FORMACIÓN DE PROFESORES PARA LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA:

una experiencia en enseñanza de química en el curso técnico en electrotecnia integrado a la enseñanza media

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.29

Palabras clave:

Formación Inicial, Enseñanza de Química, Estrategias, PROEJA

Resumen

En cursos de licenciatura, la experiencia de la formación inicial debe pasar por varias ofertas de
la educación básica. Con la Ley nº 9394/96, la oferta de cursos técnicos integrados a la Enseñanza Media
se convierte en un importante espacio para la actuación de una nueva carrera de profesores de la Educación Profesional y Tecnológica (EPT). La oferta de cursos de licenciaturas en Instituciones Federales (IFETs) es favorecida a la formación y actuación de profesores, cuando se permite que los académicos participen en el trabajo docente en el cotidiano de la Educación Profesional (EP). En esta investigación presentamos la experiencia realizada en el Curso Técnico en Electrotecnia Integrado a la Enseñanza Media, partiendo de la hipótesis inicial presentada por los alumnos de que tenían dificultades de aprendizaje en los contenidos de Química,
esta investigación contó con la participación de dos académicas de Licenciatura en Química del IFMA campus São Luís / Monte Castelo, demostró ser posible enseñar dichos contenidos de forma contextualizada, creativa y crítica, luego haciéndolos significativos para los alumnos. A partir del desarrollo de estrategias interactivas en la Enseñanza de Química en el curso técnico mencionado, fue capaz de despertar el mérito de esta Ciencia y contribuir al desarrollo de nuevas habilidades del profesional docente de la EPT. Participar en la práctica educativa en el contexto de la EJA al inicio de nuestra formación, contribuyó a la adquisición de
metodologías crítica, investigativa y activa con reflejos en el aprendizaje de forma significativa.

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Biografía del autor/a

Aline Barbosa de Oliveira, universidade estadual do maranhão

Graduada em licenciatura em química pelo Instituto Federal do Maranhão (2016). Atualmente é Mestranda em Ciencia Animal na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Já atuou como professora de Ciências e Química na Educação Básica. Possui graduação sanduíche, com uma ano de experiencia na Universitá degli Studi Roma Tor Vergata, tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de leite, produção de grafeno através do método de Hummes e no Ensino de Química na EJA atuando principalmente nos seguintes temas: Eletrotécnica,PROEJA, Qualidade, Leite e UHT.

Mali Raiol da Silva, Mestre em Química (IFMA)

Possui mestrado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2018). Com enfase na produção de carvão ativado (endocarpo do babaçu) na adsorção de pesticida em solução aquosa. Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2014). Durante a graduação foi bolsista de iniciação cientifica desenvolvendo um composto de mel/acerola e voluntaria em projeto de pesquisa voltado para a o ensino de química na modalidade EJA.

Vânia Mondego Ribeiro, Professora Doutora (IFMA)

Doutora em Educação UECE (2013-2017), Mestre em Educação UFMA (2003-2005), graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1998- 2003), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1998- 2003). Atualmente Professora de Educação no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: história - educação- memória; formação de professor - PROEJA

Kiany Sirley Brandão Cavalcante, Professora Doutora (IFMA)

Possui graduação em Química Industrial (UFMA, 2005), Licenciatura em Ciências Química (UEMA, 2007), Especialista em Gestão e Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação (VERIS, 2010), Mestrado em Química Analítica (UFMA, 2007) e Doutorado em Ciências, com ênfase em Química Orgânica (UFPB, 2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, com atuação nos cursos técnico, graduação e mestrado. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) do IFMA. Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química de 2013 a 2015 e Coordenadora de área do subprojeto de Iniciação à Docência no IFMA/Monte Castelo (PIBID/Capes) de 2013 a 2018. Consultora Ad-Hoc da FAPEMA. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Analise Química, Microbiologia e Química Orgânica, com ênfase em Biocombustíveis, Cromatografia, Planejamento experimental, Catálise, Síntese orgânica e Higiene e Biossegurança. É líder dos Grupos de Pesquisa em Microbiologia e em Biomassa do IFMA cadastrados no CNPq.

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

OLIVEIRA, Aline Barbosa de; SILVA, Mali Raiol da; RIBEIRO, Vânia Mondego; CAVALCANTE, Kiany Sirley Brandão.
FORMACIÓN DE PROFESORES PARA LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA: : una experiencia en enseñanza de química en el curso técnico en electrotecnia integrado a la enseñanza media
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 261–278, 30 jun. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12587. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos