Aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1909-1926): distanciamentos e aproximações entre o Amazonas e Santa Catarina
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.18Mots-clés :
ensino profissional, Escola de Aprendizes Artífices, história da educação matemática, AritméticaRésumé
Este artigo se insere nas pesquisas de âmbito dos estudos sócio-históricos das Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs) do Amazonas e Santa Catarina; instituições que fizeram parte da rede de ensino profissional criada em 1909, tendo como objetivo produzir um relato da trajetória do ensino da matemática nas referidas instituições, com o intuito de responder a seguinte questão: quais são as principais aproximações e distanciamentos relacionadas à trajetória da história do ensino dos saberes aritméticos nessas escolas? Apoiado nos conceitos de representação e apropriação de Chartier utilizam-se como fontes decretos e relatórios emitidos pelo Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC); órgão ao qual as escolas estavam subordinadas no período de 1909 a 1930. Identificaram-se convergências e dissonâncias entre as escolas
no que tange à aplicação das prescrições estabelecidas, bem como da organização e propósito do ensino de aritmética, contribuindo-se com a compreensão de como se dava, na época, o ensino de Aritmética na formação profissional ofertada por essas instituições. Observaram-se propósitos diferentes para esse ensino, um voltado mais para a prática profissional, de modo a se caracterizar como saber rudimentar, e outro para a continuidade da formação escolar do estudante, na qual assume a perspectiva de saber elementar. Desta forma, os resultados deste estudo auxiliam o desenvolvimento de um conhecimento histórico que tem por finalidade a compreensão da trajetória da estruturação e evolução da educação profissional técnica brasileira.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Alcides Vieira de. Da escola de aprendizes artífices ao instituto federal de Santa Catarina. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2010.
AZEVEDO, Fernando. Programas das escolas do Distrito Federal. Revista Escola Nova, v. 1, n. 2-3,1930.
BARBARESCO, Cleber Schaefer. Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos. 2019. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194962. Acesso em 05 dez. 2019.
BARBARESCO, Cleber Schaefer. O Ensino de Aritmética para as Escolas de Aprendizes Artífices: caracterização de uma aritmética a ensinar para o ensino profissional técnico. 2024. 286f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2024.
BRASIL. Decreto n. 7.566-1909, de 23 de setembro de 1909. Cria nas Capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário e gratuito. 1909a. Diário Official, 26-09/1909, p. 6975. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7763-23-dezembro-1909-525420-publicacaooriginal-109671-pe.html. Acesso em 05 dez. 2019.
BRASIL. Decreto n. 7.649-1909, de 11 de novembro de 1909. Cria nas Escolas de Aprendizes Artífices os lugares de professores dos cursos primários noturnos e de desenho. 1909b. Diário Official, 13/11/1909, p. 8329. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7649-11-novembro-1909-525418-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 05 dez. 2019.
BRASIL. Decreto n. 7.763-1909, de 23 de dezembro de 1909. Altera os decretos de n. 7.566 e 7.649. 1909c. Diário Official, 25/12/1909, p. 9757. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7763-23-dezembro-1909-525420-publicacaooriginal-109671-pe.html. Acesso em 05 dez. 2019.
BRASIL. Decreto n. 9.070-1911, de 25 de outubro de 1911. Dá um novo regulamento às Escolas de Aprendizes Artífices. 1911. Diário Oficial da União, Seção 1, 27/10/1911, p. 13927 Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-9070-25-outubro-1911-525591-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 05 dez. 2019.
BRASIL. Decreto n. 13.064-1918, de 12 de junho de 1918. Dá novo regulamento às Escolas de Aprendizes Artífices. 1918. Diário Oficial da União, Seção 1, 14/6/1918, p. 7948. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-13064-12-junho-1918-499074-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 05 dez. 2019.
BRASIL. Instrucções a que se refere o Decreto n. 7.763, de 23 de dezembro de 1909. Anexo ao Decreto n. 7.763/1909, datado de 15 de janeiro de 1910. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/412864/publicacao/15628777. Acesso em: 14 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Industria e Comércio. Relatório das Escolas de Aprendizes Artífices: 1920. Rio de Janeiro: Papelaria e Typographia Villas Boas & C, 1921. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182543. Acesso em 05 dez. 2019.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Industria e Comércio. Relatório das Escolas de Aprendizes Artífices: 1926. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1928. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182544. Acesso em 05 dez. 2019.
BRASIL. Decreto-Lei n. 4.073-1942, de 30 de janeiro de 1942. Lei orgânica do ensino industrial. Diário Oficial da União, Seção 1. 09/02/1942, p. 1997. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del4073.htm. Acesso em: 14 fev. 2020.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Berthand do Brasil, 2002.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofício nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FONSECA, Celso Suckow. História do ensino industrial. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, v. 4, 1986.
LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.). Fontes Históricas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 111-153.
MARQUES, Sidélia Suzan Ladevig. Práticas de in(ex)clusão: o currículo da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina (1909-1922). 2012. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2012. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2012/352726_1_1.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020.
QUELUZ, Gilson Leandro. Concepções de Ensino Técnico na República Velha (1909 – 1930). Curitiba: CEFET-PR, 2000.
SILVA, Vannessa Ribeiro. A Mulher no Ensino Profissional em Manaus: visibilidade, espaços e dinâmicas na ETM e ETFAM (1937-1971). Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Amazonas. Manaus, 2018. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6794. Acesso em 05 dez. 2019.
SILVA, Juan Carlo da Cruz. Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909-1937). 367 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32764. Acesso em 05 dez. 2019.
SOARES, Manoel de Jesus Araújo. As Escolas de Aprendizes Artífices: estrutura e evolução. Fórum Educacional, Rio de Janeiro, v.6, n.2, p. 58-92, jul/set, 1982. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/fe/article/view/60628/58869. Acesso em 05 dez. 2019.
SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. A Escola de Aprendizes Artífices do Amazonas os caminhos de sua implantação e consolidação: 1909-1942. 2002. 156 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática para o Professor dos Primeiros Anos Escolares – a Álgebra Entre a Cultura Enciclopédica e a formação Profissional. JIEEM, v. 10, n. 1, p. 8 – 14, 2017.
VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos? Hist. Educ., v. 20, n. 49, p. 33 – 47, 2016.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, ano 8, n. 12, p. 22-50, 2013.
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima (org.). A Matemática do Ensino: por uma história do saber profissional, 1870 – 1960. São Paulo: Pontes Editores, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/items/b35e1c45-4f35-49f2-a3d7-4e45ee20da11. Acesso em 25 de jun. 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.