CODOGNOTO, L.; GODOI, T. A. F.; OLIVEIRA, H. P. M. Tabela Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio. In: Química Nova na Escola. V. 32, n° 1, 2010

DI PIERRO, M.C. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. In: Educação & Sociedade, Campinas, v.31, n.112, pp.939-959, set. 2010.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. In: Estudos avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259-268, mai. 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148p.

GATTI, B.; BARRETO, E.S.S. Professores do Brasil: Impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

JESUS, S. N. DE. Estratégias para motivar os alunos. In: Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p. 21-29, jan./abr. 2008

LEFEBVRE, T.; RAYNAL, C. De l’Institut Pasteur à Radio Luxembourg. L’histoire étonnante du Tho-Radia. In: Revue d’histoire de la pharmacie, v. 90, n. 335, p. 461-480, 2002. Disponível em: http://www.persee.fr/doc/pharm_0035-2349_2002_num_90_335_5401. Acesso em: 15 jan. 2018.

LIMA, JACILENE FIUZA DE. PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA. In: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol. 1, nº 2, 2013.

MACHADO, M. M. A prática e a formação de professores na EJA: uma análise de dissertações e teses produzidas no período de 1986 a 1998. In: Reunião anual da ANPED, v. 23, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/1822t.PDF. Acesso em: 15 jan. 2018.

MOURA, D.H. EJA: formação técnica integrada ao ensino médio. In: Boletim Salto para o futuro: Secretaria de Educação a Distância. Brasília, n. 16, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/boletim_salto16.pdf. Acesso em: 17 fev. 2018.

OLIVEIRA, F. S.; SILVA, A. B.; SANTOS, J.S. A contextualização da tabela periódica para o ensino de química. In: Estado, Escola e Sociedade na perspectiva da Internacionalização: desafios das políticas públicas docentes nos planos de educação. Anais 2015, v. 8, n. 1. mai. 2015. Disponível em: http://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/1390/193. Acesso em: 07 dez. 2018.

OLIVEIRA, A. B.; CAVALCANTE, K. S. B.; Silva da, M.R. Aprendizagem de Química no Curso Técnico em Eletrotécnica. 01. ed. Saarbrücken, Alemanha: NEA - Novas Edições Acadêmicas, 2017. 56p

PAVÃO, M. D. F; SILVA, R. A. Educação de jovens e adultos - proeja e a problemática da evasão escolar. II CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas -TO. 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/3943/2741. Acesso em: 16 out. 2015

PEREIRA, ANTONIO. FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS: Profissionalização Técnica, Para Quê? In: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol.3, nº 6, 2015

Santos, R. de C. G. dos (Org.). Lutas e conquistas da EJA: discussões acerca da formação de professores em Educação de Jovens e Adultos. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2013.

SILVA, R. R.; MÓL, G.S.; FERREIRA, G.A.L. Bafômetro um modelo demonstrativo. In: Química Nova Na Escola. São Paulo, v. 5, p. 32-33, mai., 1997.

TAPIA A. J.; FITA, E.C. A motivação em sala de aula o que é e como se faz. Ed. Loyola. São Paulo, 2004. 148 p.

TERCI, D. B. L.; ROSSI, A. V. Indicadores naturais de pH: usar papel ou solução? In: Química Nova, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 684-688, 2002.

VOLLHARDT, K. P. C.; SCHORE, N. E. Química orgânica: estrutura e função. Porto Alegre: Bookman, 2013. 1416 p.

Published

2023-06-30

How to Cite

OLIVEIRA, Aline Barbosa de; SILVA, Mali Raiol da; RIBEIRO, Vânia Mondego; CAVALCANTE, Kiany Sirley Brandão.
TEACHER TRAINING FOR PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION:: an experience in teaching chemistry in the technical course on integrated electrotechnology to high school
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 261–278, 30 Jun. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12587. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos