PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE DIVERSIDADE, DIFERENÇA E A RACIONALIDADE NEOLIBERAL NO MERCADO DE TRABALHO

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.18

Parole chiave:

Diversidade, Diferença, Neoliberalismo

Abstract

O presente trabalho tem, como objetivo, analisar o Programa Diversidade, o qual faz parte de uma indústria internacional do agronegócio, a fim de problematizarmos como a diversidade se tornou um tema presente em diferentes espaços, entre eles no mercado de trabalho, mais especificamente, na indústria. No estudo, estabelecemos algumas conexões com proposições de Foucault, entre elas a problematização, que é a ferramenta analítica utilizada para a construção desse artigo.  Realizamos a análise de três entrevistas, com diretores da empresa, sobre o entendimento deles com relação à diversidade e como essa temática adentrou na empresa. Para promover a problematização dessas entrevistas, buscamos, a partir de lentes pós-estruturalistas, teóricos que abordam os conceitos de diversidade e diferença e os relacionam com a racionalidade neoliberal. A análise dos dados empíricos mostrou que os discursos acerca do Programa Diversidade são permeados pela racionalidade neoliberal e, ao mesmo tempo, não garantem a inclusão da diferença, já que a diversidade dialoga com o universal, e a diferença conversa com o único. Também ficou evidenciado que a empresa, ao incluir essa temática como um valor, busca ter, em seu quadro de pessoal, um certo reflexo da sociedade na qual está inserida. Acreditamos que essa pesquisa se configure como potente no sentido de nos fazer melhor entender como é compreendida a diversidade no contexto fabril e de que modo é trabalhado esse conceito para a inclusão de sujeitas/os/es no ambiente laboral.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ana Paula Speck Feijó, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Mestre em Educação, na área de Politicas Publicas, do Programa de Pós Graduação da PUC - Campinas. Pós graduação em Saúde Pública e Saúde da Família, Pós em Gerenciamento em Saúde e graduação em Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000 e 1997). Tem vasta experiência na área da Saúde e da Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento, Saúde Pública e Educação.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1985), mestrado em Biociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1991) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002). Atualmente é professora Titular do Instituto de Educação e professora do Programa de Pós-Graduação: Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências, Biologia e Educação para a Sexualidade. Em 2015, realizou pós-doutorado na Escola Superior de Educação de Coimbra/Instituto Politécnico de Coimbra com a Professora Doutora Maria Filomena Rodrigues Teixeira. Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad - GIES, composto pelas seguintes instituições Universidad de Castilla-La Mancha, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Universidad de Córdoba, Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade IC do CNPq.

Riferimenti bibliografici

BROWN, Wendy. O Frankesntein do Neoliberalismo: liberdade autoritária nas “democracias” do século XXI. In: RAGO, Margareth, Org.; PELEGRINI, Maurício, Org. Neoliberalismo, feminismos e contracondutas: perspectivas foucaultianas. São Paulo: Intermeios, 2019.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Tradução: Luiz Orlandi e Roberto Machado. Relógio D’água: 2020.

FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney P. de. Pensando a Diversidade Sexual nas Escolas. Rev. Diversidade e Educação, v. 2, n. 4, p. 20-26, jul./dez. 2014.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Polêmica, Política e Problematizações (Entrevista a Paul Rabinow). In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, vol. V. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, Michel. O Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Os Anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GALLO, Silvio. Biopolítica e Subjetividade: resistência? Educar em Revista, v. 33, p. 77 - 94, 2017.

GALLO, Silvio. Governamentalidade Democrática e Governo das Diferenças. Vídeo aula; 14/04/2021. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1w0YUdQM-uY7CB6uChHLZgJA1Da_YY2fe. Acesso em: 06/07/2021.

JOHNSON, Stefanie K. Inclusifique: como a inclusão e a diversidade podem trazer mais inovação à sua empresa. Tradução de Ada Felix. São Paulo: Benvirá, 2020. 264p.

JUNQUEIRA, Rogério. Conceitos de Diversidade. Parte I. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, v. 2, n. 3, p. 4-8, jan./jun. 2014.

YARA GLOBAL. This is Yara. Disponível em https://www.yara.com. Acesso em 10/08/2018.

LOCKMANN, Kamila. Assistência social, educação e governamentalidade neoliberal. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2019.

MORA, J. Ferrater. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Loyola, 2004.

MISKOLCI, Richard. Diversidade ou Diferença? Revista Cult. Set. 2015. Disponível em: MORAES, Marcos Vinicius Malheiros. 2018. “Genealogia - Michel Foucault”. In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia. Disponível em: http://ea.fflch.usp.br/conceito/genealogia-michel-foucault. https://revistacult.uol.com.br/home/diversidade-ou-diferenca-2. Acesso em: 12/06/2021.

RIZZA, Juliana Lapa. Discursos de verdade nas práticas de escolarização com crianças pequenas : uma arte pedagógica na atualidade. Tese (Doutorado no Programa e Pós-Graduação em Educação Ambiental) Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, 2015.

SILVA, Marcos C. A escola como primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deleuze. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 19, n. 1, p. 157-152, jan./abril 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A Produção Social da Identidade e da Diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Org. Identidade e Diferença. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução a teoria do currículo. Rio de Janeiro: Autêntica, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Editora. Vozes, 12ª ed., 2014.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-12-06

Come citare

FEIJÓ, Ana Paula Speck; RIBEIRO, Paula Regina Costa.
PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE DIVERSIDADE, DIFERENÇA E A RACIONALIDADE NEOLIBERAL NO MERCADO DE TRABALHO
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 9–30, 6 dic. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17705. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos